Questões de Concursos TJ SP

Resolva questões de TJ SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

601Q177240 | , Contador, TJ SP, VUNESP

Planejamento Tributário tem por finalidade proporcionar à entidade uma redução da carga tributária dentro da legalidade. Essa iniciativa é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q444540 | Direito Constitucional, Disposições Constitucionais Gerais, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

O artigo 236 da Constituição Federal de 1988 estabelece que os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público. O princípio do exercício privado da delegação está presente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q203183 | Português, Interpretação de Textos, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

Um pé de milho

Aconteceu que no meu quintal, em um monte de terra trazido pelo jardineiro, nasceu alguma coisa que podia ser um pé de capim – mas descobri que era um pé de milho. Transplantei-o para o exíguo canteiro na frente da casa. Secaram as pequenas folhas, pensei que fosse morrer. Mas ele reagiu. Quando estava do tamanho de um palmo, veio um amigo e declarou desdenhosamente que na verdade aquilo era capim. Quando estava com dois palmos veio outro amigo e afirmou que era cana.

Sou um ignorante, um pobre homem da cidade. Mas eu tinha razão. Ele cresceu, está com dois metros, lança as suas folhas além do muro – e é um esplêndido pé de milho. Já viu o leitor um pé de milho? Eu nunca tinha visto. Tinha visto centenas de milharais – mas é diferente. Um pé de milho sozinho, em um anteiro, espremido, junto do portão,numa esquina de rua – não é um número numa lavoura, é um ser vivo e independente. Suas raízes roxas se agarra mao chão e suas folhas longas e verdes nunca estão imóveis.

Anteontem aconteceu o que era inevitável, mas que nos encantou como se fosse inesperado: meu pé de milho pendoou. Há muitas flores belas no mundo, e a flor do meu pé de milho não será a mais linda. Mas aquele pendão firme, vertical, beijado pelo vento do mar, veio enriquecer nosso canteirinho vulgar com uma força e uma alegria que fazem bem.É alguma coisa de vivo que se afirma com ímpeto e certeza. Meu pé de milho é um belo gesto da terra. E eu não sou mais um medíocre homem que vive atrás de uma chata máquina de escrever: sou um rico lavrador da Rua Júlio de Castilhos.

(Rubem Braga. 200 crônicas escolhidas, 2001. Adaptado)

Pela descrição feita no texto, é correto afirmar que o pé de milho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q200887 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Considere a seguinte fórmula digitada na célula A1 de uma planilha do MS-Excel XP, em sua configuração original.

=SE(E(B$2>12;$C3>8);"Urgência";"Normal")

Ao se copiar a fórmula para a célula B1, tem-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q837863 | Matemática, Álgebra, Analista em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Uma Central de Vendas tem um número fixo de funcionários e uma meta diária de vendas de pacotes de serviços. Essa meta é atingida se cada funcionário vender 3 pacotes de serviço por hora. Cada funcionário trabalha invariavelmente 5 horas por dia e podem chegar em qualquer horário entre 10h e 15h. Em certo dia, às 17h, havia 18 funcionários trabalhando, de maneira que 12 deles trabalhariam por mais 1 hora e os outros 6 trabalhariam por mais 3 horas. Também foi confirmado que alguns funcionários não foram trabalhar nesse dia e para que a meta diária da Central fosse atingida, cada um desses 18 funcionários, que até então estavam cumprindo com sua meta horária pessoal, deveriam passar a vender 5 pacotes por hora. O número de funcionários ausentes nesse dia foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q203046 | Conhecimentos Específicos, Legislação dos Tribunais de Justiça, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Com base nas Normas da Corregedoria Geral da Justiça, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q204636 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Marta confeccionou três cartões em papel cartolina e carimbou figuras em somente uma das faces de cada cartão. Ao encontrar um de seus amigos, Marta informou-lhe que todo cartão de cor amarela tinha carimbada, em uma das faces, uma figura em tinta na cor azul. Após dizer isso, ela mostrou a esse amigo três cartões: o primeiro cartão, de cor amarela, continha uma figura carimbada em tinta na cor azul; o segundo cartão, de cor vermelha, continha uma figura carimbada em tinta na cor preta; o terceiro cartão, na cor branca, continha uma figura carimbada em tinta na cor azul.
Com base no que foi apresentado, pode-se afirmar corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q204713 | Direito Processual Penal, Procedimento ordinário, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa em que consta aspecto que diferencia o procedimento comum ordinário do procedimento comum sumário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q836608 | Engenharia de Software, Outros modelos de Processo de Software, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

