Início

Questões de Concursos TJ RR

Resolva questões de TJ RR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q609908 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Biblioteconomista, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Acerca de organização e administração de bibliotecas, julgue os itens de 87 a 90.

O marketing da informação enfatiza a importância do usuário como cliente consumidor de informação e a adequação da oferta de produtos e serviços de informação aos interesses e necessidades dos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

442Q395126 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Administrador, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Quanto às relações jurídicas de direito público, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q437392 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Em relação à segurança pública e à sua organização, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

444Q463593 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Francisco, advogado, tendo encontrado Carlos no tribunal de justiça onde este trabalhava, percebeu que Carlos estava utilizando a impressora do cartório judicial para imprimir os rascunhos de sua monografia de final de curso. Indignado, Francisco ofendeu Carlos e afirmou que ele era um servidor público desonesto, que não merecia integrar os quadros do tribunal. Indignado com essa acusação, Carlos chamou a polícia judiciária, que prendeu o causídico. Ao encaminhar Francisco à delegacia, Antônio, um policial militar, exigiu que Francisco lhe pagasse R$ 500,00 para ser solto. Contudo, Francisco não atendeu à exigência e permaneceu preso. Por sua vez, César, diretor de secretaria e chefe de Carlos, ao tomar conhecimento de que seu subordinado havia usado a impressora do cartório para fins particulares, por pena, deixou de comunicar a ocorrência à corregedoria do tribunal.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, a respeito dos crimes contra a administração pública.

Antônio praticou o crime de corrupção passiva ao exigir de Francisco vantagem indevida.

  1. ✂️
  2. ✂️

445Q793333 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Motorista, TJ RR, CESPE CEBRASPE

O servidor público deve tratar o usuário dos serviços com boa vontade, estando atento na maneira de se comunicar e de fazer contato com ele. Acerca das relações humanas e do atendimento ao usuário, julgue os itens a seguir.

I O contato com o usuário deve ser cortês; já a maior ou menor disponibilidade em atendê-lo dependerá da sua posição social.

II Um dos motivos que podem interferir na relação com o público são os usuários difíceis, o que é justificativa para não tratá-los tão bem quanto os usuários mais simpáticos.

III É importante, na comunicação com o usuário, ser o mais claro possível ao responder o que foi perguntado. Isso facilita a relação.

IV Não se evidencia como obstáculo à comunicação eficaz com o usuário o fato de não se receber a mensagem por ele enviada tal como ele gostaria. Basta a solicitação para que esta seja entendida e executada.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q261674 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Ainda com base no que determina a CF, julgue os itens a seguir.

Compete ao Senado Federal processar e julgar originariamente o presidente da República nas infrações penais comuns.

  1. ✂️
  2. ✂️

447Q104000 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista Processual, TJ RR, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos atos jurídicos ilícitos e ao instituto da prescrição, julgue os itens a seguir, à luz do Código Civil e da jurisprudência pertinente.


A prescrição iniciada contra determinada pessoa não continua a correr contra seu sucessor, que tem direito ao prazo prescricional em sua integralidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

448Q818249 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista Processual, TJ RR, CESPE CEBRASPE

A respeito da disciplina dos atos administrativos e do processo administrativo, julgue os itens que se seguem.

Com fundamento no princípio da oficialidade, nos processos administrativos dos quais resulte a aplicação de sanções ao administrado, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes capazes de justificar a inadequação da sanção aplicada, será admitida a revisão de ofício, hipótese em que poderá haver o agravamento da sanção imposta.

  1. ✂️
  2. ✂️

449Q254304 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

No que tange à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens que se seguem.

As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos respondem objetivamente pelos eventuais danos que seus agentes causarem a terceiros ao prestarem tais serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

450Q103822 | Direito Penal, Da Aplicação da Lei Penal, Analista Processual, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Alberto, que já ostentava condenação anterior transitada em julgado por crime de furto, praticou outro crime de furto, foi preso em flagrante, confessou o delito e, posteriormente, foi condenado a pena privativa de liberdade de um ano e três meses de reclusão sob o regime fechado. Ao prolatar a sentença, o juiz agravou a pena base tão somente por força da condenação anterior.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.


O juiz poderia ter aplicado pena privativa de liberdade inferior a um ano de reclusão porque a confissão é preponderante à reincidência.

  1. ✂️
  2. ✂️

452Q609234 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os itens subsequentes.

A área técnica da biblioteconomia ocupa-se das formas de aquisição, catalogação, classificação e ordenação das obras que compõem os acervos.

  1. ✂️
  2. ✂️

453Q404745 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Administrador, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, em relação aos atos administrativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

454Q257809 | Português, Sintaxe, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Nas opções abaixo, os fragmentos, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q417319 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

O dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa apresenta os seguintes verbetes:

anticrese: contrato em que o devedor entrega um imóvel ao credor, transferindo-lhe o direito de auferir os frutos e rendimentos desse mesmo imóvel para compensar a dívida; consignação de rendimento;

hipoteca: oferecimento de um bem, geralmente imóvel, como garantia na tomada de um empréstimo pecuniário;

penhor: empenho ou entrega de coisa móvel ou imóvel como garantia de obrigação assumida.

A respeito desses direitos reais de garantia, assinale a opção incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q553810 | Informática, Navegação, Agente de Proteção, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Em relação a conceitos, programas de navegação e aplicativos da Internet e intranet, programas de correio eletrônico, redes sociais e computação na nuvem, julgue os itens que se seguem.

Nas redes sociais, o capital social não é o monetário, mas refere-se à confiança, a Whuffie, que o indivíduo conquista com o relacionamento e as conexões das pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

458Q441812 | Direito Constitucional, Previdência Social, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Com base na Constituição Federal, assinale a opção correta acerca dos direitos e deveres de servidores públicos e dos serviços públicos oferecidos pela União, pelos estados, pelos municípios e pelo DF.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q260569 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Mário havia encomendado uma geladeira em uma loja de departamento. No dia da entrega do produto, o empregado da transportadora equivocou-se quanto ao número do apartamento de Mário, entregando o bem, por engano, a José, síndico do prédio, que, na ocasião, se ofereceu para guardá-lo e entregá-lo a seu real destinatário, já com o objetivo de ficar com o bem para si; e assim o fez.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem, no que se refere aos crimes contra o patrimônio.

José praticou o crime de apropriação indébita, visto que se apropriou de coisa alheia móvel, com a intenção de ficar com o objeto para si.

  1. ✂️
  2. ✂️

460Q551733 | Informática, Outlook, Bibliotecário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que descreve uma área do Outlook Express conveniente para armazenar informações sobre contatos e que é de recuperação fácil por meio de outros programas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.