Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q973799 | Legislação dos Tribunais de Justiça TJs, Lei 11697 de 2008, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

A um empregado do serviço notarial e de registro que pratique conduta prevista como infração disciplinar considerada falta leve, nos termos da Lei n.º 11.697/2008, poderá ser aplicada eventual sanção pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q972784 | Direito Penal, Inimputabilidade pela embriaguez, Oficial de Justiça Avaliador Federal, TJDFT, FGV, 2022

A lei dispensa tratamento cauteloso à embriaguez do agente, que inclui não apenas o uso de álcool, mas também de qualquer outra droga, lícita ou ilícita, que possa provocar alterações de ordem psíquica.
Se a embriaguez foi causada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q972036 | Direito Processual Penal, Da Prisão em Flagrante, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

O art. 306 do CPP dispõe que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q973061 | Psicologia, Políticas Públicas no Estatuto do Idoso, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Leonardo, 80 anos, é acamado e foi abandonado em casa sozinho pelos filhos Giulia e Giuseppe. Ao saber da dinâmica, Guilherme, que é vizinho do idoso, comunicou o fato ao Ministério Público. Segundo as disposições do Estatuto do Idoso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q972041 | Português, Problemas da língua culta, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

Considerando a adequação linguística, assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q972307 | Noções de Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

No Word 2016 a guia __________ é onde você pode alterar o espaçamento entre linhas de um documento ou controlar a aparência de um documento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q972061 | Noções de Informática, Navegadores Browser, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Com relação ao uso do navegador Internet Explorer 11.0 (Configuração Padrão), a opção que descreve as teclas de atalho que têm a função de Abrir os favoritos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q972574 | Psicologia, Psicologia, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta as vantagens da realização da técnica de entrevista por competência no processo seletivo, técnica aplicada na contratação de profissionais dos mais variados níveis de senioridade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q973346 | Biblioteconomia, Automação em Bibliotecas, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação a metadados, julgue o item subsequente.

A norma ISO 15836 define os elementos que devem ser utilizados no padrão Dublin Core, mas não define os detalhes para a sua implementação.

  1. ✂️
  2. ✂️

191Q972328 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Com relação ao alcoolismo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Não se sabe precisamente a relação entre alcoolismo e hereditariedade, entretanto, é de conhecimento que a relação existe: um indivíduo tem quatro vezes mais chances de ter problemas com a bebida se seus pais eram alcoólatras. Estrutura psíquica e influências familiares e culturais são outros aspectos que podem levar a essa moléstia.

( ) Um primeiro ponto é que o alcoolismo não se dá de forma imediata. Geralmente, torna-se um hábito, tomando um papel de destaque na vida do sujeito. Embriaguez, alteração drástica de humor e, após o evento “ressaca moral”, vão se tornando cada vez mais frequentes: casos sucessivos de abuso do álcool.

( ) Beber pela manhã nos últimos doze meses; tentar, sem sucesso, parar de fazer o uso do álcool por uma semana ou mais; sentir ressentimento das pessoas que tentam oferecer conselho em relação a esta temática; problemas no lar por causa da bebida; não se lembrar de certos momentos que ocorreram enquanto fazia o uso do álcool, dentre alguns outros sintomas, podem indicar o alcoolismo em potencial ou propriamente dito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q972586 | Psicologia, Saúde no trabalho, Psicologia, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta uma das características do aconselhamento psicológico em uma empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q973354 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao desenvolvimento de coleções, julgue o item que se segue.

O descarte é uma parte do processo de desbastamento de coleções em uma biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q973356 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao desenvolvimento de coleções, julgue o item que se segue.

A lista de itens bibliográficos selecionados para descarte ou para intercâmbio entre bibliotecas é denominada de desiderata.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q973360 | Biblioteconomia, Estudos de Usuários, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, com relação ao estudo de usuários.

A precisão no processo de busca e recuperação da informação depende, entre outros fatores, do conhecimento a respeito das demandas específicas dos usuários de uma biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q972082 | Atualidades, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de um quarto da população venezuelana em torno de sete milhões de pessoas precisa de apoio, segundo um informativo interno que mostra um aumento da desnutrição e de doenças, em meio a uma severa crise econômica e política do presidente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q972594 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), o Programa “Mais Saúde: direito de todos”, lançado em 5 de dezembro de 2007 pela Presidência da República, consubstanciou um plano detalhado de investimento e atuação prioritária do Ministério da Saúde, no quadriênio 2008-2011. Tal Programa de Aceleração do Crescimento, mais conhecido como “PAC-Saúde”, para compor o chamado Sistema Integrado de Atenção à Saúde, promove, em 2008, a criação dos Núcleos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q972339 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto ao sigilo profissional, analise as assertivas abaixo.

I. O sigilo protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

II. Em trabalho multidisciplinar, só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

III. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.

IV. Constitui dever do(a) Assistente Social manter o sigilo profissional.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q972857 | Arquivologia, Acesso à Informação, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

Um cidadão precisa de uma determinada informação de um órgão público. De acordo com o Decreto que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18/11/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, ele dispõe de dois procedimentos para garantia do acesso à informação de que precisa, a transparência ativa e a transparência passiva.

São exemplos de cada uma delas, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q972858 | Arquivologia, Documentos Digitais / Eletrônicos, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

No contexto dos documentos arquivísticos digitais foram elaborados os conceitos de documento digital manifestado e documento digital armazenado.

As fotografias, as bases de dados e os relatórios são, respectivamente, exemplos de documentos digitais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.