Início

Questões de Concursos TJ PA

Resolva questões de TJ PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q673484 | Administração Pública, Analista Judiciário Área Administrativa, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

As políticas públicas que buscam mudar o grau de concentração de recursos, quanto à sua finalidade, classificam-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1242Q621012 | Informática, Redes sem Fio, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere a redes e tecnologias wireless, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1243Q145173 | , Analista Judiciário Economia, TJ PA, VUNESP

Uma matriz identidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1244Q616755 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta no que diz respeito ao ciclo de vida de um software.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1245Q377689 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista Judiciário Área Administrativa, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

As atuais tendências para alterar a forma de atuação da gestão governamental em relação à governança das políticas públicas incluem

I a condução dos assuntos de governo por atores do mercado e da sociedade civil organizada em conjunto com a burocracia estatal.

II a microgestão integrada entre os diversos atores formadores de políticas públicas por meio de inteligência artificial, com centralização do processo decisório modelado em uma estrutura inovadora de interação entre Estado e partes interessadas (stakeholders).

III a crescente tendência de estruturação de arranjos entre múltiplos órgãos estatais, o que envolve, muitas vezes, múltiplos níveis de governo para conduzir políticas públicas e prestação de serviços de forma integrada.

IV os recentes avanços tecnológicos que deram origem à revolução digital e que, ao reduzirem custos de transação e criarem inovadoras alternativas de interação, capacitaram a formação de parcerias e a colaboração em tempo real entre diferentes organizações.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1246Q677027 | Informática, Analista Judiciário Programador, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

No sistema de gerenciamento de banco de dados PostgreSQL, para criar uma tabela contendo uma coluna com um tipo de dados inteiro e com a propriedade de autoincremento, é correto o uso de dados dos tipos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1247Q142252 | Enfermagem, Analista Judiciário Enfermagem, TJ PA, FCC

O Governo Federal criou programas para a Reabilitação Psicossocial de pessoas que sofrem de transtornos men- tais e também daquelas que sofrem de transtornos decor- rentes do uso de álcool e outras drogas. A iniciativa evi- dencia a importância da atenção à saúde mental e o enfer- meiro do trabalho pode colaborar nesse aspecto, incenti- vando o trabalhador para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1248Q138934 | Português, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ PA, VUNESP

Texto associado.

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

Leia o trecho do primeiro parágrafo para responder a questão.

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo”.

O pronome possessivo em – “meu Pará” – atribui ao termo Pará a ideia de que se trata de um lugar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1249Q526793 | Direito Processual Civil, Formação, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

Em relação à formação, ao desenvolvimento e à extinção do processo civil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1250Q658395 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Programador, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que indica, no contexto do desenho do serviço da ITIL, o valor da disponibilidade semanal de um serviço acordado para funcionar por 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira, mas que esteve fora do ar durante 4 horas nessa semana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q675295 | Direito Processual Civil, Auxiliar Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Caso um órgão da administração pública direta ou indireta seja polo passivo de uma demanda jurisdicional, sua citação deverá preferencialmente se realizar por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1252Q673249 | Português, Auxiliar Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
Texto CG4A1-I

1 O peso de Eurídice se estabilizou, assim como a rotina
da família Gusmão Campelo. Antenor saía para o trabalho, os
filhos saíam para a escola e Eurídice ficava em casa, moendo
4 carne e remoendo os pensamentos estéreis que faziam da sua
vida infeliz. Ela não tinha emprego, ela já tinha ido para a
escola, e como preencher as horas do dia depois de arrumar as
7 camas, regar as plantas, varrer a sala, lavar a roupa, temperar
o feijão, refogar o arroz, preparar o suflê e fritar os bifes?
Porque Eurídice, vejam vocês, era uma mulher brilhante. Se lhe
10 dessem cálculos elaborados, ela projetaria pontes. Se lhe
dessem um laboratório, ela inventaria vacinas. Se lhe dessem
páginas brancas, ela escreveria clássicos. No entanto, o que lhe
13 deram foram cuecas sujas, que Eurídice lavou muito rápido e
muito bem, sentando-se em seguida no sofá, olhando as unhas
e pensando no que deveria pensar. E foi assim que concluiu
16 que não deveria pensar, e que, para não pensar, deveria se
manter ocupada todas as horas do dia, e que a única atividade
caseira que oferecia tal benefício era aquela que apresentava o
19 dom de ser quase infinita em suas demandas diárias: a
culinária. Eurídice jamais seria uma engenheira, nunca poria os
pés em um laboratório e não ousaria escrever versos, mas essa
22 mulher se dedicou à única atividade permitida que tinha um
certo quê de engenharia, ciência e poesia. Todas as manhãs,
depois de despertar, preparar, alimentar e se livrar do marido
25 e dos filhos, Eurídice abria o livro de receitas da Tia Palmira.
Martha Batalha. A vida invisível de Eurídice Gusmão. 1.ª ed.
São Paulo: Companhia das Letras, 2016 (com adaptações)
No trecho “e que a única atividade caseira que oferecia tal benefício era aquela que apresentava o dom de ser quase infinita em suas demandas diárias: a culinária” (R. 17 a 20), do texto CG4A1-I, o vocábulo “demandas” foi empregado no sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q144648 | , Analista Judiciário Economia, TJ PA, VUNESP

O envio ao Congresso Nacional do plano plurianual, do projeto de lei de diretrizes orçamentárias e das propostas de orçamento previstos na Constituição Federal, é competência privativa do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1254Q419619 | Direito Civil, Direito de Família, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

Mévio é casado com Julia, sendo o varão próspero empresário do setor têxtil. O casamento foi realizado pelo regime da comunhão universal de bens, previsto em pacto antenupcial.

