Início

Questões de Concursos TJBA

Resolva questões de TJBA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q974877 | Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do Modelo OSI com as características apresentadas a seguir.

1. Camada de enlace

2. Camada de transporte

3. Camada de apresentação

( ) tem por objetivo prover mecanismos que possibilitem a troca de dados entre sistemas, independente do tipo, topologia ou configuração das redes físicas existentes entre eles, garantindo ainda que os dados cheguem sem erros e na sequência correta.

( ) tem por objetivo resolver problemas de representação de informação existentes entre sistemas heterogêneos interconectados.

( ) tem por objetivo realizar a transferência de dados sobre uma conexão fisica de maneira confiável.

A relação correta entre as camadas e as características, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1462Q974626 | Direito Processual Civil, Recursos, Provimento, TJBA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com base nas normas relativas à sentença, à coisa julgada e aos recursos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1463Q974372 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Juiz Substituto, TJBA, CESPE CEBRASPE

No que concerne às medidas de proteção e às medidas pertinentes aos pais ou responsável previstas no ECA, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1464Q974897 | Arquitetura de Computadores, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Sabendo-se que há disponíveis em uma caixa três módulos de memória 1 GB DDR3-1066 (PC3-8500), um módulo de memória 512 MB DDR3-1333 (PC3-10600) e um módulo de memória 1GB DDR3-1333 (PC3-10600) a combinação de módulos que maximiza a taxa de transferência total da memória, quando utilizado o recurso Dual Channel Integral em uma placa mãe com 4 slots DDR3 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1465Q974902 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Na instalação de gerenciadores de bancos de dados e na criação de certos objetos nos bancos, “collations” definem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1466Q974905 | Arquitetura, Edificações Contemporâneos, Arquitetura, TJBA, FGV

O arquiteto que se destacou no novo milênio por extrair da tradição japonesa um fio condutor de natureza tecnológica: o estudo das características dos materiais – papel, madeira e bambu; e a subordinação voluntária da liberdade projetual a esse processo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1467Q974658 | Direito Notarial e Registral, Procedimento de Dúvida para Registro de Imóveis, Remoção, TJBA, CESPE CEBRASPE

A respeito do instituto da dúvida, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1468Q974406 | Direito Tributário, Tratados em Direito Tributário, Juiz Substituto, TJBA, CESPE CEBRASPE

Tratado internacional sobre matéria tributária assinado pelo Brasil passa a vigorar no ordenamento jurídico interno na data

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1469Q973899 | Direito Civil, Parte Geral, Conciliador, TJBA, CESPE CEBRASPE, 2019

Júnior adquiriu, de boa-fé, um veículo seminovo de Leandro. Sabendo que o negócio jurídico não se concretizaria caso Júnior soubesse que o veículo já se envolvera em acidentes de trânsito por três vezes, Leandro mentiu ao garantir a Júnior que o veículo jamais se envolvera em qualquer acidente.
De acordo com o Código Civil, o defeito do negócio jurídico apresentado nessa situação hipotética corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1470Q974931 | Arquitetura, AutoCAd, Arquitetura, TJBA, FGV

Com relação ao comando “MAKE BLOCK", empregado para criar um bloco no programa AutoCAD, versão 2008, é correto afirmar que:

I. O uso de blocos deixa muito mais lenta a execução de um desenho.

II. O tamanho do arquivo, no qual será salvo pode ficar muito menor caso sejam usados blocos.

III. Não há necessidade de haver um desenho já pronto para poder transformá-lo em bloco.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q974420 | Português, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

Texto associado.
not valid statement found

Identifique as afirmativas verdadeiras. O texto

I. analisa a realidade de países que, não obstante serem democráticos, possuem um irrelevante poder popular.

II. associa a figura de chefes de governos democráticos à invariável existência de manobras para chegar e/ou se manter no poder.

III. desmistifica a idéia de democracia como o sistema de governo predominante na atualidade e o único capaz de promover o desenvolvimento de uma nação.

IV. destaca as nações que possuem governos autoritários como aquelas que, do ponto de vista geopolítico e socioeconômico, se transformaram em verdadeiras potências regionais.

V. evidencia o papel diplomático dos Estados Unidos na ação civilizadora do mundo, razão pela qual tem despertado reações populares de variada natureza.

A alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1472Q974431 | Português, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

Texto associado.
not valid statement found

Como "próprio", em "se locupleta do próprio ciclo de intolerância e violência" (linhas 26 e 27), também denota reforço a palavra destacada no fragmento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q975457 | Segurança da Informação, Reaplicação, TJBA, FGV

Analise as afirmativas abaixo em relação à prevenção de incidentes:

I. Emails lidos no formato HTML diminuem a incidência de phishing.
II. Programas obtidos de fontes confiáveis podem apresentar vulnerabilidade de buffer overflow.
III. Classificação da informação evita o sucesso de ataques de negação de serviço.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1474Q974441 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

"A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, se manifesta de forma desigual." (BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. São Paulo: Contexto, 2003 p. 16.).

Na prática, a desigualdade de que trata o texto é revelada pela afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1475Q975466 | Gerência de Projetos, Reaplicação, TJBA, FGV

De acordo com o Guia PMBOK®, 5a edição, o escopo de um projeto é definido como o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. Com relação ao gerenciamento do escopo de um projeto, analise as afirmativas a seguir:

I. A linha de base do escopo para o projeto é a versão aprovada da especificação do escopo do projeto, da estrutura analítica do projeto (EAP), e o respectivo dicionário da EAP.

II. Uma linha de base só pode ser alterada através de procedimentos formais de controle de mudança.

III. O plano de gerenciamento dos requisitos é um componente do plano de gerenciamento do projeto que descreve como os requisitos serão analisados, documentados e gerenciados.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1476Q974957 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJBA, FGV

Um método utilizado para avaliar a qualidade do serviço ou de um produto de informação, disseminado no serviço de referência é o benchmarking, que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1477Q974958 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJBA, FGV

Na construção de um plano de marketing, a implementação execução e controle das ações previstas são estabelecidos pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1478Q975476 | Direito Civil, Sucessão Testamentária, Juiz de Direito Substituto, TJBA, CESPE CEBRASPE, 2019

À luz do Código Civil e da teoria das invalidades dos atos e negócios jurídicos, a elaboração de testamento conjuntivo nas modalidades simultânea, recíproca ou correspectiva é ato eivado de vício de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1479Q974198 | Direito Civil, Conciliador, TJBA, FGV, 2023

Imagine uma disputa em torno de uma dívida de dez mil reais, na qual uma das partes pretenda a celebração do acordo para pagamento em parcelas ou, se isto não for aceito, a entrega de um bem mais valioso (um carro) em vez do dinheiro.
Suponha, ainda, que o negócio previa, originalmente, o pagamento à vista, sem a faculdade de substituição pelo carro.
Nesse caso, com base no Código Civil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1480Q974199 | Direito Civil, Conciliador, TJBA, FGV, 2023

À luz da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, é correto afirmar que se qualifica como ato jurídico perfeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.