Início

Questões de Concursos TJ MS

Resolva questões de TJ MS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q1062880 | Engenharia Civil, Edificação, Engenharia Civil, TJ MS, FGV, 2024

A pintura é amplamente utilizada na construção civil com o propósito de proteger e dar acabamento às superfícies. Além disso, ela contribui para a higienização dos ambientes, o controle da luminosidade e a sinalização. As tintas formam uma película protetora aderente ao substrato, tornando-se a primeira camada a enfrentar choques, ataques químicos, umidade do ar, luminosidade e variações de temperatura.


Considerando a terminologia e a preparação das superfícies para as tintas da construção civil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q1062937 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutrição, TJ MS, FGV, 2024

F.L.P, 12 anos, procurou o serviço de nutrição, acompanhada da sua responsável. A paciente afirmou menarca dez meses antes, e sua mãe se mostrou preocupada, pois a menina fora diagnosticada com sobrepeso para a idade. Todavia, a adolescente, entendendo que se encontra na fase do estirão do crescimento, justifica com isso sua alimentação em excesso. Considerando a avaliação nutricional e conduta dietoterápica de adolescentes, em adição aos critérios de Tanner, pode-se considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q1062947 | Odontologia, Odontopediatria, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

O primeiro molar permanente irrompe na cavidade bucal aproximadamente aos 6 anos de idade, sendo o elemento dentário que apresenta a maior incidência de lesões de cárie ao longo da vida do indivíduo.

O risco aumentado para a ocorrência de cárie nesses elementos pode ser explicado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1062972 | Psicologia, Vitimologia, Psicologia, TJ MS, FGV, 2024

Para o direito penal, o estudo das falsas memórias possui particular importância na medida em que impacta decisões judiciais. Muitas vezes, a certeza sobre os fatos é buscada em depoimentos testemunhais das vítimas, sobretudo em casos de crimes que ocorrem no âmbito privado.

Sobre as falsas memórias, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q1062829 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologia, TJ MS, FGV, 2024

A qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1062862 | Biblioteconomia, Normas e Legislações da Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJ MS, FGV, 2024

Ao referenciar uma norma jurídica, o bibliotecário deve ter em conta que a epígrafe é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q1062864 | Biblioteconomia, Resumo, Biblioteconomia, TJ MS, FGV, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre os requisitos para redação e apresentação de resumos, conforme estabelecido na NBR 6028, da ABNT, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


( ) A referência é elemento opcional quando o resumo estiver contido no próprio documento e, se for adotada, deve ficar logo após o título da seção (Resumo).

( ) As palavras-chave são elementos opcionais que, se forem utilizadas para representar o conteúdo do documento resumido, devem ser escolhidas em vocabulário controlado.

( ) O resumo informativo deve apresentar apenas os pontos principais do documento, sem detalhamentos e de modo suficiente para dispensar a consulta ao original.


As afirmativas são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q1062884 | Engenharia Civil, Edificação, Engenharia Civil, TJ MS, FGV, 2024

Tendo por base a planilha de encargos sociais vigente do SINAPI para o Mato Grosso do Sul, o encargo social que incide sobre a mão de obra horista, mas não sobre a mão de obra mensalista, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q1062911 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, TJ MS, FGV, 2024

Suponha que uma população tenha altura média igual a 1,70 m com desvio padrão igual a 0,1 m.
Considere:

F0,0=0,500;
F0,5=0,691;
F1,0=0,841;
F1,5=0,933;
F2,0=0,977;
F2,5=0,994;
F3,0=0,999,

onde Fx é a função acumulada da distribuição normal padrão.
O intervalo de confiança que contém aproximadamente 95% da população é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q1062978 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJ MS, FGV, 2024

Compreende-se por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns.

