Início

Questões de Concursos TJBA

Resolva questões de TJBA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q975181 | Psicologia, Psicologia Criminal e Carcerária, Psicologia, TJBA, FGV

“ Desde o início do século X X, popularizava-se entre os cientistas a antropometria, medição de ossos, crânios e cérebros que, por meio de comparações, pretendiam comprovar a inferioridade de determinados segmentos sociais, [tendo sido famosas] as teses de Paul Broca e Cesare Lombroso." ( COIMBRA, . Jovens pobres. In FRAFA, P. C. Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2003).

Atuante em um período de constituição das primeiras alianças entre os discursos “psi" e o direito, Lombroso se tornou bastante conhecido por sua Antropologia Criminal, tendo sido responsável por categorizar indivíduos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1522Q975456 | Sistemas Operacionais, Reaplicação, TJBA, FGV

Um acesso feito para o endereço http://site.exemplo.com.br, que está hospedado em um computador executando o servidor de aplicação Apache 2, deve retornar uma página contendo o nome, logotipo e marca de uma organização. Sabendo-se que a configuração padrão inicial do Apache 2 não foi modificada e que será utilizada uma página estática, as informações a serem exibidas na página devem ser colocadas em um arquivo com o nome:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1523Q975460 | Redes de Computadores, Reaplicação, TJBA, FGV

Uma empresa disponibilizou um site Web apenas para seus funcionários, e para garantir isso, configurou o site para aceitar apenas conexões vindas a partir dos endereços IP válidos da sua rede interna. Porém, para permitir que o acesso também fosse realizado a partir da residência dos funcionários, a empresa também disponibilizou um servidor especial, com a funcionalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1524Q974445 | História, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

A década de 1980 marca o fim do mundo bipolar, em que o pólo capitalista é liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, pela União Soviética. A alternativa que apresenta organizações internacionais associadas ao mundo bipolar é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1525Q974454 | Segurança e Transporte, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

Uma técnica de extinção de incêndio utilizada para neutralizar o comburente consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1526Q974457 | Segurança e Transporte, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

Texto associado.

Para responder às questões de 42 a 55, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

Há correlação entre a categoria e o tipo de incêndio que ela abrange em

( ) Categoria A: Incêndios em equipamentos ou instalações elétricas com corrente ligada.

( ) Categoria B: Incêndios produzidos pela queima de combustíveis líquidos ou gasosos.

( ) Categoria C: Incêndios que têm como combustível materiais que deixam resíduos após a queima.

( ) Categoria D: Gases inflamáveis sob pressão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1527Q974203 | Direito Civil, Parte Geral, Conciliador, TJBA, FGV, 2023

Suponha que alguém, por inexperiência em determinada área de conhecimentos específicos, comprometa-se a uma prestação manifestamente desproporcional.
Nesse caso, à luz do Código Civil, o negócio jurídico firmado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1528Q975244 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Transações distribuídas em bancos de dados são caracterizadas pela participação de dois ou mais hosts ligados em rede. Um dos problemas para sua implementação é a garantia de que cada participante faça a sua parte, de modo que uma transação seja corretamente completada. Um algoritmo usualmente utilizado nesse contexto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1529Q974734 | Português, Direito, TJBA, FGV

Texto 1 – “A história está repleta de erros memoráveis. Muitos foram cometidos por pessoas bem-intencionadas que simplesmente tomaram decisões equivocadas e acabaram sendo responsáveis por grandes tragédias. Outros, gerados por indivíduos motivados por ganância e poder, resultaram de escolhas egoístas e provocaram catástrofes igualmente terríveis.” (As piores decisões da história, Stephen Weir)

A primeira frase do texto 1, no desenvolvimento desse texto, desempenha o seguinte papel:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1530Q975248 | Programação, Linguagens de programação, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Em uma aplicação Java há um determinado método da classe A que deve ser visível apenas:
- a todas as classes do mesmo pacote em que A foi declarada;
- às subclasses de A declaradas em outros pacotes.

O modificador que deve obrigatoriamente estar presente na declaração desse método é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1531Q974225 | Direito Processual Penal, Conciliador, TJBA, FGV, 2023

O Ministério Público moveu ação penal em face de Tício, pela suposta prática do crime de estelionato. Com a vinda dos autos para a prolação da sentença, o juiz verifica, à luz dos fatos descritos na denúncia, que, na verdade, restou caracterizado o delito de furto qualificado pela fraude.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código de Processo Penal, é correto afirmar que o juiz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1532Q973971 | Direito Civil, Parte Geral, Juiz Leigo, TJBA, CESPE CEBRASPE, 2019

Fábio doou um terreno a Fernanda, porém, como resultado de conluio entre ambos, o imóvel foi registrado como adquirido por meio de contrato de compra e venda.

