Questões de Concursos TJ SP

Resolva questões de TJ SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

961Q204261 | Direito Penal, Crimes contra a fé pública, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Configura crime de falsidade ideológica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q230903 | Psicologia, Psicólogo, TJ SP, VUNESP

Shine (2003) discute a posição do psicólogo no jogo de for- ças envolvido em processos de avaliação para determinação da guarda. O autor retoma as indicações de Bleger e aponta que também é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q633865 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Judiciário, TJ SP, VUNESP

Os Diagramas de Rede representam uma importante ferramenta no gerenciamento de projetos. Assinale a alternativa que contém apenas métodos de Diagramas de Rede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q8729 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

Como devem ser elaborados os índices dos respectivos livros pelo Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q117056 | Raciocínio Lógico, Negações das proposições e, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Se uma pessoa corre e escorrega,então ela não ganha velocidade. A afirmação que corresponde à negação dessa afirmação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q559183 | Informática, HTTP, Auxiliar de Saúde Judiciário, TJ SP, VUNESP

De acordo com a norma RFC 1738, o protocolo do URL http://www.vunesp.com.br/tjsp1204/ é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q418181 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP, 2017

Mediante contrato escrito, José efetua a venda de imóvel a Maria. Embora consumado o negócio, Maria desiste da compra depois de noventa dias. O corretor Antônio exige de José o pagamento de remuneração pelo trabalho de mediação.

A respeito do caso hipotético, é correto afirmar que a remuneração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

968Q119194 | Engenharia de Software , UML, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Considere as seguintes informações sobre diagramas de classes e diagramas de objetos da UML, utilizados na modelagem orientada a objetos.

I. Um diagrama de objetos possui apenas dois comparti- mentos (nome e atributos).

II. Um diagrama de classes possui três compartimentos (nome, atributos e operações).

III. O formato para o nome de um objeto é nome-objeto: nome- -classe.

Sobre as afirmações, está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q175018 | Português, Contador, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 02 a 08.

A ética da fila

SÃO PAULO Escritórios da avenida Faria Lima, em São Paulo, estão contratando flanelinhas para estacionar os carros de seus profissionais nas ruas das imediações. O custo mensal fica bem abaixo do de um estacionamento regular. Imaginando que os guardadores não violem nenhuma lei nem regra de trânsito, utilizar seus serviços seria o equivalente de pagar alguém para ficar na fila em seu lugar. Isso é ético?
Como não resisto aos apelos do utilitarismo, não vejo grandes problemas nesse tipo de acerto. Ele não prejudica ninguém e deixa pelo menos duas pessoas mais felizes (quem evitou a espera e o sujeito que recebeu para ficar parado). Mas é claro que nem todo o mundo pensa assim.
Michael Sandel, em O que o Dinheiro Não Compra, levanta bons argumentos contra a prática. Para o professor de Harvard, dublês de fila, ao forçar que o critério de distribuição de vagas deixe de ser a ordem de chegada para tornar-se monetário, acabam corrompendo as instituições.
Diferentes bens são repartidos segundo diferentes regras. Num leilão, o que vale é o maior lance, mas no cinema prepondera a fila. Universidades tendem a oferecer vagas com base no mérito, já prontos-socorros ordenam tudo pela gravidade. O problema com o dinheiro é que ele é eficiente demais. Sempre que entra por alguma fresta, logo se sobrepõe a critérios alternativos e o resultado final é uma sociedade na qual as diferenças entre ricos e pobres se tornam cada vez mais acentuadas.
Não discordo do diagnóstico, mas vejo dificuldades. Para começar, os argumentos de Sandel também recomendam a proibição da prostituição e da barriga de aluguel, por exemplo, que me parecem atividades legítimas. Mais importante, para opor-se à destruição de valores ocasionada pela monetização, em muitos casos é preciso eleger um padrão universal a ser preservado, o que exige a criação de uma espécie de moral oficial e isso é para lá de problemático.
(Hélio Schwartsman, A ética da fila. Folha de S.Paulo, 28.04.2013)

