Início

Questões de Concursos TJ RO

Resolva questões de TJ RO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q421381 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES, 2017

Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. São corretas as sentenças abaixo EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q705288 | Direito Administrativo, Controle da Administração, Juiz de Direito Substituto, TJ RO, VUNESP, 2019

Texto associado.
Um Prefeito editou decreto para instituir um programa municipal de assistência social a ser executado mediante convênio, prevendo a transferência de recursos municipais a entidades previamente cadastradas junto à Secretaria de Assistência Social do Município, para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. 
Considerando que o ato administrativo não foi precedido de estudo de impacto orçamentário-financeiro, tampouco de análise de conformidade da despesa com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas constantes do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias, o hipotético decreto em questão 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q322631 | Pedagogia, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

No que concerne a métodos e a técnicas de ensino, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q37234 | Direito Processual Penal, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

O princípio da ampla defesa, previsto constitucionalmente, impõe que o acusado seja cientificado do início do processo e de todo o seu desenvolvimento. A ciência da ação penal proposta é realizada através da citação, quando o denunciado toma conhecimento da imputação delitiva. Sobre o instituto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q147316 | Contabilidade Geral, Contribuição Para Seguridade Social, Analista Judiciário Contabilidade, TJ RO, CESGRANRIO

A Lei nº 10.865, de 30 de abril de 2004, dispõe sobre a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) incidente sobre a importação de bens e serviços. No Capítulo II, trata do fato gerador da COFINS e do momento em que o mesmo se manifesta, como segue.

Art. 3º O fato gerador será:
I - a entrada de bens estrangeiros no território nacional; ....................................................................

No Capítulo VII, que trata dos prazos de recolhimento da COFINS, o Art. 13 estabelece que, no caso do fato gerador estabelecido no Art. 3º , Inciso I, acima, a contribuição será paga na data do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q151215 | Programação, Java, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ RO, CESGRANRIO

Em Java, a atribuição composta x += y é equivalente a x =(T)(x + y), onde T é o tipo de x. Com base nesta premissa, considere as duas linhas de programa a seguir.

x += y;
x = x + y;

A primeira linha compilará, e a segunda linha irá gerar um erro em tempo de compilação, se x e y forem declarados, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q419085 | Direito Civil, Pessoas, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

Maria, com 15 (quinze) anos de idade, procura a Defensoria Pública e ajuíza ação de revisão de alimentos, a fim de majorar o valor da pensão que recebe de seu pai, alegando que iniciou a fase de preparação para o vestibular e, por isso, suas despesas aumentaram. Submetido o seu pedido ao juiz, foi determinado que providenciasse a regularização de sua representação processual, porque era necessária a presença de seu responsável legal.

O motivo da ordem judicial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q468310 | Direito Tributário, Suspensão do crédito tributário, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES, 2017

Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta considerando as disposições expressas do Código Tributário Nacional acerca das hipóteses que suspendem a exigibilidade do crédito tributário:

I. A moratória e a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

II. O depósito parcial do montante e o parcelamento.

III. A concessão de medida liminar ou tutela antecipada em ação judicial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q141849 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

No que se refere a anticoncepção de emergência (AE), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q703894 | Direito Penal, Juiz de Direito Substituto, TJ RO, VUNESP, 2019

Tícia, de 16 anos, há dois anos namora Caio, de 19 anos. Tícia é virgem e está decidida a apenas manter relação sexual após o casamento, já marcado para ocorrer no dia em que ela completará 18 anos. Quando estavam sozinhos, na sala, assistindo TV, Caio, aproveitando-se que Tícia cochilava, masturbou-se e ejaculou no corpo da namorada que, imediatamente, acordou. Sentindo-se profundamente violada e agredida, Tícia grita e acorda os pais, que dormiam no quarto da casa. Os pais, vendo a filha suja e em pânico, impedem Caio de fugir e decidem chamar a polícia. Acionada a polícia, Caio é preso, em flagrante delito e, encerradas as investigações, denunciado pelo crime sexual praticado. Diante da situação hipotética, Caio poderá ser processado pelo crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q360394 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

As diretrizes da AHA (American Heart Association) 2010 para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE) se baseiam em um processo internacional de avaliação de evidências, com significativas alterações em relação a AHA 2005. Segundo as novas diretrizes preconizadas na AHA 2010, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q147155 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TJ RO, CESGRANRIO

Entre as teorias acerca da ética jornalística, há uma base comum que pode ser mais bem caracterizada pelas idéias de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q748315 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, no tocante à economia brasileira a partir da aceleração dos processos de industrialização e urbanização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q715752 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Com relação às disposições construtivas específicas às terças de uma estrutura de telhado em madeira, analise as afirmativas a seguir:

I. As terças devem ser posicionadas de maneira a transmitir as cargas indiretamente sobre os nós das tesouras ou sobre os pontaletes.

II. As emendas das terças precisam ser feitas sobre os apoios ou deles afastadas aproximadamente um quarto do vão.

III. Os esforços das emendas das terças devem ser de tração e nunca de compressão.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q636712 | Informática, Protocolo, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Entre as características do MPLS (multiprotocol label switching), inclui-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q421573 | Direito Civil, Bens, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES, 2017

Em relação aos bens, responda de acordo com o Código Civil:

I. Os bens infungíveis são aqueles móveis ou imóveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.

II. Os bens naturalmente divisíveis não podem tornar-se indivisíveis por vontade das partes.

III. O direito à sucessão aberta é considerado bem imóvel para os efeitos legais.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q418387 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES, 2017

Sobre os defeitos do negócio jurídico, responda de acordo com o Código Civil:

I. O erro de cálculo em um negócio jurídico não autoriza a sua anulação, mas tão somente a retificação da declaração da vontade.

II. Os negócios jurídicos podem ser anulados em razão do dolo de uma das partes, ainda que o dolo não tenha sido a causa do negócio.

III. O negócio jurídico celebrado com coação pode ser anulado, se tal coação incutir ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família ou aos seus bens, ou mesmo a pessoa não pertencente à família, caso em que o juiz decidirá se houve coação conforme as circunstâncias.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q145621 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 5.905/1973, que dispõe sobre a criação dos conselhos federal e regionais de enfermagem, deu início ao processo de legalização das atividades profissionais da enfermagem. Com relação a essa lei, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q543330 | Probabilidade e Estatística, Definição e Conceito Sobre Estatística, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

É correto afirmar que o teste de Kolmogorov-Smirnov é um teste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q741600 | Economia, Demanda, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Com relação à teoria do consumidor, analise as afirmativas a seguir:

I - Supõe-se que os consumidores se comportam de modo racional com o objetivo de maximizarem o grau de satisfação que podem ter (utilidade) por meio do consumo.

II - As curvas de indiferença de um consumidor representam todas as combinações de bens e serviços que auferem mesmo nível de utilidade para o consumidor.

III - A teoria da preferência revelada mostra como as escolhas feitas pelos consumidores podem ser utilizadas para se determinar suas preferências.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.