Início

Questões de Concursos TJ SC

Resolva questões de TJ SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q481059 | Geografia, Santa Catarina SC, Assistente Social, TJ SC, UFPR

Acerca dos dados divulgados pelo IBGE, apurados no Censo Demográfico de 2000, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Os cinco municípios catarinenses com maior população, em ordem decrescente, são: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José e Criciúma.

II - Os cinco municípios catarinenses com maior população, em ordem decrescente, são: Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Criciúma.

III - Dentre as regiões do Brasil, a Sul é a que possui o 2º maior número de habitantes, perdendo somente para a Região Sudeste.

IV - Dentre os estados do Brasil, o de Santa Catarina, em ordem decrescente, é o 11º em número de habitantes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q64144 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Sobre o Conselho da República é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q64067 | Direito Administrativo, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

As organizações sociais (OS) são entidades de direito privado que tiveram origem na estratégia de publicização de parte de atividades exercidas pelo Estado.

Em relação às OS é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q64174 | Conhecimentos Específicos, Legislação dos Tribunais de Justiça, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Assinale a resposta correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q388427 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente Social, TJ SC, UFPR

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Partindo de São Vicente, Francisco Dias Velho fundou, em 1658, a povoação de Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco, hoje município de São Francisco do Sul.

II - A vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, hoje município de Laguna, foi fundada em 1684 por Domingos de Brito Peixoto.

III - Os colonizadores de Santa Catarina, com suas tradições, deram início a muitas festas populares, dentre as quais podemos citar: a Fenachopp (Joinville), a Fenaostra (Florianópolis), a Oktoberfest (Blumenau e Itapiranga), a Fenarreco (Brusque) e a Marejada (Itajaí).

IV - O planalto catarinense, primeiro grande passo para a expansão da ocupação do território catarinense, começou a ser povoado a partir da chegada dos europeus, o que ocorreu no século XVII.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q373605 | Português, Sintaxe, Analista Administrativo, TJ SC, FGV

Dos verbos assinalados, só está corretamente empregado o que aparece na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q64091 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

As descentralizações de créditos orçamentários ocorrem quando é efetuada movimentação de parte do orçamento. Acerca desse instrumento, considere os itens a seguir:

I. São operacionalizadas por meio de transferências e transposições.
II. Devem manter as classificações institucional, funcional, programática e econômica da despesa.
III. Não modificam a programação ou o valor de suas dotações orçamentárias.
IV. Quando ocorrem entre unidades gestoras de órgãos ou entidades de estrutura diferente são denominadas provisão.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q257915 | Português, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

Na frase O gentil cidadão ofereceu um pastelzinho para o escrivão. A flexão correta dos termos sublinhados no plural é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q64148 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Marque a alternativa INCORRETA sobre o Poder Judiciário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q64052 | Português, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

Texto associado.
Texto 2:

Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente. Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica. Eles são guiados por valores e preocupados em fazer uso da bondade, aplicando uma visão mais otimista à vida.

Se procurarmos agora no dicionário o termo sabedoria, será encontrada uma definição simples: a faculdade das pessoas de agir de maneira sensata, prudente ou correta. Sendo assim, a primeira pergunta que vem à mente é: a inteligência não nos dá a capacidade de nos movimentarmos no nosso dia a dia da mesma maneira? Um QI médio ou alto não nos garante a capacidade de tomar decisões acertadas?

É claro que sim. Também é claro que quando falamos de inteligência surgem diferentes nuances. Por isso, o tipo de personalidade e a maturidade emocional são fatores que influenciam mais concretamente as realizações das pessoas. Isso também é verdadeiro em relação à capacidade de investir mais ou menos em seu próprio bem-estar e no dos outros.

Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional. “A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância.” Sócrates.

Disponível em https:amentemaravilhosa.com.br/inteligencia-e-sabedoria/
“Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional”.

A forma adequada de uma oração desenvolvida correspondente à oração reduzida sublinhada (texto 2) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q254579 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

No campo do processo civil, a parte que não alega a nulidade de ato processual na primeira oportunidade em que falar nos autos se sujeita aos efeitos da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q64140 | Direito Processual Civil, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

São princípios informadores específicos do processo nos Juizados Especiais Cíveis, segundo o disposto na Lei n. 9.099/95:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q261541 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

Conquanto desnecessário, destaco que nos documentos juntados pelo autor havia provas de que se reviu o benefício. A frase manterá sua ideia original e a correção sintática caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q681473 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Assinale a alternativa ERRADA referente ao nome civil da pessoa natural: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q822791 | Legislação Federal, Lei 7716 1989, Juiz Federal Substituto, TJ SC, FCC

Considere a seguinte conduta descrita: Publicar ilustração de recém-nascidos afrodescendentes em fuga de sala da parto, associado aos dizeres de um personagem (supostamente médico) de cor branca "Segurança! É uma fuga em massa!". Tal conduta amolda-se à seguinte tipificação legal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q702995 | Direito Tributário, Limitações ao Poder de Tributar, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Os princípios constitucionais tributários e as imunidades tributárias impõem limitações relevantes ao poder de
tributar, sendo elementos fundamentais do Sistema Tributário Nacional, erigido no Capítulo I do Título VI da
Constituição Federal. Quanto aos princípios constitucionais tributários e as imunidades tributárias, assinale a
alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q14123 | Direito Civil, Assistente Social, TJ SC, FGV

José e Dalva, casados sob o regime da comunhão parcial de bens, falecem deixando dois filhos menores impúberes, vasto patrimônio, mas sem deixar testamento.

Diante da grave situação dos menores, os avós maternos, o avô paterno e um tio passam a disputar o exercício da tutela das crianças, ajuizando, todos, medida judicial competente.

No curso do processo onde se decidirá sobre quem exercerá a tutela dos menores, constata-se que o avô paterno não tem a livre administração de seus bens, em razão de interdição judicial.

Verifica-se também que os avós maternos são pessoas de pouca instrução e de poucos recursos financeiros, apesar de manterem a vida econômica equilibrada e o casamento estável.

O tio dos menores, por sua vez, tem vasto patrimônio e uma família equilibrada.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que a tutela dos menores deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q7549 | Direito Processual Penal, Técnico Judiciário, TJ SC

Assinale a alternativa correta, quanto às disposições do Código de Processo Penal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.