Em sua argumentação, Hélio Schwartsman revela-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q8668 | Direito Administrativo, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

Em relação ao regime jurídico-administrativo, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

971Q8683 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

Com relação às formas de controle de constitucionalidade, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q690174 | Probabilidade e Estatística, Cálculo de Probabilidades, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Em uma eleição, sabe-se que 40% dos eleitores são favoráveis ao candidato X e o restante ao candidato Y. Extraindo uma amostra aleatória, com reposição, de tamanho 3 da população de eleitores, obtém-se que a probabilidade de que no máximo 1 eleitor da amostra seja favorável ao candidato X é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q806429 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Agente de Fiscalização Judiciária, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, as expressões suprimidas do texto do art. 5º da Lei n.º 8.429/92. Ocorrendo lesão ao patrimônio público por___________, ____________, do____________, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q682039 | Português, Interpretação de Textos, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
O próximo governo não encontrará um ambiente econômico internacional sereno. Dúvidas sobre a continuidade do crescimento do Produto Interno Bruto global, juros em alta nos EUA, riscos de conflitos comerciais e de queda do fluxo de capitais para países emergentes são apenas alguns dos itens de um cardápio de problemas potenciais. Tudo indica, assim, que o governo brasileiro terá de lidar de pronto com as fragilidades domésticas, em especial o rombo das contas públicas. Não tardará até que investidores hoje aparentemente otimistas comecem a cobrar resultados concretos. As projeções para o avanço do PIB mundial têm sido reduzidas nos últimos meses. O Fundo Monetário Internacional cortou sua previsão para 2018 e 2019 em 0,2 ponto percentual – 3,7% em ambos os anos – e apontou um cenário de menor sincronia entre os principais motores regionais. Se até o início deste ano EUA, Europa e China davam sinais de vigor, agora acumulam-se decepções nos dois últimos casos. Mesmo com juros ainda perto de zero, a zona do euro não deverá crescer mais que 1,5% neste ano. Há crescente insegurança no âmbito político, neste momento centrada na Itália e seu governo de direita populista, que propõe expansão do déficit de um setor público já endividado em excesso. Não é animador que a Comissão Europeia tenha tomado a decisão inédita de rejeitar a proposta orçamentária da administração italiana. Embora o país ainda conserve o selo de bom pagador, os juros cobrados no mercado para financiar sua dívida dispararam. Quanto à China, sua economia mostra menos vigor, e as autoridades precisam tomar decisões difíceis entre conter as dívidas já exageradas e estimular o crescimento. O risco de escalada nos conflitos comerciais também é concreto, dado que o governo americano ameaça impor uma terceira rodada de tarifas, desta vez sobre os US$ 270 bilhões em vendas anuais chinesas que ainda não foram taxadas. Nos EUA, a alta dos juros, num contexto de emprego elevado e inflação perto da meta, já leva parte do mercado a temer uma desaceleração abrupta do PIB em 2019. A vantagem do Brasil, hoje, é que há ampla ociosidade nas empresas, baixa inflação e, portanto, espaço para uma retomada mais forte.
 (Editorial. Folha de S.Paulo, 01.11.2018. Adaptado)
O editorial aponta como elementos que fragilizam a economia dos países:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q835639 | Programação, Plataforma Java, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

No conjunto de instruções do bytecode Java, executado na JVM (Java Virtual Machine), o mnemônico if_icmpne representa uma instrução que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q256843 | Português, Flexão de Número, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Para responder às questões de números 01 a 06, leia o texto.