De acordo com a Lei nº 13.058, de 22 de dezembro de 2014, que dispõe sobre a aplicação da guarda compartilhada, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q1071016 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Provimento, TJ MS, Instituto Consulplan, 2021

Do ponto de vista da Lógica, quando um processo empregado para investigação, descoberta e comprovação da verdade parte do geral para o particular, do desconhecido para o conhecido, pode-se afirmar que se trata de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

692Q1062834 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologia, TJ MS, FGV, 2024

Pensando na efetividade da implementação de políticas a serem definidas pelo arquivo em relação à gestão de documentos em uma instituição, o arquivista responsável deve sugerir à gestão superior que, na hierarquia da instituição, o órgão de arquivo esteja ligado diretamente ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q1062843 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Arquivologia, TJ MS, FGV, 2024

Ana, servidora pública ocupante de cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, foi acometida de grave patologia e, em consequência, aposentada por incapacidade para o trabalho. Algum tempo depois, perícia médica atestou a plena recuperação de Ana, que estaria apta a exercer as mesmas funções que exercia anteriormente.


Nesse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q1062848 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistência Social, TJ MS, FGV, 2024

A tendência hegemônica do Serviço Social considera que a análise da profissão na reprodução das relações sociais deve partir da apreensão do seu significado histórico e da sua inserção na sociedade, posto que a gênese do serviço social relaciona-se medularmente na e a partir da divisão social do trabalho.

Essa concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade, o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q1062872 | Engenharia Civil, Normas e Legislações, Engenharia Civil, TJ MS, FGV, 2024

De acordo com a Norma DNIT 108/2009-ES, o lançamento do material para a construção dos aterros deve ser feito em camadas sucessivas, em toda a largura da seção transversal, e em extensões tais que permitam seu umedecimento e compactação, de acordo com o previsto no projeto de engenharia.

Para o corpo dos aterros e para as camadas finais, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar, respectivamente, os valores de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q1062873 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenharia Civil, TJ MS, FGV, 2024

Um aterro de 100 m de comprimento, compreendido entre as estacas 120 e 125, tem plataforma de terraplenagem de 10 m de largura, e as cotas vermelhas em suas estacas são, respectivamente: 0 m; 0,5 m; 1,0 m; 1,5 m; 1,0 m e 0,0 m.

Se o terreno natural estiver nivelado e a inclinação dos taludes for 1:1, o volume desse aterro será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q1062883 | Engenharia Civil, Edificação, Engenharia Civil, TJ MS, FGV, 2024

A impermeabilização de uma laje de cobertura com manta asfáltica foi realizada numa obra seguindo-se os seguintes passos: preparação e limpeza do substrato, garantindo-se uma declividade mínima de 1% em direção aos coletores; aplicação do produto de imprimação e espera pela secagem; aplicação da manta usando maçarico de gás GLP do sentido dos ralos para as cotas mais elevadas com sobreposição de 10cm; teste de estanqueidade; execução de camada proteção mecânica com argamassa de cimento e areia com traço 1:6, com filme separador drenante nas áreas horizontais e com tela nas áreas verticais.

Sobre o processo construtivo descrito acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q1062902 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJ MS, FGV, 2024

Um circuito composto por um resistor de 40 Ω em série com um capacitor de reatância de 30 Ω é alimentado por uma fonte senoidal de 400 V e ângulo de 40o . A corrente elétrica que flui pelo circuito é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q1062979 | Psicologia, Psicanálise, Psicologia, TJ MS, FGV, 2024

Compreendida como força motriz do tratamento psicanalítico, a transferência corresponde à demanda de amor que o paciente dirige ao seu analista, cujo lugar passa a ser, segundo Lacan, o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q1062827 | Arquitetura, Expressão e Representação, Arquitetura, TJ MS, FGV, 2024

O arquiteto utilizou o comando HATCH para inserir hachuras no desenho de uma planta baixa. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. A área a ser hachurada não precisa ter os limites bem definidos, podendo apresentar algumas falhas, porque o próprio comando a definirá com precisão;

II. O comando HATCH se encarrega de achar a moldura automaticamente, por isso a região a ser hachurada não precisa ser totalmente fechada, podendo, inclusive, ter aberturas nos cantos;

III. Um layer deve ser criado para as hachuras, de forma que poderá especificar uma cor diferente do desenho para elas e imprimir com outra espessura de caneta.


Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.