Questões de Concurso TJ MG

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q217044 | Engenharia de Software, Prototipação, Oficial Judiciário, TJ MG, FUMARC

Em relação à prototipagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

62 Q417793 | Direito Civil, Sucessão em Geral, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, FUNDEP UFMG

Marque a opção CORRETA.

José, solteiro e sem deixar descendentes e ascendentes, falece, deixando a inventariar a quantia de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Duas irmãs lhe sobrevivem, bem como duas sobrinhas e um sobrinho neto (filho de uma sobrinha pré-morta), assinalando-se que esses sobrinhos descendem de um irmão pré-morto de José. Então, concorrerão à sucessão:

63 Q716746 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, TJ MG, FUMARC

Levando em consideração as estruturas urbanas e conceitos de Kevin Lynch, descritos em seu Livro, “A Imagem da Cidade”, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. Em seu Livro, Lynch afirma que as pessoas no geral, entendem a cidade ao seu redor de maneira consistente e previsível, formando mapas mentais utilizando-se de cinco elementos principais: Vias/Caminhos, Limites/Barreiras, Bairros, Nós/Pontos Nodais, Marcos.

II. Segundo Amos Rapoport, esses conceitos e estruturas se modificam a depender do usuário/observador. A noção de filtros culturais e a diferença entre o mundo real e o mundo percebido, bem como a própria velocidade e o modal de deslocamento modificam de maneira importante os elementos estruturais propostos por Lynch a depender do observador e das características circunstanciais deste.

III. Três grandes conceitos regem a percepção do ambiente urbano: a identidade, a estrutura e o significado. Apesar de não se aprofundar muito na noção específica de significado, dando mais ênfase aos outros dois conceitos, ele sustenta que um elemento urbano sempre tem um significado para o observador, ligado intrinsecamente ao seu caráter único (identidade), assumindo um papel importante dentro de uma estrutura urbana.

IV. O autor cunha um novo termo: a Imageabilidade (Imageability, em inglês). Toda a teoria e metodologia de Lynch e mesmo o conceito de imageabilidade estariam ligados ao conceito de legibilidade, identidade e orientação, uma vez que imagens de elementos que ele classifica como “fortes” seriam capazes de construir uma visão mais clara e mais estruturada da imagem da cidade.

Considerando o exposto acima, pode-se inferir que

64 Q252673 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei 8069 90, Técnico Judiciário, TJ MG, EJEF

Analise estas afirmativas referentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90 - e ao Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741/03:

I. A autorização judicial não é exigida para a viagem de criança para fora da comarca onde reside, dentro do território nacional, se estiver acompanhada de ascendente ou colateral até o segundo grau.

II. A liberdade assistida aplicada ao adolescente por força de remissão, quando revista, de ofício pelo Juiz, não pode ser substituída por semiliberdade ou por internação, salvo se se instaurar o devido processo legal.

III. A maioridade penal adquirida após a prática de ato infracional não obsta a imposição de medida socioeducativa - inclusive a internação -, desde que o infrator ainda não tenha atingido a idade de 21 anos.

IV. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está entre os órgãos legitimados para a proposição de ações cíveis fundadas em interesses difusos, coletivos, individuais indisponíveis ou homogêneos próprios dos idosos.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

65 Q640780 | Informática, Segurança de banco de dados, Administrador de Banco de Dados, TJ MG, FUNDEP UFMG

Analise as seguintes afirmativas sobre segurança e autorização em bancos de dados e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A conta do administrador de banco de dados permite a outorga e revogação de privilégios de acesso a outros usuários.

( ) O privilégio de escrita também garante o privilégio de leitura.

( ) O controle de acesso mandatório com classes de segurança é o mais comum nos SGBDs.

( ) O poder de propagação de privilégios de um usuário pode ser controlado.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

66 Q35741 | Direito Processual Civil, Novo Código de Processo Civil CPC 2015, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MG, CONSULPLAN

Quanto à denunciação da lide requerida pelo réu, assinale a afirmação INCORRETA

67 Q253739 | Informática, Windows, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Selecione as teclas de atalho que permitem selecionar todos os arquivos de uma pasta no Windows Explorer do Microsoft Windows XP, versão português:

68 Q254072 | Direito do Consumidor, Disposições do CDC, Técnico Judiciário, TJ MG, FUNDEP

Com base no disposto no Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90), assinale a definição INCORRETA.

70 Q35768 | Direito Empresarial e Comercial, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MG, CONSULPLAN

A respeito do nome empresarial e à luz do Código Civil brasileiro, é correto afirmar: 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.