Início

Questões de Concursos TJ SP

Resolva questões de TJ SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q450043 | Direito do Consumidor, Responsabilidade contratual e extracontratual, Médico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Cícero Romano, profissional liberal, causou danos ao seu cliente em razão da prestação defeituosa de um serviço. Assim sendo, conforme dispõe o Código de Defesa do Consumidor,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q468483 | Direito Tributário, Competência tributária, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP

Na disciplina das isenções, imunidades e hipóteses de não incidência, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

983Q8735 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

O procedimento administrativo da habilitação para o casamento será feito pessoalmente perante o Registro Civil das Pessoas Naturais, com a audiência do Ministério Público. No caso de casamento de menores, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

984Q8745 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ SP, VUNESP

Ocorrida a transmissão do domínio de um confrontante de imóvel que se encontra em procedimento de retificação administrativa prenotado em Cartório, verificando o Oficial que o atual proprietário não manifestou sua ciência, deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

985Q682183 | Português, Fonemas e letras, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
O próximo governo não encontrará um ambiente econômico internacional sereno. Dúvidas sobre a continuidade do crescimento do Produto Interno Bruto global, juros em alta nos EUA, riscos de conflitos comerciais e de queda do fluxo de capitais para países emergentes são apenas alguns dos itens de um cardápio de problemas potenciais. Tudo indica, assim, que o governo brasileiro terá de lidar de pronto com as fragilidades domésticas, em especial o rombo das contas públicas. Não tardará até que investidores hoje aparentemente otimistas comecem a cobrar resultados concretos. As projeções para o avanço do PIB mundial têm sido reduzidas nos últimos meses. O Fundo Monetário Internacional cortou sua previsão para 2018 e 2019 em 0,2 ponto percentual – 3,7% em ambos os anos – e apontou um cenário de menor sincronia entre os principais motores regionais. Se até o início deste ano EUA, Europa e China davam sinais de vigor, agora acumulam-se decepções nos dois últimos casos. Mesmo com juros ainda perto de zero, a zona do euro não deverá crescer mais que 1,5% neste ano. Há crescente insegurança no âmbito político, neste momento centrada na Itália e seu governo de direita populista, que propõe expansão do déficit de um setor público já endividado em excesso. Não é animador que a Comissão Europeia tenha tomado a decisão inédita de rejeitar a proposta orçamentária da administração italiana. Embora o país ainda conserve o selo de bom pagador, os juros cobrados no mercado para financiar sua dívida dispararam. Quanto à China, sua economia mostra menos vigor, e as autoridades precisam tomar decisões difíceis entre conter as dívidas já exageradas e estimular o crescimento. O risco de escalada nos conflitos comerciais também é concreto, dado que o governo americano ameaça impor uma terceira rodada de tarifas, desta vez sobre os US$ 270 bilhões em vendas anuais chinesas que ainda não foram taxadas. Nos EUA, a alta dos juros, num contexto de emprego elevado e inflação perto da meta, já leva parte do mercado a temer uma desaceleração abrupta do PIB em 2019. A vantagem do Brasil, hoje, é que há ampla ociosidade nas empresas, baixa inflação e, portanto, espaço para uma retomada mais forte.
 (Editorial. Folha de S.Paulo, 01.11.2018. Adaptado)
A exemplo de “sincronia” (sem acento, 3° parágrafo), “decepções” (grafado com “ç”, 4° parágrafo) e “excesso” (grafado com “ex”, 5° parágrafo), estão corretamente escritos, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q809756 | Legislação Federal, Lei 7716 1989, Advogado, TJ SP, VUNESP

Nos termos da Lei n.º 7.716/1989, a qual versa sobre delitos de preconceito ou discriminação racial, pratica crime aquele que, em virtude de preconceito de raça, impede ou obsta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q203040 | Direito Processual Civil, Dos Atos Processuais, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Os atos processuais são atos das partes, do juiz e dos auxiliares da Justiça, e a eles são assinalados prazos para cumprimento. Nesse caso, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q859687 | Direito Processual Penal, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

São causas de rejeição da denúncia e absolvição sumária, respectivamente, previstas nos artigos 395 e 397, do Código de Processo penal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

989Q859701 | Direito Constitucional, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

É um cargo público privativo de brasileiro nato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

990Q253013 | Português, Pontuação, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

O texto a seguir é base para as questões de números 15 a 19.
Como a tão malbaratada palavra " ética" , muito vocábulo perde seu sentido quando envereda por trilhas falsas. " Ética" designava comportamento, ou conjunto de regras, em geral não escritas, que ditavam esse comportamento. Vivia-se a ética nos tribunais, entre parlamentares, entre países amigos ou adversários, e também nas relações cotidianas entre pessoas. O termo devia ser comum entre nós, como água e pão. Comportamentos éticos ou não éticos configuram nosso dia-a-dia na rua, na praia, no trabalho, a começar pela família onde aprendemos alguns conceitos talvez nunca verbalizados, mas introjetados, que passam a fazer parte de nós.
(Lya Luft. Veja, 30.11.2005)

As questões de números 18 e 19 baseiam-se na frase:
O termo devia ser comum entre nós, como água e pão.

Assinale a frase corretamente pontuada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q115761 | Raciocínio Lógico, Negações das proposições e, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Os casacos de inverno são confeccionados com cores escuras ou são feitos com peles de animais.

