Início

Questões de Concursos TJ SP

Resolva questões de TJ SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q174207 | , Contador, TJ SP, VUNESP

Além dos tributos, as entidades têm que observar as obrigações acessórias. Essas obrigações acessórias normalmente ficam a cargo da área tributária ou sob supervisão da Contabilidade Tributária. Entre as obrigações acessórias está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1802Q210842 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Sociedade aspectos demográficos e populacionais, Estatístico, TJ SP, VUNESP

Jornal francês faz críticas ao patrocínio da Beija-Flor

Como ocorre todos os anos, o carnaval carioca recebeu destaque na mídia francesa, mas, desta vez, menos pelos quesitos luxo e beleza na avenida e mais pela polêmica envolvendo o enredo da escola campeã, Beija-Flor. 
(O Globo, 21 fev.15. Disponível em: Adaptado)

A polêmica se instaurou devido à suspeita inicial de patrocínio da escola

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1803Q523171 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP

O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. Neste contexto, o relatório da Auditoria Interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1804Q202676 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Considere os seguintes crimes: peculato (CP, art. 312, caput), pena de reclusão de dois a doze anos e multa; prevaricação (CP, art. 319), pena de detenção de três meses a um ano e multa; comunicação falsa de crime ou contravenção (CP, art. 340), pena de detenção de um a seis meses ou multa.

Assinale a alternativa que, respectivamente, traz a espécie do rito procedimental adotado (CPP, art. 394 e Lei n.º 9.099/95, art. 61) para o processo e julgamento de cada um dos três crimes citados. Considere que os crimes serão isoladamente processados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1805Q259013 | Português, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Para responder às questões de números 02 a 10, leia o texto.

O casamento infeliz da corrupção com cumplicidade e a resultante crise de autoridade na vida pública (com reflexos em toda sociedade, inclusive na família) trazem à tona a questão da moralidade. (Não estou usando, de propósito, a palavra ética: a pobre anda humilhada demais.) Não se confunda moralidade com moralismo, que é filho da hipocrisia. Moralidade faz parte da decência humana fundamental. Dispensa teorias, mas é a base de qualquer convívio e ordem social. Embora não necessariamente escrita, está contida também nas leis tão mal cumpridas do país. Todos a conhecem em seus traços mais largos, alguns a praticam. Moralidade é compostura. É exercer autoridade externa fundamentada em autoridade moral. É fiscalizar rigorosamente o cumprimento das leis sem ser policialesco. É respeitar as regras sem ser uma alma subalterna. Moralidade pode ser difícil num país onde o desregramento impera. Exige grande coragem dizer não quando a tentação (de roubar, de enganar, ou de compactuar com tudo isso) nos assedia de todos os lados, também de cima. Num governo, é o oposto de assistencialismo, que dá alguns trocados aos despossuídos, em lugar de emprego e educação, que lhes devolveriam a dignidade. É lutar pelo bem comum, perseguindo e escancarando a verdade mesmo que contrarie grandes e vários interesses.

(Lya Luft, Veja, 20.09.2006)

Exige grande coragem dizer não quando a tentação (de roubar, de enganar, ou de compactuar com tudo isso) nos assedia de todos os lados... Na frase, a referência do discurso é a 1.ª pessoa do plural, o que se confirma pelo emprego do pronome nos. Alterando-se essa referência para a 3.ª pessoa do plural, em norma culta, obtémse: Exige grande coragem dizer não quando a tentação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1806Q203221 | Legislação Estadual, Estatuto dos Funcionários Públicos, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

A respeito das penas disciplinares e de sua aplicação, é correto afirmar, à luz do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1807Q116699 | Português, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