O modelo de desenvolvimento de software RAD (Rapid Application Development) conta com uma fase de Modelagem, que compreende a modelagem de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q201986 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

É correto afirmar que a Constituição Federal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q260363 | Direito Administrativo, Estatuto dos Funcionários Públicos, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

O acusado em processo administrativo, consoante o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q457240 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Limitada, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ SP, VUNESP

Sobre a sociedade de responsabilidade limitada, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

613Q176238 | Português, Colocação Pronominal, Contador, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 11 a 17.

O que é ler?

Começo distraidamente a ler um livro. Contribuo com alguns pensamentos, julgo entender o que está escrito porque conheço a língua e as coisas indicadas pelas palavras, assim como sei identificar as experiências ali relatadas. Escritor e leitor possuem o mesmo repertório disponível de palavras, coisas, fatos, experiências, depositados pela cultura instituída e sedimentados no mundo de ambos.
De repente, porém, algumas palavras me pegam. Insensivelmente, o escritor as desviou de seu sentido comum e costumeiro e elas me arrastam, como num turbilhão, para um sentido novo, que alcanço apenas graças a elas. O escritor me invade, passo a pensar de dentro dele e não apenas com ele, ele se pensa em mim ao falar em mim com palavras cujo sentido ele fez mudar. O livro que eu parecia soberanamente dominar apossa-se de mim, interpela-me, arrasta-me para o que eu não sabia, para o novo. O escritor não convida quem o lê a reencontrar o que já sabia, mas toca nas significações existentes para torná-las destoantes, estranhas, e para conquistar, por virtude dessa estranheza, uma nova harmonia que se aposse do leitor.
Ler, escreve Merleau-Ponty, é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, é uma reflexão em outrem, que enriquece nossos próprios pensamentos. Por isso, prossegue Merleau-Ponty, começo a compreender uma filosofia deslizando para dentro dela, na maneira de existir de seu pensamento, isto é, em seu discurso.
(Marilena Chauí, Prefácio. Em: Jairo Marçal, Antologia de Textos Filosóficos. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q116604 | Engenharia de Software , UML, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Considere o seguinte diagrama de classes da UML.

Imagem 022.jpg

O diagrama representa uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q256380 | Português, Crase, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

O texto a seguir é base para as questões de números 15 a 19.
Como a tão malbaratada palavra "ética", muito vocábulo perde seu sentido quando envereda por trilhas falsas. "Ética" designava comportamento, ou conjunto de regras, em geral não escritas, que ditavam esse comportamento. Vivia-se a ética nos tribunais, entre parlamentares, entre países amigos ou adversários, e também nas relações cotidianas entre pessoas. O termo devia ser comum entre nós, como água e pão. Comportamentos éticos ou não éticos configuram nosso dia-a-dia na rua, na praia, no trabalho, a começar pela família onde aprendemos alguns conceitos talvez nunca verbalizados, mas introjetados, que passam a fazer parte de nós.
(Lya Luft. Veja, 30.11.2005)

Assinale a frase correta quanto à regência e à crase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q202240 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Imagine que, por erro, um cidadão entrega a um funcionário público determinada quantia em dinheiro. O funcionário, ciente de tal circunstância, não devolve o dinheiro ao cidadão, não informa o ocorrido aos seus superiores e, finalmente, apropria-se do dinheiro.
Diante disso, é correto afirmar que o funcionário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q418306 | Direito Civil, Liquidação da Herança, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

No tema relativo ao instituto da colação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q8712 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

No que concerne à lavratura de escritura pública de divórcio consensual, deverá o Tabelião de Notas exigir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q837911 | Sistemas Operacionais, Virtualização, Analista em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Comparando-se os diferentes modelos de virtualização, a principal dificuldade na adoção da paravirtualização é a necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q2331 | Direito Administrativo, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

O exercício estatal de provimento de cargos e movimentação de funcionários, as autorizações e permissões constituem modalidade de atos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.