Início

Questões de Concursos TJ PR

Resolva questões de TJ PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q118053 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

Um algoritmo é uma sequência finita de instruões , que serve de base para uma futura implementação em uma linguagem de programação. Ele representa os passos necessários para realizar uma tarefa. A estrutura de iteração na qual uma ação será executada pelo menos uma vez, antes da avaliação da condição, pode ser implementada pelo comando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q550500 | Informática, Segurança da Informação, Estatístico, TJ PR, TJ PR

Tipo de Programa malicioso que, uma vez instalado em um microcomputador, permite a abertura de portas, possibilitando a obtenção de informações não autorizadas, é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q470303 | Direito Tributário, Exclusão do crédito tributário, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Sobre a imunidade tributária, é CORRETO afirmar:

I. A imunidade recíproca das entidades políticas pode ser estendida às autarquias e às fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

II. A imunidade recíproca das entidades políticas não se aplica ao patrimônio, à renda e aos serviços, relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário.

III. A imunidade sobre o patrimônio, a renda ou serviços das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos não é autoaplicável, porquanto está sujeita ao preenchimento de requisitos de legitimação, entre os quais a não distribuição de qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, salvo à título de divisão de lucros entre seus sócios- diretores.

IV. A imunidade que recai sobre os partidos políticos, as entidades sindicais e as instituições de educação e de assistência social não alcança as taxas e contribuição de melhorias a que poderiam estar sujeitas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q181688 | Informática, Microsoft Excel, Economista, TJ PR, TJ PR

Com relação ao MS Excel, considerando a fórmula =$A$1*B1, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q259847 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TJ PR, TJ PR

São funcionalidades de um Sistema Operacional:

1. Gerência do processador.
2. Gerência de memória.
3. Gerência de dispositivos.
4. Gerência de arquivos.
Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q184830 | Engenharia Civil, Materiais de Construção, Engenheiro Civil, TJ PR, TJ PR

Para executar um reparo em um nicho de concretagem no fundo de uma laje da tampa de um reservatório d?água de concreto armado, deve-se usar um aditivo que apresente a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q156787 | Direito Civil, Direito de Família, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Sobre o tratamento jurídico oferecido às relações de parentesco pelo Direito de Família contemporâneo, considere as seguintes afirmativas:

1. A presença dos elementos da posse de estado de filho (tractatio, reputatio e nominatio) pode gerar o reconhecimento da filiação socioafetiva, que se insere no âmbito do denominado parentesco parabiológico.

2. A irrevogabilidade do reconhecimento de filhos elimina a possibilidade de anulação do ato por erro essencial.

3. Conforme expressa disposição do Código Civil, a presunção de paternidade dos filhos da mulher casada advindos de inseminação artificial homóloga é admitida mesmo que falecido o marido.

4. O filho maior somente pode ser reconhecido com o seu consentimento, sendo vedada, porém, a desconstituição do vínculo parental por aquele que foi reconhecido quando menor.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q429947 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Técnico Judiciário, TJ PR, TJ PR

São órgãos do Poder Judiciário, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q448678 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Juiz Substituto, TJ PR, CESPE CEBRASPE

A ressignificação das Constituições provocou deslocamentos importantes na compreensão da ordem jurídica dos Estados democráticos de direito. Acerca do impacto dessas transformações sobre o conceito de Constituição, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q203777 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, TJ PR, TJ PR

A manutenção preditiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q703005 | Direito Tributário, Competência Tributária, Titular de Serviços de Notas e de Registros Remoção, TJ PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Sobre a competência tributária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q633859 | Informática, Linux ou Unix, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

O comando "ls -lR / >/dev/Null", do Linux, quando executado com um usuário normal (não root) apresenta uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q181249 | Informática, Economista, TJ PR, TJ PR

Sobre conceitos de internet, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q822799 | Legislação Federal, Novo Código de Ética Médica Resolução CFM n 1931 2009, Médico, TJ PR, UFPR

Sobre a infração correspondente à ?omissão de socorro?, considere as seguintes afirmativas:

1. Do ponto de vista criminal, diante de uma pessoa em iminente perigo de vida, as obrigações do médico não diferem daquelas de qualquer cidadão.