TJSP e Correios ratificam contrato de postagem digital V-Post

Em busca de encurtar os prazos de cumprimento, proporcionar agilidade e controle virtual na tramitação dos dados, o Tribunal de Justiça de São Paulo firmou um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implantação do AR digital V-Post, um tipo de citação e intimação por carta totalmente virtual. Com a nova ferramenta, o TJSP ganha mais rapidez no envio das informações, além da economia de recursos com papel, envelopes, impressão e de pessoal.
Antes do V-Post, o cartorário emitia a carta de citação e intimação pelo sistema informatizado, providenciava a impressão e a assinatura manual. Na sequência, a carta era envelopada, colada e entregue ao setor administrativo para remessa aos Correios.
Com o V-Post, basta que o juiz assine digitalmente o despacho que determina a citação ou intimação por carta para que o sistema do Tribunal emita e envie automaticamente a carta virtual ao sistema dos Correios. Lá, ela será impressa e entregue ao carteiro. Após a entrega da carta, o comprovante será digitalizado pelos Correios e retornará virtualmente ao Tribunal, juntado eletronicamente ao processo para análise do cartório.
José Furian Filho, vice-presidente de Negócios da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, explicou um pouco sobre o serviço e os benefícios que a parceria traz para o Tribunal. Trata-se de uma saudável parceria entre os Correios e o TJSP, destinada à modernização tecnológica do Poder Judiciário. Todo o ciclo se processa através da tecnologia da informação, garantindo a segurança e a confidencialidade das informações. V-post, batizado assim, é um serviço vitorioso e implementado em outros Estados mediante parceria com outros tribunais. Trará, com certeza, vários benefícios para o TJSP, tais como solução digital completa, relacionamento com um único fornecedor, garantia de segurança e confidencialidade, redução de custos dos cartórios e melhor aproveitamento dos recursos existentes, disse.
Feliz pela parceria celebrada com os Correios, o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, falou que a ferramenta permite um melhor aproveitamento da tecnologia voltada aos interesses do cidadão. Com essa parceria, os procedimentos se tornam muito mais céleres e fáceis. É a modernidade chegando. Nós tínhamos um modelo arcaico que demandava um período longo. Com o AR digital V-Post, conseguiremos efetivamente cumprir com rapidez essa etapa processual, que é uma etapa difícil e complicada. Essa parceria traz um novo alento para o Tribunal e a melhora dos nossos serviços.

(Disponível em http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/ Noticias/Noticia.aspx?Id=15379. Acesso em 22.08.2012. Com cortes)

Considere:

I. Antes do V-Post, o cartorário emitia a carta de citação e intimação pelo sistema informatizado, providenciava a impressão e a assinatura manual.
II. Após a entrega da carta, o comprovante será digitalizado pelos Correios e retornará virtualmente ao Tribunal, juntado eletronicamente ao processo para análise do cartório.
III. Com a nova ferramenta, o TJSP ganha mais rapidez no envio das informações, além da economia de recursos com papel, envelopes, impressão e de pessoal.
IV. Com o AR digital V-Post, conseguiremos efetivamente cumprir com rapidez essa etapa processual, que é uma etapa difícil e complicada.

Há sentido temporal apenas nos destaques de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1808Q173336 | Auditoria, Trabalho de Asseguração, Contador, TJ SP, VUNESP

É responsabilidade do auditor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1809Q447291 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Conceder-se-á mandado de injunção sempre que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1810Q686149 | Legislação Estadual, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

A respeito do controle especial dos adiantamentos previsto na Lei Estadual n°10.320/68, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1811Q735309 | Direito Processual Penal, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP

A confissão do acusado no processo penal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1812Q442734 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Advogado, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre a advocacia pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1813Q177119 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Contador, TJ SP, VUNESP

A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1814Q203495 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde Programas sociais combate às drogas e doenças, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), da ONU (Organização das Nações Unidas), apoia as medidas recentemente adotadas pelo governo brasileiro para restringir o uso de remédios para (...).
A organização, no entanto, não se posiciona sobre a proposta da Anvisa
(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de banir do mercado brasileiro esses medicamentos. A proposta da Anvisa está em discussão e gerou uma reação forte da comunidade médica, favorável a restrições mas contrária à retirada dos produtos do mercado. De acordo com a Anvisa, estudos apontam que o consumo desses medicamentos aumenta o risco de problemas cardíacos.
(noticias.r7.com, 02.03.20 l1. Adaptado)

Os remédios a que se refere o texto têm como finalidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1815Q691191 | Legislação Estadual, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Considerando o disposto na Lei de Processo Administrativo, no âmbito da Administração Pública Estadual (Lei Estadual n° 10.177/1998), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1816Q807163 | Legislação Federal, Lei 11107 2005, Advogado, TJ SP, VUNESP

Nos termos da Lei n.º 11.107/2005, o Consórcio Público

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1817Q732950 | Direito Processual Penal, Prova, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Se por ocasião do interrogatório o acusado indica seu defensor (advogado), o qual não traz por escrito o instrumento de mandato (procuração),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1818Q461103 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP

À luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1819Q203324 | Direito Processual Penal, Das Provas, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Considere o tratamento atual dado pelo CPP ao registro audiovisual dos depoimentos realizados em audiência.
Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1820Q692048 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Determinado município, seguindo o limite que determina a Lei Complementar Federal n° 101/2000, calculou, hipoteticamente, num determinado período de apuração, uma despesa total com pessoal da ordem de R$ 900.000,00. Sabendo que o valor total de despesa com pessoal está no limite estabelecido pela Lei Complementar, assinale a alternativa que contenha o valor total da receita corrente líquida, base para a referida apuração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.