Início

Questões de Concursos TJ SP

Resolva questões de TJ SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2341Q1080843 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que está em conformidade com o disposto na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2342Q1041676 | Direito Processual Penal, Procedimento Comum Sumaríssimo, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

A Lei n.º 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais Criminais, determina, com relação aos atos processuais, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2343Q886302 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Simulado, TJ SP, VUNESP, 2024

Considere as afirmações:
I. Se Milena é delegada, então Clayton é treinador.
II. Se Tango é justiceiro, então Clayton não é treinador.
III. Se Diana é princesa, então Bela é vampira.
IV. Se Bela é vampira, então Tango é justiceiro.
V. Diana é princesa.

A partir dessas afirmações, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2344Q1039295 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Escrevente, TJ SP, VUNESP, 2023

Texto associado.
Considere a seguinte mensagem de correio eletrônico, criada usando o Microsoft Outlook 365, em sua configuração padrão, de usuários que estão todos na mesma empresa e usando seus e-emails corporativos, que foi enviada e recebida com sucesso, para a questão.

De: João
Para: Ricardo
Cc: Fabio
Cco: Pedro
Assunto: Reunião em 20 minutos
Ricardo, ao receber a mensagem, clicou no botão Responder a Todos e propôs uma alteração para que a reunião fosse atrasada em 1 hora. Todos os usuários que receberam a mensagem de Ricardo aceitaram a proposta.

Assinale a alternativa com o usuário que não recebeu a mensagem de Ricardo e, portanto, não sabia do atraso da reunião.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2345Q886277 | Português, Análise sintática, Simulado, TJ SP, VUNESP, 2024

Analise a função sintática da expressão sublinhada em “No fundo da alma de todo o repórter há sempre um poeta. Exerce a mesma função sintática a expressão sublinhada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2346Q1041687 | Legislação dos Tribunais de Justiça TJs, Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Na hipótese de os processos correrem em segredo de justiça, de acordo com o disposto nas Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o seu exame em cartório será restrito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2347Q1027773 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Escrevente Técnico Judiciário reaplicação, TJ SP, VUNESP, 2024

O padrão lógico de formação de uma sequência de números inteiros, cujo primeiro elemento é um inteiro aleatório, é definido por uma regra específica, aplicada a todos os seus termos, para a determinação do termo seguinte. Essa regra estabelece, conforme sua satisfação ou violação, qual operação deve ser realizada no termo atual para determinar o termo seguinte.
Os primeiros 11 termos de uma sequência, que possui 21 termos e que segue esse padrão, são:
400002, 66667, 66666, 11111, 11110, 11109, 11108, 11107, 11106, 1851, 1850, …

Nessa sequência, a diferença entre o antepenúltimo e o último termos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2348Q1041677 | Direito Processual Civil, Dos Atos Processuais, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2349Q1054356 | Psicologia, Legislação de Psicologia, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Resolução CFP no 09, de 18 de julho de 2024, que regulamenta o exercício profissional da Psicologia, mediado por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2350Q1039288 | Legislação Estadual, Lei N 10 261, Escrevente, TJ SP, VUNESP, 2023

Considere que Isaías é servidor público e teve contra si aplicada pena disciplinar. Inconformado com a decisão, decide interpor recurso. Com base na situação hipotética e no disposto na Lei nº 10.261/68, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2351Q1054476 | Direito da Criança e do Adolescente, Medidas Socioeducativas, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Coerentemente, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2352Q1041678 | Direito Processual Civil, Dos Auxiliares de Justiça, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Leia os itens a seguir.
I. Ao receber a petição inicial, o escrivão a autuará, mencionando o juízo, a natureza do feito, o número de seu registro, os nomes das partes e a data do seu início.
II. O escrivão numerará e rubricará todas as folhas dos autos, procedendo da mesma forma quanto aos suplementares.
III. É vedado às partes, aos peritos e às testemunhas rubricar as folhas correspondentes aos atos em que intervieram.
IV. Os termos de juntada, de vista, de conclusão e outros semelhantes constarão de notas datadas e rubricadas pelo escrivão.
Estão corretos apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2353Q886289 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Simulado, TJ SP, VUNESP, 2024

Novo primeiro-ministro britânico anuncia fim de plano de expulsar migrantes para Ruanda Líder trabalhista propõe combater as máfias que sustentam essas chegadase criar um novo comando de segurança de fronteira de elite.

Como prometido durante a campanha, o novo primeiro-ministro britânico, anunciou neste sábado sua intenção de abandonar de vez o plano do governo anterior, conservador, de enviar migrantes que chegam ao país em situação irregular para Ruanda.

Quem foi eleito como novo primeiroministro britânico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2354Q886294 | Raciocínio Lógico, Simulado, TJ SP, VUNESP, 2024

João Guilherme quer dividir uma quantidade de camisetas de times com seus colegas de classe. Se der 2 camisetas a cada colega, ficará ainda com 6 camisetas. Se distribuir 3 camisetas para cada colega precisará de mais 1 camiseta. Quantas são as camisetas de João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2355Q1054314 | Direito da Criança e do Adolescente, Adoção, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Em se tratando do exercício profissional nos casos de adoção, o assistente social intervém diretamente nessa processualidade. Atua junto às famílias de origem, com as crianças/adolescentes, nos processos para a tentativa de reintegração familiar e/ou destituição do poder familiar, nos processos de avaliação e preparo dos pretendentes e, diretamente, nos processos de adoção.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – art.46, § 4º), a fase do estágio de convivência com a criança ou adolescente, que precede a adoção, é acompanhada pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2356Q1054315 | Direito da Criança e do Adolescente, Ato Infracional, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

A regulamentação da execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, assim como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, são previstos na Lei nº12.594/2012. O SINASE é coordenado pela União e integrado pelos sistemas estaduais, distrital e municipais, responsáveis pela implementação dos seus respectivos programas de atendimento a adolescente.

Conforme determina a citada Lei (art.12), a composição da equipe técnica do programa de atendimento deverá ser interdisciplinar, compreendendo, no mínimo, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, de acordo com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2357Q1041623 | Direito Penal, Crimes contra a Fé Pública, Interior, TJ SP, VUNESP

A ação incriminada no art. 293 do Código Penal é a de falsificar papéis públicos. Diante dessa afirmativa, pergunta-se: como, nos termos da lei, essa falsificação pode ser feita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2358Q1054480 | Direito da Criança e do Adolescente, Guarda, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que a colocação em família substituta se dará
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2359Q1041688 | Legislação dos Tribunais de Justiça TJs, Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Nos termos do que está consignado expressamente nas Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, os documentos desentranhados dos autos poderão ser substituídos por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2360Q1033032 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Simulado 2, TJ SP, 2024

Considere as seguintes premissas:

P1: Nenhum cão é lobo
P2: Rex é um cachorro
P3: Todos os cachorros são lobos

Então, uma conclusão tal que o argumento seja válido e que cada premissa seja necessária à conclusão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.