Ronald Golias
Paulista de São Carlos, filho de marceneiro, Ronald Golias fez de tudo para sobreviver: foi ajudante de alfaiate, funileiro e aqualouco, entre outros bicos. Mas nunca perdeu de vista a idéia de cumprir aquela que dizia ser sua missão: fazer humor. Sucesso primeiro no rádio e depois na televisão - em que imortalizou o espertalhão Bronco, de A Família Trapo -, Golias foi um dos mestres de uma comédia muito brasileira, mas que, com sua morte, fica ainda mais perto da extinção: um casamento de humor circense com non-sense, capaz de se adaptar igualmente bem à rapidez dos esquetes televisivos ou ao ritmo do cinema.
(Veja, 28.12.2005)

Considerando-se os termos – missão, espertalhão, extinção – o único que faz o plural de modo distinto do plural dessas palavras é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q177750 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Contador, TJ SP, VUNESP

As receitas de operações de crédito; de alienação de bens móveis e imóveis; e de amortização de empréstimos concedidos serão classificadas como receitas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q179465 | Raciocínio Lógico, Contador, TJ SP, VUNESP

Passeando na vila, Alberto encontrou três habitantes e sabia que apenas um deles era médico, mas não sabia qual. Esses três habitantes, identificados por A, B e C, fizeram as seguintes afirmações:

A: "Olá, eu sou o médico da vila."
B: "Olá, eu não sou o médico da vila."
C: "Olá, no máximo um de nós sempre fala a verdade."

A partir dessas afirmações, Alberto concluiu corretamente que o médico pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q690750 | Gestão de Projetos, Administrador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Ao se combinar a força competitiva de um produto/serviço com o nível de atratividade de um mercado, utilizandose da Matriz GE/McKinsey, e, sendo ambos de nível alto, que atitude deve ser tomada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q688753 | Português, Verbo, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
O próximo governo não encontrará um ambiente econômico internacional sereno. Dúvidas sobre a continuidade do crescimento do Produto Interno Bruto global, juros em alta nos EUA, riscos de conflitos comerciais e de queda do fluxo de capitais para países emergentes são apenas alguns dos itens de um cardápio de problemas potenciais. Tudo indica, assim, que o governo brasileiro terá de lidar de pronto com as fragilidades domésticas, em especial o rombo das contas públicas. Não tardará até que investidores hoje aparentemente otimistas comecem a cobrar resultados concretos. As projeções para o avanço do PIB mundial têm sido reduzidas nos últimos meses. O Fundo Monetário Internacional cortou sua previsão para 2018 e 2019 em 0,2 ponto percentual – 3,7% em ambos os anos – e apontou um cenário de menor sincronia entre os principais motores regionais. Se até o início deste ano EUA, Europa e China davam sinais de vigor, agora acumulam-se decepções nos dois últimos casos. Mesmo com juros ainda perto de zero, a zona do euro não deverá crescer mais que 1,5% neste ano. Há crescente insegurança no âmbito político, neste momento centrada na Itália e seu governo de direita populista, que propõe expansão do déficit de um setor público já endividado em excesso. Não é animador que a Comissão Europeia tenha tomado a decisão inédita de rejeitar a proposta orçamentária da administração italiana. Embora o país ainda conserve o selo de bom pagador, os juros cobrados no mercado para financiar sua dívida dispararam. Quanto à China, sua economia mostra menos vigor, e as autoridades precisam tomar decisões difíceis entre conter as dívidas já exageradas e estimular o crescimento. O risco de escalada nos conflitos comerciais também é concreto, dado que o governo americano ameaça impor uma terceira rodada de tarifas, desta vez sobre os US$ 270 bilhões em vendas anuais chinesas que ainda não foram taxadas. Nos EUA, a alta dos juros, num contexto de emprego elevado e inflação perto da meta, já leva parte do mercado a temer uma desaceleração abrupta do PIB em 2019. A vantagem do Brasil, hoje, é que há ampla ociosidade nas empresas, baixa inflação e, portanto, espaço para uma retomada mais forte.
 (Editorial. Folha de S.Paulo, 01.11.2018. Adaptado)
Transpostas para a voz passiva, as passagens “O próximo governo não encontrará um ambiente econômico internacional sereno.” (1° parágrafo) e “Se até o início deste ano EUA, Europa e China davam sinais de vigor...” (4° parágrafo) assumem a seguinte redação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.