Início

Questões de Concursos TJBA

Resolva questões de TJBA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q974437 | Português, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

Texto associado.
not valid statement found

O termo destacado no fragmento transcrito cuja substituição, indicada a seguir, mantém seu sentido original é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1602Q973926 | Legislação dos TRFs, Conciliador, TJBA, CESPE CEBRASPE, 2019

Com base no Código de Ética da Magistratura Nacional, assinale a opção que indica o princípio segundo o qual o magistrado deve adotar comportamento e decisão que sejam resultado de juízo justificado racionalmente, após meditar e valorar os argumentos e contra-argumentos disponíveis, à luz do direito aplicável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1603Q974957 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJBA, FGV

Um método utilizado para avaliar a qualidade do serviço ou de um produto de informação, disseminado no serviço de referência é o benchmarking, que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1604Q975232 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJBA, FGV

Os valores nominais de potência e tensão de um equipamento elétrico são iguais a 10 MVA e 100 kV. Sabe-se que a reatância desse equipamento, considerando seus dados de placa, é de 0,2 p.u. e que as bases para o setor onde esse equipamento se encontra são iguais a 20 MVA e 500 kV. O valor dessa reatância corrigido é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1605Q974465 | Segurança e Transporte, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

Texto associado.

Para responder às questões de 42 a 55, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

De modo geral, cada organização tem seu serviço de vigilância com características próprias. São elementos de um plano de prevenção de roubos:

( ) Quantidade de chamadas telefônicas.

( ) Controle de entrada e saída de pessoal.

( ) Uso de autoridade e intimidação de pessoas.

( ) Registro de máquinas, equipamentos e ferramentas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1606Q975245 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Em ambiente Linux, o comando

ps –axl

permite visualizar informações sobre todos os processos existentes no sistema, em especial os estados dos processos. Se o estado relatado para um certo processo é Z (zombie), isso indica que tal processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1607Q973967 | Direito Civil, Parte Geral, Juiz Leigo, TJBA, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com o Código Civil, o ato de dispor do próprio corpo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1608Q974736 | Português, Direito, TJBA, FGV

Texto 1 – “A história está repleta de erros memoráveis. Muitos foram cometidos por pessoas bem-intencionadas que simplesmente tomaram decisões equivocadas e acabaram sendo responsáveis por grandes tragédias. Outros, gerados por indivíduos motivados por ganância e poder, resultaram de escolhas egoístas e provocaram catástrofes igualmente terríveis." (As piores decisões da história, Stephen Weir)

Os dois últimos períodos do texto 1 mostram um paralelismo semântico ou sintático, que só NÃO se realiza no seguinte par de termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1609Q974739 | Português, Interpretação de Textos, Direito, TJBA, FGV

Texto 2 - “A saga do rapto de Helena e a subsequente Guerra de Troia continuam sendo um dos melhores exemplos dos perigos da luxúria. No todo, a história sugere quão imprudente é para um hóspede na casa de um homem levar consigo, ao partir, a esposa do anfitrião. Acrescentamos a esse erro crasso a dupla idiotice da raiva e da inveja, agravadas quando o marido abandonado, Menelau, insistiu nos direitos de um velho tratado e arrastou todo o seu reino e os dos vizinhos em missão de vingança. Muitos deles demoraram quase vinte anos na guerra e no retorno, para não falar na maioria que morreu, deixando os lares e as famílias no desamparo e na ruína – mal sobrevivendo, sugerem os registros, a assédios diversos e a desastres naturais." (Menelau e a esposa perdida, Stephen Weir)

O erro histórico aludido nesse texto 2 inclui um conjunto de defeitos humanos; aquele que está caracterizado de forma imperfeita, por NÃO fazer parte do texto, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1610Q974743 | Português, Direito, TJBA, FGV

Texto 3 - Sobre esse acontecimento referido no texto 2, o historiador grego Heródoto disse o seguinte: “Até então, não houvera de uma parte e de outra mais do que raptos; depois do acontecido, porém, os Gregos, julgando-se ofendidos em sua honra, fizeram guerra à Ásia, antes que os asiáticos a declarassem à Europa. Ora, conquanto lícito não seja raptar mulheres, dizem os Persas, é loucura vingar-se de um rapto. Manda o bom senso não fazer caso disso, pois sem o próprio consentimento delas decerto não teriam as mulheres sido raptadas." (Heródoto, História).

