Início

Questões de Concursos TJ RJ

Resolva questões de TJ RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q621513 | Informática, PMBOK, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

De acordo com o estabelecido no PMBOK, NÃO é uma fase do ciclo de vida de um projeto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q136416 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FGV

Maria Antonieta é servidora estadual lotada na Secretaria de Segurança Pública e exerce função de confiança. De acordo com as disposições constitucionais que regem seu vínculo com a Administração Pública, é correto afirmar que Maria Antonieta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q396333 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

A norma constitucional que exige a realização de concurso público para ingresso de servidores na Administração Pública NÃO atinge

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q134505 | Serviço Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FCC

No Serviço Social, a Assistência Social é qualificada como política pública constitutiva da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q624296 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

No contexto de programação orientada a objetos, considere as afirmativas abaixo.

I. Objetos são instâncias de classes.

II. Herança é uma relação entre objetos.

III. Mensagens são formas de executar métodos.

IV. Classes são apenas agrupamentos de métodos.

V. Ocorre herança múltipla quando mais de um método é herdado.

VI. Herança é uma relação entre classes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q137932 | Serviço Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FCC

O conceito de segurança pública foi distorcido no período da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q736721 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

No procedimento comum sumário a defesa poderá arrolar até

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q550884 | Informática, Microsoft Office, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Para localizar a identificação do programa Microsoft Office 2007, que está sendo usado, deve-se executar os seguintes procedimentos, clicando na sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q145076 | Direito Administrativo, Intervenção do estado na propriedade, Analista Judiciário Execução de Mandados, TJ RJ, FGV

Autoridade competente declarou de utilidade pública, por meio de decreto, determinada faixa de terras de imóveis particulares, a fim de viabilizar a instalação de um empreendimento que executará serviços públicos utilizando gasodutos. Após acordo entre os proprietários dos imóveis situados na rota do gasoduto e o Poder Público, com indenização em valor equivalente ao prejuízo que os particulares irão suportar, houve a regular implantação dos gasodutos nas áreas privadas. O caso em tela descreve a forma de intervenção do Estado na propriedade caracterizada como direito real público que autoriza o Poder Público a usar a propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse coletivo. Trata-se da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q138442 | Serviço Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FCC

Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a Assistência Social deverá ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q431594 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Cassio é corredor de maratona e obteve informações de que a Diretoria da Associação dos Maratonistas OIBBTRVH desviou verbas, desfalcando o caixa e prejudicando as atividades da Associação, que não teve recursos para honrar os compromissos junto aos fornecedores e funcionários. Cassio denunciou tal ilícito a Mário, delegado de polícia, que, por sua vez, relatou os fatos a Plínio, promotor de justiça, que concluiu que seria o caso de dissolver a Associação. Segundo a Constituição Federal, a dissolução compulsória da Associação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q139251 | Organização Judiciária, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 40 a 42 referem-se ao Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio de Janeiro.

Para a criação e classificação das Comarcas será considerado, dentre outros, o movimento forense dos municípios do Estado, no qual serão computados apenas os processos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q701173 | Direito Eleitoral, Juiz Substituto, TJ RJ, VUNESP, 2019

É condição de elegibilidade o domicílio eleitoral na circunscrição, sendo que, para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q623408 | Informática, COBIT, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

No COBIT 4.1, prover a direção para entrega de soluções e entrega de serviços é o propósito do domínio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q143161 | Direito Processual Civil, Competência, Analista Judiciário Execução de Mandados, TJ RJ, FGV

Paula Moura propôs ação possessória perante um dos juízos cíveis da Comarca de Volta Redonda. O juiz, ao receber a demanda, por entender que era territorialmente incompetente para processar e julgar a causa, porque o imóvel se situava em Resende, declinou a competência da causa para a Comarca de Resende. Irresignada com a decisão declinatória, Paula Moura interpõe agravo de instrumento ao Tribunal de Justiça, alegando que a incompetência territorial não pode ser alegada de ofício. O recurso, entretanto, foi julgado improcedente. Nessa situação, o processo deve ser encaminhado para um dos juízos cíveis da Comarca de Resende que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q443224 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Técnico Judiciário, TJ RJ, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q151669 | Psicologia Jurídica, Analista Judiciário Psicologia, TJ RJ, FGV

“Dois adolescentes de Fernandópolis, SP, um de 15, outro de 16 anos, foram condenados pela justiça da cidade, por bullying contra um menino de 10 anos. Eles vão cumprir medida socioeducativa em regime semiaberto por tempo indeterminado”.
O bullying acarreta grande sofrimento emocional para as crianças e adolescentes vítimas, que podem a partir daí desenvolver problemas comportamentais e psíquicos, dentre os quais os mais comumente identificados são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q143608 | Organização Judiciária, Analista Judiciário Ciências Contábeis, TJ RJ, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 36 a 41 referem-se ao Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio de Janeiro.

Adolfo e José são juízes. Paula, irmã de José, nutricionista, é casada com Adolfo. Quanto à possibilidade de Adolfo e José terem, simultaneamente, assento na mesma Seção, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q561298 | Informática, HTTP, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

Uma das maneiras de promover a segurança em conexões na World Wide Web é a utilização do Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS) em lugar do Hypertext Transfer Protocol (HTTP). A seu respeito é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q405214 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Segundo o art. 104 da Lei nº 8.112/1990 “é assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo”. A respeito do Direito de Petição, considere:

I. Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.

II. Caberá das decisões sobre os recursos sucessivamente interpostos.

III. O direito de requerer prescreve em três anos quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

IV. Para o exercício do direito de petição, é assegurada vista do processo ou documento, na repartição, ao servidor ou a procurador por ele constituído.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.