2. Ao ser chamado para atender o enfermo em caráter emergencial, o médico deve, antes de se dirigir ao local para atendimento, verificar se não houve exagero, por parte dos familiares, na descrição do quadro clínico, a fim de evitar um deslocamento inútil.

3. Qualquer que seja a dimensão de um estabelecimento de saúde que interna pacientes - agudos ou crônicos -, está ele obrigado a dispor permanentemente de médico plantonista, salvo se o regimento interno da instituição estipular norma diversa.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q443907 | Direito Constitucional, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Marque a opção INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q808838 | Legislação Federal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Avalie se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção CORRETA:

(___) Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante em fase pré-natal como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

(___) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento institucional ou familiar terá anualmente sua situação reavaliada, não podendo permanecer no programa, salvo por comprovada necessidade, por mais de 2 (dois) anos.

(___) É considerada família extensa aquela que se estende para além da unidade de pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade ou afetividade.

(___) Em se tratando de adolescente, o seu consentimento colhido em audiência é necessário para a realização de sua adoção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q700829 | Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros Provimento, TJ PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

“Os direitos fundamentais do homem, ao receberem positivação no Direito Constitucional, passam a desfrutar de uma posição de relevo, no que toca ao ordenamento jurídico interno. Mas a mera declaração ou reconhecimento de um direito não é suficiente, não bastando para sua plena eficácia, porque se torna necessário tutelar esse direito nas situações em que seja violado” (TAVARES, 2012). Levando em consideração a posição do autor, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q413671 | Direito Ambiental, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

O processo de Licenciamento Ambiental de uma pequena fábrica é iniciado junto ao Órgão Ambiental Estadual. Questionamentos quanto ao Licenciamento são levantados. Após analisar quais das assertivas a seguir são verdadeiras e quais são falsas, de acordo com as regras inerentes aos instrumentos de Licenciamento Ambiental e EIA/RIMA, marque a alternativa CORRETA:

(___) A primeira Licença a ser requerida é a de Instalação.

(___) Para o Licenciamento Ambiental, será exigido Estudo Prévio de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – EIA/RIMA-, caso o empreendimento se enquadre nas hipóteses assim previstas em Resoluções CONAMA ou ainda caso o empreendimento possa apresentar significativo impacto ambiental.

(___) O EIA/RIMA é exigido pelo Órgão Ambiental competente para o licenciamento somente após o deferimento da Licença de Instalação.

(___) Informações falsas ou enganosas incluídas pela equipe multidisciplinar no EIA/RIMA caracterizam crime previsto expressamente na Lei 9.605/98.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q724776 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, São Paulo, Auxiliar Administrativo, TJ PR, TJ PR

Em São Paulo, visando solucionar as crises de abastecimento de água que são em parte resultado da poluição dos rios, como o Tietê e o Pinheiros, pode-se afirmar que:

 I) a região metropolitana de São Paulo pode economizar milhões de reais em tratamento de água, obras contra enchentes e internações hospitalares, bastando, para isso, reverter a taxa de desmatamento em seu cinturão ver- de.

II) os cuidados prestados ao cinturão verde podem ser difíceis de quantificar, mas a ausência deles pesa no bolso e no cotidiano dos paulistanos, como por exemplo o controle de enchentes.

 III) para resolver as crises de abastecimento de maneira mais simples e barata, basta efetuar a dragagem dos rios e canais que abastecem a cidade.

Analise as proposições citadas e assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q638251 | Informática, VPN, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

Qual das siglas a seguir se refere a um caminho de comunicação privado através de uma rede pública?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.