Início

Questões de Concursos TJ SC

Resolva questões de TJ SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q253978 | Português, Morfologia, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, TJ SC

Assinale a alternativa em que ambos os termos das expressões a seguir NÃO admitem flexão de gênero.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q255055 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

Assinale a alternativa correta segundo o Código de Processo Penal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

563Q150002 | Direitos Difusos e Coletivos, Lei n10741, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Tendo em vista o que preleciona o Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003), julgue as assertivas que seguem:

I. O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

II. O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.

III. Os valores dos benefícios de aposentadoria e regime em manutenção serão reajustados na mesma data de reajuste do salário-mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do seu último reajustamento, com base em percentual definido em regulamento.

IV. O Poder Público deverá criar varas especializadas e exclusivas do idoso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q256778 | Direito Constitucional, Conselho Nacional de Justiça, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, TJ SC

Segundo a Constituição Federal, o Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 membros com mandato temporário, sendo presidido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q253138 | Português, Pontuação, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

Aponte a frase em que a pontuação NÃO foi corretamente utilizada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q251741 | Direito Processual Penal, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV

Ingrid foi ofendida em sua honra por sua colega de trabalho Carolina. Diante disso, Ingrid contratou um advogado e, com observância das exigências legais, propôs queixa-crime em face de Carolina pela prática dos crimes de calúnia e injúria perante uma Vara Criminal. Apesar disso, o magistrado não recebeu a queixa, o que fez com que a autora interpusesse recurso em sentido estrito. Novamente, foi o recurso denegado pelo próprio magistrado em atuação na Vara Criminal. Diante dessa situação, o advogado de Ingrid deverá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q64155 | Direito Administrativo, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

A Súmula 346 do Supremo Tribunal Federal ao estabelecer que “A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos”, trata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

568Q699405 | Não definido, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Assinale a resposta correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

569Q99342 | Legislação Estadual, Estatuto dos Servidores Públicos, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Relativamente ao Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q330724 | Segurança e Transporte, Agente Operacional, TJ SC, UFPR

Quando o condutor cometer, simultaneamente, duas ou mais infrações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

571Q100581 | Geografia, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

QUAL A NOVA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XXI?

A primeira década do século XXI foi especialmente, marcada por uma série de acontecimentos no cenário econômico, financeiro e geopolítico do planeta globalizado.

Com relação a estes fatos podemos assinalar que:

I - Os Estados Unidos, potência geopolítica, que se caracterizou no século XX por ter sempre um inimigo para vencer, como o comunismo da Guerra Fria, os países do Eixo do Mal e no limiar do novo século, os terroristas do 11 de setembro.

II - Hoje, os Estados Unidos tem de enfrentar a si próprio como maior inimigo, o enorme déficit fiscal, o rebaixamento de sua nota na escala de avaliação de crédito internacional, assim como a recessão econômica e o desemprego.

III - A crise financeira e a recessão econômica que se instalou no cenário mundial teve repercussão somente, nos países emergentes ou em desenvolvimento pois, são os que mais sofrem com o desemprego estrutural.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q428803 | Direito Constitucional, STF, Técnico Judiciário, TJ SC, UFPR

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contém uma das condições para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

573Q64064 | Direito Administrativo, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes do Estado de Santa Catarina serão punidos na forma da Lei nº 8.429/92, que se aplica em todos os níveis da federação.

Nesse contexto, o ato de improbidade administrativa tem natureza de ilícito: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q256073 | Português, Problemas da língua culta, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, TJ SC

Assinale a única alternativa em que a expressão porque deveria ter grafia diferente da apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q100010 | Direito Constitucional, Remédios constitucionais habeas data, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Nos termos da Constituição Federal, qual o instrumento jurídico posto à disposição da pessoa para lhe assegurar o conhecimento de informações sobre si, constantes de registros ou bancos de dados governamentais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q706597 | Direito Penal, Crimes contra a Fé Pública, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SC, IESES, 2019

Enzo, um particular que exerce a profissão de jornalista, resolve um dia se passar por Auditor Fiscal da Receita
Federal, e, assim se apresentando e portando uma carteira de couro preta com a estampa do brasão da
República, entra em um estabelecimento comercial e exige o exame dos livros contábeis, no que é atendido.
Analisa os livros, por curiosidade quanto aos ganhos da sociedade empresária, e vai embora. A conduta de Enzo
encontra adequação típica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

577Q101983 | História, A Guerra Fria a noção de bipolaridade, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

O pensador Raymond Aron definiu a Guerra Fria como um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Um período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética. Sobra a guerra Fria, leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale alternativa correta:

I. Em 1947, o presidente norte americano Harry Truman, num discurso no Congresso, afirmou que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação. A meta de Truman era combater o comunismo e a influência soviética, oficializando a Guerra Fria.

II. O Plano Marshall foi um programa de investimentos e de recuperação econômica para os países europeus em crise após a 2ª Guerra Mundial.

III. Criado pela China Comunista, o COMECON foi o organismo encarregado de conseguir a união dos principais partidos comunistas europeus, além de afastar da supremacia norte americana os países sob sua influência, gerando o bloco da "cortina de ferro".

IV. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi criada em abril de 1949, reunindo países da Europa Ocidental e os Estados Unidos numa aliança militar. Seu principal objetivo era fazer frente à União Soviética e a seus aliados da Europa Oriental.

V. A derrubada do Muro de Berlim, em 1989, pode ser considerada como um marco do final do período da Guerra Fria.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q255519 | Direito Processual Penal, Procedimento sumário, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

No processo Penal adota-se o procedimento comum sumário quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q428771 | Direito Constitucional, Ciência e Tecnologia, Juiz Federal Substituto, TJ SC, FCC

Considere as seguintes afirmativas:

I. O Sistema Nacional de Cultura fundamenta-se no Plano Nacional de Cultura e nas suas diretrizes, estabelecidas na política nacional de cultura, e regese, entre outros, pelos princípios da transversalidade das políticas culturais, da diversidade das expressões culturais e da formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões.

II. A assistência social é, nos termos da Constituição, direito de todos e dever do Estado, de acesso universal e igualitário, a ser prestada independentemente de contribuição à seguridade social.

III. O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - SNCTI, segundo expressa disposição constitucional, será organizado em regime de colaboração entre entes, tanto públicos quanto privados, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.

IV. É inconstitucional lei que proíba o ensino religioso como disciplina a ser ministrada nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q64065 | Direito Administrativo, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

João, Analista Administrativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no exercício da função, causou danos morais a Joana, parte autora em determinado processo judicial, cujos autos foram extraviados por culpa de João. Em razão de tais fatos, Joana obteve êxito em ação indenizatória aforada em face do Estado de Santa Catarina.

Na hipótese narrada, o poder público estadual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.