Questões de Concursos TJ SP

Resolva questões de TJ SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q859674 | Português, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.

Amor é para gastar

    Na economia da vida, o maior desperdício é fazer poupança de amor. Prejuízo na certa. Amor é para gastar, mostrar, ostentar. O amor, aliás, é a mais saudável forma de ostentação que existe no mundo.
    Vai por mim, amar é luxo só. Triste de quem sente e esconde, de quem sente e fica no joguinho dramático, de quem sente e guarda a sete chaves. Sinto muito.
    Amor é da boca para fora. Amor é um escândalo que não se abafa. “Eu te amo” é para ser dito, desbocadamente. Guardar “eu te amo” é prejudicial à saúde.
    Na economia amorosa, só existe pagamento à vista, missa de corpo presente. O amor não se parcela, não admite suaves prestações.
    Não existe essa de amor só amanhã, como na placa do fiado do boteco. Amor é hoje, aqui, agora... Amor não se sonega, amor é tudo a declarar.

(Xico Sá, “Amor é para gastar”. Em: http://www.itatiaia.com.br)

A frase inicial do 2º parágrafo sintetiza o ponto de vista do autor: “Vai por mim, amar é luxo só.” Coerente com esse posicionamento, o autor reconhece que o amor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q4337 | Direito Constitucional, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa que contempla corretamente um direito do servidor ocupante de cargo público garantido expressamente pela Constituição Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q201740 | Direito Penal, Crimes contra a fé pública, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Nos termos do quanto determina o art. 293 do Código Penal, aquele que recebe de boa-fé selo destinado a controle tributário, descobre que se trata de papel falso e o restitui à circulação

I. comete crime de falsidade ideológica;

II. recebe a mesma pena daquele que falsificou o selo;

III. comete crime contra a fé pública.

Completa adequadamente a proposição o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q559191 | Informática, Arquivos, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2017

No sistema operacional Windows, em sua configuração padrão, os nomes de arquivos ou pastas seguem algumas regras, sobre as quais é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q450457 | Direito do Consumidor, Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta, no que concerne ao tema da oferta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q685663 | Contabilidade Geral, DRE, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Uma empresa de prestação de serviços em geral registrou receitas de vendas de R$ 1.500.000,00 no primeiro trimestre de 2018. Considerando que a empresa é optante pela tributação com base no lucro presumido, o valor do Imposto de Renda, acrescido de seu respectivo adicional de IR, equivale a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q460791 | Direito Penal, Do concurso de Pessoas, Juiz de Direito Substituto, TJ SP, VUNESP

A respeito do concurso de agentes, afirma-se corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q4331 | Direito Processual Civil, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Havendo falecimento da parte, durante o prazo de interposição de recurso de apelação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q682797 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Médico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Considere as afirmações e o respectivo valor lógico atribuído a cada uma delas.
I. Aldo é bravo ou Beto é tranquilo. Afirmação VERDADEIRA.
II. Carlos não é dorminhoco e Duda é ligeiro. Afirmação FALSA.
III. Beto é tranquilo e Enzo não é calado. Afirmação FALSA.
IV. Se Duda é ligeiro, então Enzo é calado. Afirmação FALSA.
A partir dessas informações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q203067 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Ao agente do crime de denunciação caluniosa (CP, art. 339), a pena é

I. aumentada, se ele se serve de anonimato;

II. aumentada, se ele se serve de nome suposto;

III. diminuída, se a imputação é de prática de contravenção.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q205666 | Matemática, Resolução de situações problema, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Em um laboratório, há 40 frascos contendo amostras de drogas distintas. Esses frascos estão numerados de 01 a 40, sendo que os frascos de numeração par estão posicionados na prateleira Q e os de numeração ímpar estão posicionados na prateleira R. Sabe-se que o volume, em cm3, de cada amostra é igual à soma dos algarismos do número de cada frasco.
Nessas condições, é correto afirmar que a quantidade de frascos cujas amostras têm mais de 8 cm3 é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q205589 | Direito Processual Penal Militar, Competência, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Quanto ao foro militar em tempo de paz, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q422033 | Direito Civil, Direito Pessoal, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

A declaração de nulidade do casamento importa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q49603 | Direito Penal, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

A respeito do crime de exploração de prestígio (art. 357 do CP), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q859693 | Direito Processual Civil, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Mariana estava voltando para casa com um carro dirigido por um motorista de aplicativo. No trajeto para casa, o carro capotou em uma curva e, como consequência, Mariana ficou internada por três semanas experimentando diversos gastos médicos. Buscando ressarcir seus gastos, Mariana propõe ação de indenização por danos materiais em face de Cleber, o motorista, alegando que ele foi imprudente e estava trafegando acima da velocidade permitida na via. A ação foi proposta perante a 5ª Vara Cível da Comarca de Santa Madalena, cujo Chefe de Secretaria era amigo íntimo de Cleber. No momento de produção de provas, o juiz nomeou perito para averiguar se Cleber estava trafegando ou não acima da velocidade permitida na via. Cleber nomeou assistente técnico para auxiliar na perícia. O assistente técnico, no entanto, era proprietário do imóvel que Mariana locava e autor da ação de despejo que estava em fase de recurso perante a 2ª Vara Cível da Comarca de Santa Madalena.

Diante da situação hipotética, Mariana poderá alegar que, em relação do processo de indenização,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q204902 | Direito Processual Civil, Dos Atos Processuais, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Reputa-se que a citação é válida quando feita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q49595 | Raciocínio Lógico, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

Uma negação lógica para a afirmação “Se Patrícia não é engenheira, então Maurício é empresário” está contida na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q49597 | Raciocínio Lógico, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

Considere a afirmação “Marta não atende ao público interno ou Jéssica cuida de processos administrativos”.

Uma afirmação equivalente à afirmação apresentada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q4312 | Informática, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Um escrevente está usando o programa Windows Explorer, que integra o Microsoft Windows XP em sua configuração padrão, para a visualização das pastas e arquivos de seu computador. Sabendo que a tela apresentada pelo programa é a que está reproduzida na figura a seguir, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

Questão Windows Explorer - Prova TJ SP
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.