Início

Questões de Concursos TJ PR

Resolva questões de TJ PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q626598 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

Nome do Protocolo da camada de aplicação que associa um nome simbólico de um site ao seu endereço IP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q334507 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Judiciário, TJ PR, UFPR

Após viajar 300 km e chegar ao seu destino, um motorista percebeu que, se sua velocidade média na viagem tivesse sido 10 km/h superior, ele teria diminuído o tempo da viagem em 1 hora. Quanto tempo o motorista gastou na viagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

643Q562866 | Informática, PowerPoint, Estatístico, TJ PR, TJ PR

Considere o aplicativo Microsoft PowerPoint 2003, em português, com suas configurações padrões. Um usuário que deseja iniciar a apresentação dos slides de um arquivo em edição do PowerPoint deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

644Q117205 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

O Delphi, como em outras linguagens de programação, possui vários tipos de dados diferentes. O tipo variável básico do Delphi, denominado Double, é usado para representar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

645Q553215 | Informática, Rede de Computadores, Técnico, TJ PR, TJ PR

O número IP é um número no seguinte formato x.y.z.w, ou seja, são quatro números separados por ponto. Com relação às configurações do protocolo TCP/IP para um computador em rede baseada no protocolo TCP/IP, analise as afirmações:

I. Dentro da mesma rede, não podem existir duas máquinas, com o mesmo número IP.

II. As três primeiras partes da máscara de subrede (x, y e z) iguais a 255 indicam que os três primeiros números representam a identificação da rede e o último número é a identificação do equipamento dentro da rede.

III. Para se comunicar em uma rede, todo equipamento deve ter, pelo menos, um número IP e uma máscara de sub-rede, sendo que todos os equipamentos da rede devem ter a mesma máscara de sub-rede.

IV. Se a máscara de sub-rede estiver incorreta, ou seja, diferente da máscara dos demais computadores da rede, o computador com a máscara de sub-rede incorreta não conseguirá se comunicar na rede.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q421197 | Direito Civil, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Sobre Regime de Bens entre cônjuges, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q559438 | Informática, Excel, Técnico, TJ PR, TJ PR

Marque a alternativa correta referente à funcionalidade de formatação condicional no EXCEL:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

648Q559993 | Informática, Conceitos Básicos, Estatístico, TJ PR, TJ PR

Num monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, a resolução de tela mais alta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

649Q414872 | Direito Civil, Direito Pessoal, Contador e Avaliador dos Juizados Especiais, TJ PR, TJ PR

A demanda concernente à separação judicial ou ao divórcio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q181673 | Engenharia Civil, Materiais de Construção, Engenheiro Civil, TJ PR, TJ PR

Analisando a resistência mecânica concreto é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

651Q812977 | Legislação Federal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

A Lei 8.078/1990 define os elementos que compõem a relação jurídica de consumo, em seus artigos 2º e 3º: elementos subjetivos, consumidor e fornecedor; elementos objetivos, produtos e serviços, respectivamente Segundo estas definições, podemos afirmar que:

I. Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

II. Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária e as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

III. Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

IV. Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q700353 | Direito Tributário, Execução Fiscal e Processo Tributário, Titular de Serviços de Notas e de Registros Remoção, TJ PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
Noé resolve realizar a viagem de seus sonhos para Portugal, e, faltando alguns dias para embarcar, visita uma casa de câmbio no intuito de adquirir 2.000,00 Euros. Uma semana antes de visitar a casa de câmbio, verificou que o imposto sobre operações financeiras (IOF) possuía alíquota de 2% sobre a operação. Considerando o percentual razoável, na semana seguinte, quando retorna à casa de câmbio, faltando 1 dia para a viagem, descobre que a alíquota de IOF elevou-se para 5%. Além disso, Noé descobre que, no dia anterior, a alíquota ainda estava limitada a 2% sobre a operação. Revoltado, Noé paga o tributo, mas passa a considerar ajuizar demanda judicial com o objetivo de questionar a elevação abrupta da alíquota do IOF, reavendo o valor do tributo supostamente indevido.
Sobre a situação acima, considere as seguintes afirmativas:
1. Noé não deve ingressar com qualquer medida judicial tributária, pois a alteração abrupta da alíquota do IOF, nesse caso, não contraria o princípio da legalidade tributária.
2. Noé não deve ingressar com qualquer medida judicial, pois a alteração abrupta da alíquota do IOF é permitida pelo fato de o imposto ser exceção ao princípio da anterioridade tributária genérica.
3. Noé não deve ingressar com qualquer medida judicial, pois a alteração abrupta da alíquota do IOF é permitida pelo fato de o imposto ser exceção ao princípio da anterioridade mínima.
4. Noé deve ingressar com medida judicial visando a repetição de indébito tributário, pois a elevação abrupta da alíquota é situação flagrantemente inconstitucional.
5. Noé deve ingressar com medida judicial buscando a anulação do débito tributário, pois a elevação abrupta da alíquota é prática proibida constitucionalmente ao IOF.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q420048 | Direito Civil, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Aponte se as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa CORRETA:

(___) O possuidor indireto pode exercitar o direito de sequela.

(___) O direito à percepção dos frutos requer que estes tenham sido separados e o possuidor faz jus à percepção até que ocorra a cessação da má-fé.

(___) Benfeitorias voluptuárias, se agregam valor à coisa, são passíveis de indenização ao possuidor de boa-fé e conferem direito de retenção caso não se as possa levantar sem detrimento da coisa.

(___) É nulo o casamento do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

654Q115923 | Português, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

"Ele destacou os compromissos assumidos pelo G8..." (P. 6).
O período que exige o mesmo tipo de complemento que o verbo grifado no exemplo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

656Q156746 | Legislação Estadual, Código de Organização Judiciárias Paraná, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa correta, com base no Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q455788 | Direito Eleitoral, Votação, Juiz Substituto, TJ PR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca das nulidades da votação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

658Q719008 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, TJ PR, UFPR

O piso elevado no Brasil começou a ser utilizado para atender a demanda por acesso ao cabeamento estruturado em salas técnicas e pequenos centros de processamento de dados. Sobre esse sistema, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q822729 | Legislação Federal, Novo Código de Ética Médica Resolução CFM n 1931 2009, Médico, TJ PR, UFPR

Dr. G.H., funcionário efetivo do Tribunal de Justiça no cargo de médico, mantém consultório na cidade, no qual atua em sua área de especialidade médica. Ele foi designado para compor junta médica oficial e, durante os atendimentos, verifica que o funcionário seguinte a ser submetido à inspeção é seu paciente do consultório e passou recentemente em consulta. À luz do Código de Ética Médica e resoluções do CFM, qual é a conduta correta no caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q184523 | Português, Engenheiro Civil, TJ PR, TJ PR

O emprego de algumas expressões pode, além de realizar a ligação estabelecida entre as idéias apresentadas, contribuir para revelar algumas sutilezas contidas no texto. Assinale a afirmação adequada sobre alguns elementos apresentados no texto lido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.