Início

Questões de Concursos TJ SC

Resolva questões de TJ SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q158097 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, FGV

Uma criança de quatro anos atendida numa clínica da família é encaminhada a um hospital infantil por um médico via SISREG (Sistema de Regulação de Vagas do SUS) para atendimento especializado. O médico solicita que sejam realizados avaliação social e encaminhamentos, além de exames e internação, por ter identificado um possível caso de violação de direitos da criança. O Serviço Social entra em contato com o médico que realizou o atendimento inicial de acolhimento, pois não identificou problemas na entrevista social. Este informa que suspeita de abuso sexual, mas não havia notificado aos órgãos protetivos de controle social, e, portanto, a cópia da ficha SINAN não havia chegado ao Serviço Social para os procedimentos devidos. A criança foi internada na unidade até avaliação do resultado dos exames clínicos, que diagnosticaram: sífilis, condiloma sexual anal e HIV.

Nesse caso, observa-se a necessidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q256661 | Direito Penal, Crimes Contra Administração Pública, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

O crime de condescendência criminosa materializa-se quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q481248 | Geografia, Agente Operacional, TJ SC, UFPR

Em relação aos limites de Santa Catarina, assinale a alternativa correta:

 I. Ao oriente, Santa Catarina limita-se com o Oceano Pacífico, e, ao ocidente, faz fronteira com a Argentina.

II. Ao ocidente, Santa Catarina faz fronteira com a Argentina, e, ao norte, limitase com o Paraná.

III. Ao noroeste, Santa Catarina faz fronteira com o Paraguai, e, ao sudoeste, com a Argentina.

IV. Ao sul, Santa Catarina limita-se com o Rio Grande do Sul, e, ao oriente, com o Oceano Atlântico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

924Q416493 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Juíz Estadual, TJ SC, TJ SC

Observadas as proposições abaixo, assinale a alternativa correta:

I. O juiz pode reconhecer de ofício prescrição ou decadência, mesmo quando esta for convencional.

II. Quando o ato ilícito deva ser apurado no juízo criminal, não corre prescrição antes da respectiva sentença definitiva, não sendo bastante para permitir a fluência do prazo mera sentença penal recorrível.

III. Ato extrajudicial do devedor de inequívoco reconhecimento da dívida interrompe a prescrição.

IV. A interrupção da prescrição é comum, aproveitando, em qualquer caso, a todos os credores ainda que somente um a tenha promovido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q102130 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

A respeito das funções do Estado e dos instrumentos de planejamento, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q234852 | Psicologia, Psicólogo, TJ SC, FGV

Sidney Shine no livro Avaliação Psicológica e Lei escreve que “A avaliação psicológica em contexto forense ou jurídico precisa ser reconhecida pelo que ela é: uma modalidade específica de avaliação com características intrínsecas ao seu objeto e objetivo”. Em comparação com a avaliação psicológica no contexto clínico, a especificidade da avaliação psicológica no contexto jurídico é determinada pelo (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q118387 | , Analista de Sistemas, TJ SC, FGV

Considerando duas tabelas relacionais R e S, tal que haja uma chave primária definida para cada uma delas e que a instância de R contenha um número maior de registros que a instância de S, analise os comandos SQL a seguir.

I.
select *
from r full outer join s on r.a = s.a


II.
select *
from r left outer join s on r.a = s.a
union select *
from r right outer join s on r.a = s.a


Sabendo-se que as instâncias de R e S não são vazias, é correto concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q158927 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Indique a alternativa que apresenta uma correlação INCORRETA:
>

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q159025 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Dos princípios e das diretrizes estabelecidos para a organização da assistência social estabelecidos pela Lei Orgânica de Assistência Social, assinale a alternativa correta.
I. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais, corresponde a um dos princípios da LOAS.
II. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis, corresponde a uma das diretrizes da LOAS.
III. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social, corresponde a um dos princípios da LOAS.
IV. Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade, corresponde a uma das diretrizes da LOAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q388163 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico Judiciário, TJ SC, UFPR

A crise econômica de 1929 e o descontentamento com as velhas estruturas eram grandes e suficientes para gerar instabilidade no Brasil. Sob esse clima tenso temos o governador mineiro que pronunciou a frase: "Façamos a revolução, antes que o povo a faça". Quem era o governador mineiro que disse essa frase e qual foi à revolução que aconteceu a partir desta constatação mineira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q102217 | , Analista Administrativo, TJ SC, FGV

As Parcerias Público-Privadas (PPP) são mecanismos de atuação conjunta do Estado com a iniciativa privada, que assumem formas variadas e permitem a flexibilização da ação do Estado em diversas áreas. Essa interação entre o setor público e a iniciativa privada pode ocorrer de diversas maneiras, determinadas por mecanismos e laços contratuais. Os problemas mais comuns nas PPP são provenientes da chamada relação Principal-Agente. Dentre esses problemas, é possível identificar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q559189 | Informática, Windows, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Assinale a alternativa que contém somente recursos de segurança que são verificados pela Central de Segurança do Windows XP:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q101205 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei n4320 1964, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

De acordo com a Lei Federal nº 4.320/1964, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q526942 | Direito Processual Civil, Partes e procuradores, Oficial de Justiça, TJ SC, UFPR

Assinale a alternativa correta. São sujeitos passivos na execução, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

935Q257388 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV

Em tema de poderes dos administradores públicos, é hipótese de regular emprego do poder de polícia o seguinte caso concreto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q149651 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Relacione a primeira coluna com a segunda, e após assinale a alternativa que corresponda à sequência correta:

(I) Peculato
(II) Concussão
(III) Corrupção Passiva
(IV) Prevaricação
(V) Tráfico de influência

( ) Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem

( ) Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida

( ) Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal

( ) Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função

( ) Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q255656 | Português, Morfologia Pronomes, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

A frase Se tu quiseres, posso te conseguir esses arquivos, que ficarão a teu dispor durante um mês, se dirigida a um juiz ou desembargador, deverá ser transcrita com a substituição dos termos sublinhados da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q481480 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

"Paisagem, o que é isto? É tudo aquilo que a vista alcança." - Milton Santos.

O território brasileiro devido à sua grande extensão norte-sul e leste-oeste, apresenta uma diversidade de paisagens naturais.

Sobre as paisagens naturais do Brasil e suas principais características, assinale as afirmativas corretas.

I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida.

II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas.

III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí.

IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q554225 | Informática, Excel, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Com relação aos conceitos e funcionalidades da "área de impressão" do Excel, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q234763 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Psicólogo, TJ SC, FGV

A triste história dos orfanatos romenos criados no regime comunista no país mostra de maneira dramática as consequências da privação social e afetiva no desenvolvimento físico e psicológico de bebês. Atualmente, no Brasil, a inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar tornou-se preferencial à institucionalização. Sobre a medida judicial de acolhimento familiar, é correto apontar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.