Início

Questões de Concursos TJ PR

Resolva questões de TJ PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q118372 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

A utilização da assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor. Qual a propriedade em que o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

722Q554359 | Informática, Excel, Técnico, TJ PR, TJ PR

Em uma planilha do Excel 2003, precisa-se restringir a entrada na coluna referente à idade. Nessa coluna, os valores devem ser maiores ou iguais a 18. Que recurso do Excel 2003 pode ser utilizado para restringir a entrada de dados em determinadas células dessa coluna?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q157071 | Direito Processual Civil, Mandado de Segurança Individual e Coletivo, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Acerca do mandado de segurança, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os mandados de segurança contra ato de Ministro de Estado são de competência do Superior Tribunal de Justiça.

( ) É inconstitucional o prazo de decadência de 120 (cento e vinte) dias para a impetração de mandado de segurança.

( ) Questões de direito controvertidas impedem a concessão de mandado de segurana.

( ) O mandado de segurança não é substitutivo de ação de cobrança.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

724Q556691 | Informática, Rede de Computadores, Técnico, TJ PR, TJ PR

O cabo UTP é um dos mais usados para a criação de redes de computadores baseadas em fios. Uma forma de fazer ligação ponto-a-ponto é utizar um cabo crossover (ligação numa extremidade de acordo com a norma EIA/TIA 568A e outra extremidade em acordo com a norma EIA/TIA 568B). Quais as sequências de fios corretas para a extremidade EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

725Q408483 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico Judiciário, TJ PR, UFPR

Sobre o funcionário técnico judiciário estável, nos termos do Estatuto dos Funcionários do Poder Judiciário, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q553893 | Informática, Excel, Técnico, TJ PR, TJ PR

Que função do Excel 2003 converte milhas em quilômetros, quilos em libras, entre outros?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

727Q459969 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Com observância das assertivas abaixo, responda:

I. Há progressão criminosa quando o agente, a fim de alcançar o resultado pretendido pelo seu dolo, obrigatoriamente, produz outro, antecedente e de menor gravidade, sem o qual não atingiria o seu fim.

II. Há crime progressivo quando o dolo inicial do agente era dirigido a determinado resultado e, durante os atos de execução, resolve ir além, e produzir um resultado mais grave.

III. Em relação ao concurso ou conflito aparente de normas, pode-se falar em princípio da consunção, quando um crime é meio necessário ou normal fase de preparação ou de execução de outro crime, bem como nos casos de antefato e pós-fato impuníveis.

IV. Em relação ao concurso ou conflito aparente de normas, pelo princípio da subsidiariedade, na ausência ou impossibilidade de aplicação da norma principal mais grave, aplica-se a norma subsidiária menos grave.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

728Q259308 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Técnico Judiciário, TJ PR, TJ PR

Sobre o funcionário técnico judiciário estável, nos termos do Estatuto dos Funcionários do Poder Judiciário, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

729Q558575 | Informática, Word, Arquiteto, TJ PR, UFPR

Considere o texto a seguir:

A madeira do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) apresenta boas características físicas e mecânicas em relação à sua massa específica, sendo indicada para construções em geral, caixotaria, móveis, laminados e vários outros usos, entre os quais: tábuas para forro, ripas, caibros, fôrmas para concreto, palitos para fósforo, lápis, carpintaria comum, marcenaria, tanoaria, molduras, guarnições, compensado, mastros de navios, pranchões, postes, cabos de vassouras e tabuinhas para telhados, entre inúmeros usos (MAINIERI; CHIMELO, 1989).

Tendo como referência o MS Word 2007 em português, avalie as seguintes afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

730Q552019 | Informática, Word, Técnico, TJ PR, TJ PR

Um funcionário precisa escrever um resumo de, no máximo, 200 palavras. Considerando o Word 2003, que recurso ele pode usar para acompanhar quantas palavras já foram digitadas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

731Q157295 | Direito Processual Civil, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Acerca do indeferimento da petição inicial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Após o despacho liminar positivo, o juiz pode indeferir a petição inicial.