Dezesseis anos após o casamento, Mévio e sua esposa começam a desentender-se, o que culmina com a saída do lar conjugal efetuada pelo varão. O casal teve dois filhos que ainda eram menores de dezoito anos de idade.

O cônjuge mulher possuía uma loja de roupas localizada no bairro Ipanema, no Rio de Janeiro, percebendo cerca de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), mensalmente.

O varão contrata advogado, que, para defender os seus interesses, propõe as medidas cabíveis, ofertando alimentos exclusivamente para os seus filhos, tendo em vista que o cônjuge-mulher possui rendimentos suficientes para a sua mantença. Os alimentos provisórios são fixados em R$ 20.000,00, para cada filho, acrescido da assunção, pelo alimentante, de todas as despesas com educação e saúde dos menores, até que os mesmos venham a completar 24 (vinte e quatro) anos.

Diante do narrado, analise as afirmativas a seguir.

I. O cônjuge-mulher, por ter rendimentos suficientes para sua subsistência, não poderá pleitear alimentos.

II. Os alimentos fixados para os filhos estão adequados para observar o binômio necessidade/possibilidade.

III. No caso de separação judicial, o casal repartirá as despesas com a manutenção dos filhos originários do casamento.

IV. Apesar de próspero empresário, poderá o varão postular alimentos para sua esposa.

V. Os alimentos, uma vez fixados não podem mais sofrer modificações.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1255Q216113 | Medicina, Médico psiquiatra, TJ PA, VUNESP

Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão.


      Um moço de 17 anos chegou ao pronto-socorro com queixa de dor intensa no pescoço e de não conseguir mais que seu pescoço volte à posição habitual, estando ele virado para o lado direito. O quadro começou há poucos minutos. A família relata que, há três dias, ele iniciou uma medicação, pois estava apresentando um quadro de alucinações auditivas e delírios persecutórios.



O tratamento adequado a ser realizado no pronto-socorro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q673374 | Direito Constitucional, Auxiliar Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que apresenta o princípio constitucional que se aplica diretamente à carreira de defensoria pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q150961 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Analista Judiciário Oficial de Justiça, TJ PA, FCC

A respeito dos recursos, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1258Q674764 | Segurança da Informação, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.

Texto 4A3-I


Em um espaço público ABC, um hacker instalou um ponto de acesso gratuito à Internet, do tipo wi-fi sem senha, e deu à rede o identificador ABCfree. O hacker configurou essa rede de modo que usuários que a ela se conectassem e tentassem acessar sítios de mídias sociais fossem direcionados para páginas clonadas, nas quais as credencias de acesso dos usuários eram solicitadas. De posse dessas credenciais, um programa criado pelo hacker estabelecia conexões reais com as mídias sociais e interceptava transparentemente todas as comunicações dos usuários nas plataformas, acessando indevidamente todo o seu conteúdo.

A técnica de interceptação e acesso indevido às comunicações privadas de terceiros descrita no texto 4A3-I constitui um ataque cibernético do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q216041 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de asbesto, uma substância química no centro de uma polêmica discussão sobre sua eliminação do mercado, em razão de seus múltiplos usos e graves efeitos deletérios sobre a saúde do trabalhador. O risco ocupacional, nos dias atuais, está mais relacionado com a exposição à variedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q153099 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PA, FCC

Texto associado.

Acerca de Montaigne

Montaigne, o influente filósofo francês do século XVI,
foi um conservador, mas nada teve de rígido ou estreito, muito
menos de dogmático. Por temperamento, foi bem o contrário de
um revolucionário; certamente faltaram-lhe a fé e a energia de
um homem de ação, o idealismo ardente e a vontade. Seu
conservadorismo aproxima-se, sob certos aspectos, do que no
século XIX viria a ser chamado de liberalismo.
Na concepção política de Montaigne, o indivíduo deve
ser deixado livre dentro do quadro das leis, e a autoridade do
Estado deve ser a mais leve possível. Para o filósofo, o melhor
governo será o que menos se fizer sentir; assegurará a ordem
pública sem invadir a vida privada e sem pretender orientar os
espíritos. Montaigne não escolheu as instituições sob as quais
viveu, mas resolveu respeitá-las, a elas obedecendo fielmente,
como achava correto num bom cidadão e súdito leal. Que não
lhe pedissem mais do que o exigido peloequilíbrio da razão e
pela clareza da consciência.

(Adaptado da introdução aos Ensaios, de Montaigne. Trad.
de Sergio Milliet. S. Paulo: Abril, Os Pensadores, 1972.)

Está clara e correta a redação do seguinte comentário sobre o texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.