Início

Questões de Concursos TJ SP

Resolva questões de TJ SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q736356 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Juiz de Direito Substituto, TJ SP, VUNESP

Afirma-se corretamente em matéria de prisão cautelar, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q456473 | Direito Eleitoral, Partidos Políticos, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP

Sobre filiação partidária, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1023Q837918 | Redes de Computadores, SAN, Analista em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Sobre redes SAN (Storage Area Network), é correto que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q836665 | Engenharia de Software, UML, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

No diagrama de classes UML, uma diferença entre associações do tipo agregação e composição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q116286 | Informática , Árvores, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Uma árvore binária .................... é uma árvore binária na qual as alturas das duas subárvores de todo nó nunca diferem em mais de ................... -.

Assinale a alternativa que completa,correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q252339 | Direito Penal, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Com relação ao crime de uso de documento falso, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q204487 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Tendo sido reconhecida a revelia do réu, que deixou de contestar a ação no prazo legal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q176154 | Direito Constitucional, Finanças Públicas Orçamento, Contador, TJ SP, VUNESP

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1029Q693337 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. De uma maneira geral, os bens públicos são inalienáveis, enquanto conservarem sua qualificação, exceto os bens, observadas as exigências da lei,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q374460 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Uma frase escrita em conformidade com a norma-padrão da língua é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1031Q8669 | Direito Administrativo, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

A Administração Pública, em razão da recente emissão de uma certidão de dívida ativa contra um contribuinte, e porque se encontra na iminência de distribuição de uma ação de execução fiscal, envia solicitação ao Cartório de Registro de Imóveis de bloqueio da matrícula de imóvel do respectivo contribuinte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q420839 | Direito Civil, Direito Pessoal, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

É correto afirmar que, no Brasil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q202505 | Informática, Internet, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

“São pequenos arquivos que alguns sites colocam no disco rígido do seu computador quando você os visita pela primeira vez.”
O texto refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q459099 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Determinado policial militar disse de forma impositiva ao assaltante que acabou de prender em flagrante, com o intuito de se locupletar indevidamente, que somente muito dinheiro o faria "aliviar sua barra". Tal conduta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q175451 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Contador, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 02 a 08.

A ética da fila

SÃO PAULO - Escritórios da avenida Faria Lima, em São Paulo, estão contratando flanelinhas para estacionar os carros de seus profissionais nas ruas das imediações. O custo mensal fica bem abaixo do de um estacionamento regular. Imaginando que os guardadores não violem nenhuma lei nem regra de trânsito, utilizar seus serviços seria o equivalente de pagar alguém para ficar na fila em seu lugar. Isso é ético?
Como não resisto aos apelos do utilitarismo, não vejo grandes problemas nesse tipo de acerto. Ele não prejudica ninguém e deixa pelo menos duas pessoas mais felizes (quem evitou a espera e o sujeito que recebeu para ficar parado). Mas é claro que nem todo o mundo pensa assim.
Michael Sandel, em "O que o Dinheiro Não Compra", levanta bons argumentos contra a prática. Para o professor de Harvard, dublês de fila, ao forçar que o critério de distribuição de vagas deixe de ser a ordem de chegada para tornar-se monetário, acabam corrompendo as instituições.
Diferentes bens são repartidos segundo diferentes regras. Num leilão, o que vale é o maior lance, mas no cinema prepondera a fila. Universidades tendem a oferecer vagas com base no mérito, já prontos-socorros ordenam tudo pela gravidade. O problema com o dinheiro é que ele é eficiente demais. Sempre que entra por alguma fresta, logo se sobrepõe a critérios alternativos e o resultado final é uma sociedade na qual as diferenças entre ricos e pobres se tornam cada vez mais acentuadas.
Não discordo do diagnóstico, mas vejo dificuldades. Para começar, os argumentos de Sandel também recomendam a proibição da prostituição e da barriga de aluguel, por exemplo, que me parecem atividades legítimas. Mais importante, para opor-se à destruição de valores ocasionada pela monetização, em muitos casos é preciso eleger um padrão universal a ser preservado, o que exige a criação de uma espécie de moral oficial - e isso é para lá de problemático.
(Hélio Schwartsman, A ética da fila. Folha de S.Paulo, 28.04.2013)

Eu acredito na indignação. É dela e do espanto que _____ a vontade de construir um mundo que faça mais sentido, em que se possa viver sem matar ou morrer. Por isso, diante de um assassinato consumado em São Paulo por um adolescente a três dias de completar 18 anos, minha proposta é de nos indignarmos bastante. Não para aumentar o rigor da lei para adolescentes, mas para aumentar nosso rigor ao exigir que a lei seja ________ pelos que querem aumentar o rigor da lei. Se eu acreditasse por um segundo que aumentar os anos de internação ou reduzir a maioridade penal diminuiria a violência, ________ fazendo campanha neste momento.
(Eliane Brum, Pela ampliação da maioridade moral. http://revistaepoca.globo.com, 22.04.2013. Adaptado)
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q420825 | Direito Civil, União Estável, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

O reconhecimento da união estável como entidade familiar, configurada na convivência pública, contínua e duradoura,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q687104 | Administração Financeira e Orçamentária, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o preconizado pela Constituição Federal de 88, quando esta menciona, em seu art. 165, que leis de iniciativa do poder executivo estabelecerão os planos orçamentários. Neste caso, é correto afirmar que a Lei de Diretrizes Orçamentárias disporá, além do equilíbrio entre receitas e despesas, critérios e formas de limitações de empenho, sobre 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q420661 | Direito Civil, Empresário, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1039Q429369 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa que está em consonância com o texto da Constituição Federal Brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q683377 | Português, Interpretação de Textos, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Procuram-se especialistas em evitar fraudes
 A recente onda de escândalos de corrupção levou as empresas brasileiras a investir em uma área ainda pouco conhecida no mercado: o compliance. 
O profissional que atua nesse setor é responsável por receber denúncias, combater fraudes, realizar investigações internas e garantir que a companhia cumpra leis, acordos e regulamentos da sua área de atuação. Ele tem o papel importante de auxiliar a empresa a se proteger de eventuais problemas de corrupção. 
“Nos últimos anos, a área de compliance assumiu protagonismo nas empresas. É uma profissão com salários altos já que as pessoas com experiência ainda são escassas no mercado”, diz o advogado Thiago Jabor Pinheiro, 35. 
“Como não existem cursos de graduação específicos de compliance, o estudante que se interesse pela área pode direcionar seu curso para questões de auditoria, prevenção de fraude, direito administrativo e governança corporativa”, diz Pinheiro. 
Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil. “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado. 
Para Caroline Cadorin, diretora de uma consultoria, os candidatos precisam ter jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações. “Estamos falando de profissionais com forte conduta ética, honestidade e que buscam a promoção da transparência. Hoje as empresas estão cientes de seus papéis ativos no combate à corrupção, especialmente aquelas envolvidas em projetos de órgãos públicos. As companhias que mantêm departamentos de compliance são vistas como mais transparentes”, diz Cadorin. 
(Larissa Teixeira. Folha de S.Paulo, 28.09.2017. Adaptado)
O trecho destacado em – “Estamos falando de profissionais com forte conduta ética…” (último parágrafo) – está reescrito em conformidade com a norma-padrão na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.