A negação dessa afirmação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q554338 | Informática, PowerPoint, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, existe uma excelente maneira de exibir apresentações com as anotações do orador em um computador (o laptop, por exemplo), ao mesmo tempo em que o público- alvo visualiza apenas a apresentação sem anotações em um monitor diferente. Essa maneira chama-se Modo de Exibição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q200596 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Segundo a Constituição Federal, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q175018 | Português, Contador, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 02 a 08.

A ética da fila

SÃO PAULO Escritórios da avenida Faria Lima, em São Paulo, estão contratando flanelinhas para estacionar os carros de seus profissionais nas ruas das imediações. O custo mensal fica bem abaixo do de um estacionamento regular. Imaginando que os guardadores não violem nenhuma lei nem regra de trânsito, utilizar seus serviços seria o equivalente de pagar alguém para ficar na fila em seu lugar. Isso é ético?
Como não resisto aos apelos do utilitarismo, não vejo grandes problemas nesse tipo de acerto. Ele não prejudica ninguém e deixa pelo menos duas pessoas mais felizes (quem evitou a espera e o sujeito que recebeu para ficar parado). Mas é claro que nem todo o mundo pensa assim.
Michael Sandel, em O que o Dinheiro Não Compra, levanta bons argumentos contra a prática. Para o professor de Harvard, dublês de fila, ao forçar que o critério de distribuição de vagas deixe de ser a ordem de chegada para tornar-se monetário, acabam corrompendo as instituições.
Diferentes bens são repartidos segundo diferentes regras. Num leilão, o que vale é o maior lance, mas no cinema prepondera a fila. Universidades tendem a oferecer vagas com base no mérito, já prontos-socorros ordenam tudo pela gravidade. O problema com o dinheiro é que ele é eficiente demais. Sempre que entra por alguma fresta, logo se sobrepõe a critérios alternativos e o resultado final é uma sociedade na qual as diferenças entre ricos e pobres se tornam cada vez mais acentuadas.
Não discordo do diagnóstico, mas vejo dificuldades. Para começar, os argumentos de Sandel também recomendam a proibição da prostituição e da barriga de aluguel, por exemplo, que me parecem atividades legítimas. Mais importante, para opor-se à destruição de valores ocasionada pela monetização, em muitos casos é preciso eleger um padrão universal a ser preservado, o que exige a criação de uma espécie de moral oficial e isso é para lá de problemático.
(Hélio Schwartsman, A ética da fila. Folha de S.Paulo, 28.04.2013)

Em sua argumentação, Hélio Schwartsman revela-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

995Q202965 | Matemática, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Certa empresa produz diariamente quantidades iguais do produto P. Se essa empresa usar três medidas iguais do componente A em cada unidade do produto final P, serão necessárias 480 dessas medidas para suprir a produção de P durante 2 dias. Se passar a usar 2,5 medidas de A em cada unidade de P, o número de medidas de A necessário para suprir a produção de P, durante 5 dias, será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

996Q343026 | Raciocínio Lógico, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Luiz, José e Mauro são amigos e cada um deles pertence a um partido político diferente. Os partidos são: Partidos dos Operários, Partido dos Esforçados e Partido dos Professores. Dois dos amigos são candidatos a vereador e um deles é candidato a prefeito da cidade onde moram. O Partido dos Operários não inscreveu candidato à prefeitura. Mauro mora perto do amigo que pertence ao Partido dos Operários, que é um dos candidatos a vereador. Luiz não é candidato a vereador. Nenhum dos filiados do Partido dos Esforçados quis ser candidato à prefeitura. A partir dessas informações, é possível concluir, corretamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q444167 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Fiscalização Judiciária, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa que está de acordo com a Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q179465 | Raciocínio Lógico, Contador, TJ SP, VUNESP

Passeando na vila, Alberto encontrou três habitantes e sabia que apenas um deles era médico, mas não sabia qual. Esses três habitantes, identificados por A, B e C, fizeram as seguintes afirmações:

A: "Olá, eu sou o médico da vila."
B: "Olá, eu não sou o médico da vila."
C: "Olá, no máximo um de nós sempre fala a verdade."

A partir dessas afirmações, Alberto concluiu corretamente que o médico pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q860781 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, TJ SP, VUNESP, 2019

Para responder à questão, considere o relato a seguir.

Durante consulta de enfermagem, A.T., 46 anos, sexo feminino, escrevente técnico judiciário, contou ao enfermeiro que “vinha se sentindo esquisita”. Informou perceber que apresentava nervosismo e irritabilidade, sem motivo aparente; cansaço, intolerância ao calor, sudorese incomum, episódios de palpitações em repouso, perda de peso e que, recentemente, passou a observar que seus olhos pareciam mais saltados. Além disso, disse que estava preocupada porque não menstruava há dois meses, mas os resultados de exames para diagnóstico de gravidez estavam todos negativos. Ao realizar o exame físico, o enfermeiro constatou, entre outros itens, temperatura axilar = 36,9 ºC; pulso = 98 batimentos por minuto; pressão arterial = 140 x 90 mmHg, IMC = 18,4 Kg/m2 , pele facial ruborizada.

Frente ao quadro apresentado, o enfermeiro deve encaminhar A.T. para avaliação médica, porque a funcionária apresenta sinais e sintomas característicos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1000Q202946 | Direito Processual Penal Militar, Medidas assecuratórias e preventivas, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

De acordo com o Código de Processo Penal Militar, o termo "casa" compreende

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.