No texto 3 há uma série de marcas que indicam antiguidade; entre elas, a que formalmente mostra uma variação antiga é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1611Q975270 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

O individuo A foi acusado ter praticado o crime de ameaça contra o individuo B. Encaminhado o termo circunstanciado da ameaça ao Juizado Especial Criminal, foi realizada a audiência preliminar, não havendo, na oportunidade, composição dos danos civis. Assim, o Ministério Público propôs transação penal, na forma do Art. 76 da Lei 9.099/95, que foi aceita por A, consistente no pagamento de três cestas básicas em favor de determinada instituição de caridade. No entanto, A descumpriu a Transação Penal.

De acordo com a jurisprudência dominante no Supremo Tribunal Federal, o descumprimento da transação penal por A acarreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1612Q975534 | Direito Ambiental, Concepções filosóficas sobre meio ambiente, Juiz de Direito Substituto, TJBA, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com a jurisprudência do STF, o conceito de meio ambiente inclui as noções de meio ambiente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1613Q974775 | Direito Processual Civil, Direito, TJBA, FGV

A hermenêutica jurídica vem se destacando como um dos temas centrais na reformulação da ciência processual moderna. De acordo com a hermenêutica jurídica, o juiz deve, ao julgar, aplicar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1614Q975543 | Direito Administrativo, Conceito e Classificação dos Serviços Públicos, Juiz de Direito Substituto, TJBA, CESPE CEBRASPE, 2019

O fornecimento de água
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1615Q975037 | Enfermagem, Hanseníase, Enfermagem, TJBA, FGV

A hanseníase, o tétano e a tuberculose são algumas das doenças transmissíveis prevalentes no cenário brasileiro. A respeito das ações de controle e prevenção dessas doenças analise as afirmativas abaixo, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) A vacinação das mulheres em idade fértil (10 a 49 anos), gestantes e não gestantes, é medida essencial para a prevenção do tétano neonatal.

( ) A prova tuberculínica é aplicada por via intradérmica no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, na dose de 0,1ml.

( ) No tratamento da hanseníase o esquema Multibacilar (MB) é formado por uma combinação de rifampicina e dapsona.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1616Q975058 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Enfermagem, TJBA, FGV

Com base na lei do exercício profissional, uma das funções privativas do enfermeiro é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1617Q974295 | Gerência de Projetos, Escrevente de Cartório, TJBA, FCC, 2023

Suponha que determinada organização adote modelo de gestão por projetos utilizando a metodologia Program Evaluation and Review Technique, conhecida como PERT. Nesse contexto, tem-se que a organização
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1618Q975319 | Direito Processual Penal, Procedimento Especial Crimes Servidores Públicos, Juiz Leigo, TJBA, CONSULTEC

Um servidor público está sendo acusado de prática de crime de responsabilidade de funcionário público, delito apenado com reclusão e inafiançável. Instaurado o competente inquérito policial, foi relatado pela autoridade policial e encaminhado ao Ministério Público, que ofereceu a denúncia. A peça acusatória foi recebida pelo juiz, que determinou a citação do servidor para responder à acusação, por escrito, no prazo de dez dias. O defensor do acusado arguiu nulidade do processo, porque não foi determinada a notificação do servidor para, que antes do recebimento da denúncia, oferecesse sua resposta, por escrito, no prazo de quinze dias.

Face ao exposto, pode-se concluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1619Q975073 | Medicina, Medicina, TJBA, FGV

Mulher, 57 anos, menopausa aos 53 anos, chega ao consultório médico queixando-se de cansaço progressivo em suas atividades diárias, observado inicialmente há cerca de 5 meses. Nega outras queixas ou outras patologias. Exame ginecológico de 3 semanas atrás, realizado pela mesma médica que a acompanha há vários anos, normal para a idade. Nega perda de sangue pelo trato digestivo. Trouxe um hemograma recente mostrando Hg=10, Ht=31, VCM=76, ferritina=10, ferro sérico=60, TIBIC (capacidade total de ligação do ferro)=420. O mais adequado para investigação dessa síndrome anêmica seria pesquisar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1620Q974832 | Direito Processual Civil, Da extinção do processo, Área Judiciária, TJBA, FGV

Paula propôs uma demanda indenizatória. Apesar de o réu ter ficado revel, os pedidos de Paula foram julgados improcedentes, com trânsito em julgado. Inconformada, Paula propõe a mesma demanda novamente, no ano seguinte. Nesse caso, se o réu apresentar defesa, o novo processo deve ser extinto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.