Início

Questões de Concursos TJ PR

Resolva questões de TJ PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q627686 | Informática, Data Warehouse, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

Processo de extrair informação válida, a partir de grandes bases de dados, usando-as para efetuar decisões cruciais, explorando grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados. O termo correspondente à definição acima, referente a banco de dados, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q332555 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Técnico Judiciário, TJ PR, TJ PR

Em relação à questão anterior, quantos andares tem esse prédio, sabendo-se que cada andar tem 3 m de altura e o andar térreo tem 4 m de altura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q716328 | Arquitetura, Térmico Climatização, Arquiteto, TJ PR, UFPR

O tipo de ar condicionado mais adequado para um determinado empreendimento depende de vários fatores de projeto, como fachada de vidro, altura e tipo de forro, dimensão do pavimento e número de pessoas, entre outros fatores. Sobre o sistema de ar condicionado adotado num edifício, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

604Q625461 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

O endereço IP, de forma genérica, pode ser considerado como um conjunto de números que representa o local de um determinado equipamento. Originalmente, o espaço do endereço IP foi dividido em poucas estruturas de tamanho fixo chamados "classes de endereço". As três principais são a classe A, classe B e classe C. Um endereço da classe A é caracterizado por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q447059 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Juiz Substituto, TJ PR, CESPE CEBRASPE

Com base no texto constitucional e na jurisprudência do STF acerca dos direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

606Q619624 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

Na UML 2.0, é um exemplo de diagrama estrutural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q415085 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Contador e Avaliador dos Juizados Especiais, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa que contém ordem de vocação hereditária possível na sucessão legítima, para pessoa falecida no ano de 2005:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q550513 | Informática, Segurança da Informação, Estatístico, TJ PR, TJ PR

No que diz respeito à proteção e à segurança em informática, analise as definições abaixo:

I. Procedimento para a realização de cópias de segurança das informações

II. Conjunto de caracteres que visa a restringir o acesso a determinadas informações. 

III. Método de codificação de dados que visa a garantir o sigilo de informações.

Essas definições correspondem, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q459178 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Com observância das assertivas abaixo, responda:

I. Nos casos de livramento condicional, para o condenado por crime doloso, cometido com violência ou grave ameaça à pessoa, a concessão do benefício ficará também subordinada à constatação de condições pessoais que façam presumir que o liberado não voltará a delinquir.

II. Quanto aos efeitos da condenação, poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior.

III. No que se refere às medidas de segurança, uma vez extinta a punibilidade, não se impõe a referida medida, nem subsiste a que tenha sido imposta.

IV. A prescrição da pena de multa ocorrerá em 2 (dois) anos, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada; e no mesmo prazo estabelecido para prescrição da pena privativa de liberdade, quando a multa for a única cominada ou aplicada.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

610Q820652 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q116149 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

O comando "C:Arquivos de programasVMwareVMware Workstation>vmware-vdiskmanager -x 15GB c:vmwaremy.vmdk" indica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q703695 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Titular de Serviços de Notas e de Registros Provimento, TJ PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que, sob o aspecto do regime jurídico, pode haver apenas duas modalidades de bens públicos (PIETRO, 2018). Levando em consideração a posição da autora, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q156884 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Sobre o ato infracional e as medidas socioeducativas, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q557346 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico Judiciário, TJ PR, TJ PR

O software que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador e tem como propósito propiciar um ambiente em que o usuário possa executar programas de forma conveniente e eficiente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q182078 | Informática, Hardware, Economista, TJ PR, TJ PR

Unidades de Entrada e Saída são dispositivos conectados a um computador que possibilitam a comunicação do computador com o mundo externo. Assinale a alternativa que exemplifica um dispositivo de entrada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

616Q551750 | Informática, Word, Técnico, TJ PR, TJ PR

O recurso de Salvar informações automaticamente permite que se o computador parar de responder ou sofrer perda de energia inesperadamente, o Word 2003 abrirá o arquivo de AutoRecuperação na próxima vez em que for iniciado. O arquivo de AutoRecuperação pode conter informações não salvas que poderiam se perder. Esse recurso pode ser configurado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

617Q691036 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ PR, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
    Texto
    O astrônomo lê o céu, lê a epopeia das estrelas. Ora,
direis, ouvir e ler estrelas. Que histórias sublimes, suculentas,
na Via Láctea. O físico lê o caos. Que epopeias o geógrafo lê
nas camadas acumuladas em um simples terreno. Um desfile de
Carnaval, por exemplo, é um texto. Por isso se fala de
“samba-enredo”: a disposição das alas, as fantasias, a bateria,
a comissão de frente são formas narrativas.
    Uma partida de futebol é uma forma narrativa. Saber
ler uma partida — esse é o mérito do locutor esportivo, na
verdade, um leitor esportivo. Ele, como o técnico, vê
coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós
são percebidas. Ler, então, é um jogo, uma disputa, uma
conquista de significados.
    Estamos com vários problemas de leitura hoje.
Construímos aparelhos aprimoradíssimos que sabem ler.
Leem-nos, às vezes, melhor que nós mesmos. Vi na fazenda de
um amigo aparelhos eletrônicos que, ao tirarem leite da vaca,
são capazes de ler tudo sobre a qualidade do leite, da vaca, e
até (imagino) ler o pensamento de quem está assistindo à cena.
Aparelhos complexos leem o mundo e nos dão recados. A
natureza está dizendo que a água, além de infecta, está
acabando. Lemos a notícia e postergamos a tragédia para
nossos netos. É preciso ler, interpretar e fazer alguma coisa
com a interpretação.
Affonso Romano de Sant’Anna. Ler o mundo.
São Paulo: Global, 2011, p. 8-9 (com adaptações).
No texto, ao supor que os aparelhos de ordenha de vacas estão aptos a ler o pensamento das pessoas presentes durante o processo, o autor sugere que esses aparelhos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q116856 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

Texto associado.

2014_08_25_53fb3b1ae725a.jpg

O comando SQL, que deve ser usado para obter o maior valor da coluna SALARIO, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q610456 | Informática, Arquitetura de Computadores, Operador de Computador, TJ PR, COVEST

É responsável pela decodificação dos sinais digitais recebidos do microprocessador e pelo envio destes sinais para o monitor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

620Q118192 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

O HTTPS pode ser definido como um protocolo :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.