Início

Questões de Concursos TJ MS

Resolva questões de TJ MS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q1062910 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, TJ MS, FGV, 2024

O estimador de máxima verossimilhança não viesado, por correção de Bessel, da variância de uma amostra de tamanho n=4 é igual a 3 unidades.

O valor do estimador de máxima verossimilhança da variância dessa população (na mesma unidade de medida) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q1062969 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TJ MS, FGV, 2024

Após uma mudança de escola, Nicole, 14 anos, passou a usar roupas de mangas compridas mesmo em dias muito quentes. Sua mãe, Irene, procurou orientação psicológica ao descobrir que Nicole estava com cicatrizes nos braços decorrentes de cortes feitos pela própria adolescente.

Sobre essa situação de autolesão, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q1062981 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJ MS, FGV, 2024

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vem, desde 2016, fomentando a prática de conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio da qual os conflitos que geram dano são solucionados de modo estruturado. Para tanto, é necessária a participação do ofensor e, quando houver, da vítima, bem como das suas famílias e dos demais envolvidos no fato danoso, com a presença dos representantes da comunidade atingida pelo fato e de um ou mais facilitadores capacitados em técnicas autocompositivas e consensuais de solução de conflitos.

Trata-se aqui da justiça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q1062866 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TJ MS, FGV, 2024

Na biblioteca, o catálogo auxiliar que identifica as perdas, anota as falhas e determina a localização exata do livro é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q1062892 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenharia Elétrica, TJ MS, FGV, 2024

Um gerador de 250 kVA, 1,0 kV e reatância de 0,01 p.u alimenta um motor de potência 250 kVA, 1,0 kV e reatância de 0,02 p.u. através de uma linha de reatância igual a j 0,04 Ω. Foram adotadas as grandezas de 250 kVA e 1,0 kV como bases. No momento em que a tensão de linha nos terminais do motor era de 800 V, ocorre um curto-circuito trifásico.

O módulo da corrente de curto-circuito é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q1062960 | Odontologia, Cariologia, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

No Brasil, o fluoreto presente nos dentifrícios pode apresentar-se nas formas de fluoreto de sódio (NaF), monofluorfosfato de sódio (MFP), fluoreto de amina (F-Am) e fluoreto de estanho (SnF2), todos com eficácia comprovada no controle da cárie. Sobre a biodisponibilidade das diferentes formas de fluoreto nos dentifrícios, considere as seguintes afirmativas:


I - Em dentifrícios com MFP, o íon fluoreto fica biodisponível após ação das enzimas fosfatases, presentes em remanescentes do biofilme, ao passo que, em dentifrícios com NaF, F-Am e SnF2, o fluoreto fica biodisponível após contato com a água.


II - Com exceção dos dentifrícios contendo SnF2, os produtos contendo NaF, MFP e F-Am podem ser armazenados por longos períodos sem que haja inativação do fluoreto, pois essas formas de fluoreto possuem estabilidade química indefinida.


III - Dentifrícios com MFP podem ser formulados com abrasivos à base de cálcio sem perigo de haver inativação do fluoreto. O mesmo não ocorre com dentifrícios formulados com NaF, F-Am ou SnF2, que devem conter sílica como agente abrasivo para evitar a inativação do fluoreto.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q1062850 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Assistência Social, TJ MS, FGV, 2024

A questão técnico-instrumental é um dos pontos de tensão no debate e no exercício profissional hoje em dia. Muito se deve à autonomia dada a esse aspecto do trabalho profissional, alçado em outras ocasiões ao patamar de metodologia da intervenção profissional. O debate atual sobre a instrumentalidade, capitaneado por Guerra (1995), aponta, no entanto, para uma outra direção.

Para essa autora, a instrumentalidade adquire o sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q1062865 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Biblioteconomia, TJ MS, FGV, 2024

Segundo a NBR 6028 da ABNT, a recensão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q1081553 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Área Meio, TJ MS, PUC PR

Acerca da Política Nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, avalie as assertivas a seguir e, depois, assinale a alternativa CORRETA

I. Um dos objetivos da referida política é formar recursos humanos para o atendimento da pessoa portadora de deficiência.

II. Uma das diretrizes da referida política é garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista.

III. Um dos princípios da referida política tem por base o respeito às pessoas portadores de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade, com privilégios, se necessário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q1081584 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Biblioteconomia, TJ MS, PUC PR

Segundo o Decreto nº 3.298/1999, que regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispondo sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, é considerada pessoa portadora de deficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q1081585 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Psicologia, TJ MS, PUC PR

Segundo o Decreto nº 3.298/1999, que regulamenta a Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispondo sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, é considerada pessoa portadora de deficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q1081551 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Área Fim, TJ MS, PUC PR

A Lei nº 7.853/1989 dispõe, dentre outros temas, sobre a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos das pessoas com deficiência e disciplina a atuação do Ministério Público. Sobre o tema, avalie as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. A sentença que concluir pela improcedência do pedido fica sujeita ao duplo grau de jurisdição, mas produzirá efeitos imediatamente, independentemente da confirmação pelo tribunal.

II. A sentença terá eficácia de coisa julgada oponível erga omnes, exceto no caso de a pretensão ter sido julgada improcedente por deficiência de prova, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.

III. Das sentenças e decisões proferidas contra o autor da ação e suscetíveis de recurso, poderá recorrer qualquer legitimado ativo, inclusive o Ministério Público.

IV. Nas ações públicas, coletivas ou individuais, em que se discutam interesses relacionados à deficiência das pessoas, a intervenção do Ministério Público é facultativa.

V. As medidas judiciais destinadas à proteção de interesses coletivos, difusos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis da pessoa com deficiência poderão ser propostas por sociedade de economia mista que inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção dos interesses e a promoção de direitos da pessoa com deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.