Conforme o Código Civil, essa situação hipotética configura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1533Q974486 | Informática, Editor de Textos, Atendente Judiciário, TJBA, CEFET BA

Texto associado.
Considere que o mouse está com a configuração padrão, ou seja, está configurado para destros. Sendo assim, o botão esquerdo seleciona e abre ou executa uma função, e o botão direito abre um menu. Considere também que os softwares estão com as suas configurações no padrão de instalação, ou seja, não foi feita nenhuma alteração nas configurações pelo usuário, e que as versões utilizadas são em português.
No Word 2000, a fim de mudar a orientação do texto, de retrato para paisagem ou o inverso, o procedimento para acessar a janela que possibilita essas alterações consiste em clicar no menu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1534Q975255 | Gerência de Projetos, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Um projeto pode ser dividido em qualquer número de fases. A fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas. Com relação a projetos iterativos e incrementais, analise as afirmativas a seguir:

I- Ciclos de vida iterativos e incrementais são aqueles em que as fases do projeto (também chamadas de iterações) intencionalmente repetem uma ou mais atividades de projeto à medida que a compreensão do produto pela equipe do projeto aumenta.
II- As atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento de projeto serão executadas durante uma iteração.
III - No final de cada iteração, uma entrega ou conjunto de entregas será concluído. As iterações futuras podem aprimorar tais entregas ou criar novas entregas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1535Q975256 | Gerência de Projetos, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

O Guia PMBOK® descreve a natureza dos processos de gerenciamento de projetos em termos da integração entre os processos, suas interações e seus objetivos. Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco categorias conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos (ou grupos de processos).

Relacione cada um dos grupos de processos de gerenciamento de projetos com as características apresentadas a seguir:

1. Grupo de processos de iniciação.
2. Grupo de processos de planejamento.
3. Grupo de processos de execução.
4. Grupo de processos de monitoramento e controle.
5. Grupo de processos de encerramento.

( ) processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado;
( ) processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto;
( ) processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes;
( ) processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase;
( ) processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

A relação correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1536Q975258 | Programação, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

A utilização de interfaces em projetos de software orientados a objetivo promove a separação de aspectos internos e externos de um objeto, impedindo o acesso direto aos detalhes de seu funcionamento interno. Esse mecanismo de separação também contribui para que o software seja construído como um conjunto de componentes que realizam seu trabalho de forma independente.

O uso desse mecanismo em projetos de sistemas de software é um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1537Q974749 | Português, Uso dos conectivos, Direito, TJBA, FGV

Texto 4 – “O caminho para baixo era estreito e íngreme, e tanto os homens quanto os animais não sabiam onde estavam pisando, por causa da neve; todos os que saíam da trilha ou tropeçavam em algo perdiam o equilíbrio e despencavam no precipício. A esses perigos eles resistiam, pois àquela altura já se haviam acostumado a tais infortúnios, mas, por fim, chegaram a um lugar onde o caminho era estreito demais para os elefantes e até para os animais de carga. Uma avalanche anterior já havia arrastado cerca de trezentos metros da encosta, ao passo que outra, mais recente, agravara ainda mais a situação. A essa altura, os soldados mais uma vez perderam a calma e quase caíram em desespero.” (Políbio, Histórias).

tanto os homens quanto os animais”; “todos os que saíam da trilha ou tropeçavam em algo”. Nesses dois segmentos do texto 4, os conectores tanto/quanto e ou indicam, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1538Q974765 | Informática, Editor de Textos, Direito, TJBA, FGV

João está trabalhando num texto escrito em português. Porém, como há trechos que contêm longas citações em inglês, João fica incomodado pelas marcações que apontam erros de ortografia na maioria das palavras inglesas, pois o idioma do texto está definido como “Portugu s”. Além disso, oão gostaria que houvesse ajuda também para identificar e corrigir eventuais erros ortográficos nos trechos em inglês. No LibreOffice 4.2 uma solução para resolver essas dificuldades e conseguir o que João deseja é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1539Q975029 | Administração Financeira e Orçamentária, Crédito Público e Endividamento, Economia, TJBA, FGV

Em um determinado órgão da administração direta, durante o período de execução orçamentária, constatou-se a necessidade de abertura de um crédito adicional para contratação de serviço, não constante no orçamento, de manutenção do sistema de ar condicionado, após uma pane que danificou o sistema. Esse crédito adicional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1540Q975033 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermagem, TJBA, FGV

Considerando as disposições legais acerca do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir:

I - Um dos objetivos do SUS diz respeito à identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

II - Gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros é uma competência específica da direção estadual do Sistema Único de Saúde.

III - Quando, por insuficiência do setor público, for necessária a contratação de serviços privados, devem ter preferência os serviços não lucrativos.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.