( ) É inepta a petição inicial quando da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão.

( ) Quando o juiz indefere a petição inicial, por motivo de decadência ou prescrição, há encerramento do processo com julgamento de mérito.

( ) O ato do juiz que indefere a petição inicial é decisão interlocutória, impugnável pelo recurso de agravo de instrumento, com possibilidade de juízo de retratação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

732Q736388 | Direito Processual Penal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Sabemos que o instituto da prisão e da liberdade provisória tem sido objeto de muito debate e aprofundamento do tema no mundo jurídico. Diante dessa matéria, analise as questões e marque a alternativa CORRETA.

I. João Tergino roubou uma agência do Banco do Brasil no centro de Curitiba. Perseguido, passou para o município de Araucária, e, nesta cidade, fora preso em flagrante delito. Sendo apresentado imediatamente à autoridade local, não poderá ser autuado em flagrante em Araucária, pois o crime ocorreu em Curitiba, para onde deve ser encaminhado nos termos do Código de Processo Penal e pela teoria do resultado.

II. Considera-se em flagrante presumido quem é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração.

III. Em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal, caberá a prisão temporária decretada pelo juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público, ou do querelante, ou mediante representação da autoridade policial.

IV. A apresentação espontânea do acusado à autoridade não impedirá a decretação da prisão preventiva nos casos em que a lei a autoriza.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

733Q733124 | Direito Processual Penal, Prova, Juiz Substituto, TJ PR, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios que norteiam o interrogatório do acusado e os requisitos para a realização desse ato, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

734Q718280 | Arquitetura, Conforto ambiental, Arquiteto, TJ PR, UFPR

As fachadas duplas ventiladas promovem a circulação de ar entre seus dois planos e contribuem para o conforto térmico no interior dos edifícios. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Contribuem para a busca pela eficiência energética e por certificações de sustentabilidade.

2. Têm seu desempenho diretamente relacionado a fatores de orientação e implantação do edifício, incidência de ventos, dimensão e posicionamento das aberturas e proporção de áreas opacas e transparentes.

3. São compostas por duas peles de vidro com uma separação mínima de 50 cm, cujo vazio é ventilado de modo natural ou mecânico.

4. Uma das funções é contribuir para a redução dos ruídos externos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

735Q622547 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

A maioria das linguagens de programação possuem similaridades entre elas. Em uma linguagem de programação, nome, endereço, valor, tipo, tempo de vida e escopo são características de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

736Q548054 | Informática, Operador de Computador, TJ PR, COVEST

Para fazer com que o título em uma tabela apareça automaticamente no inicio de cada página, usamos o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

737Q119030 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, TJ PR, TJ PR

Qual estrutura de dados é caracterizada por: o primeiro elemento a ser retirado deve ser o último que foi inserido?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

738Q815898 | Legislação Federal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

I. 30 (trinta dias), em se tratando de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.

II. 90 (noventa dias), de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

III. Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da compra do produto ou do início da execução dos serviços.

IV. Obsta a decadência, entre outras situações, a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca.

V. Em se tratando de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

739Q461395 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Auxiliar Administrativo, TJ PR, TJ PR

O artigo 107 do Código Penal enumera as causas extintivas da punibilidade. Dentre elas pode-se citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q157596 | Direito Processual Penal, Preventiva, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Com relação à prisão preventiva, considere as seguintes afirmativas:

1. Cabe pedido de revogação da prisão preventiva quando, ao longo do processo, não subsistirem mais os motivos que justificaram sua decretação.

2. Cabe pedido de relaxamento da prisão preventiva quando, ao longo do processo, não subsistirem mais os motivos que justificaram sua decretação.

3. Não será decretada em nenhum caso a prisão preventiva se o juiz verificar nos autos que o acusado praticou o fato em condições que sejam consideradas excludentes de ilicitude.

4. A prisão preventiva será determinada quando não for cabível a sua substituição por outra medida cautelar.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.