Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q972081 | Atualidades, Política no Brasil, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

A Greve dos Caminhoneiros mudou a rotina do Brasil em maio de 2018. Em relação às reivindicações da categoria, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q972849 | Arquivologia, Instrumentos de Pesquisa, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

Um arquivo permanente ainda não tem nenhum instrumento de pesquisa. A equipe se reuniu para começar a fazer alguns instrumentos.

O primeiro que deverá ser feito é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q972339 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto ao sigilo profissional, analise as assertivas abaixo.

I. O sigilo protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

II. Em trabalho multidisciplinar, só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

III. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.

IV. Constitui dever do(a) Assistente Social manter o sigilo profissional.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q972854 | Arquivologia, Conservação e Preservação, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

Relacione as condições abaixo com os respectivos materiais.

I – entre 18 e 21 graus e entre 40 e 50%;

II – cerca de 2 graus e entre 30 e 40%;

P – mapas;

Q – fotografias coloridas;

R – fotografias em preto e branco.

A correlação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q972858 | Arquivologia, Documentos Digitais / Eletrônicos, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

No contexto dos documentos arquivísticos digitais foram elaborados os conceitos de documento digital manifestado e documento digital armazenado.

As fotografias, as bases de dados e os relatórios são, respectivamente, exemplos de documentos digitais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q972629 | Administração Geral, Gestão de Conflitos na Administração Geral, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Uma organização implantou recentemente mudança significativa em seus processos internos e atualização tecnológica em seus sistemas de informação. Essas mudanças implicaram demissões e realocação de pessoal para outras áreas e funções. Após os cortes e realocações de pessoal, a alta direção comunicou aos funcionários que “a transformação está apenas começando, vamos todos construir uma nova organização”. Poucas semanas após essa comunicação, uma pesquisa de clima realizada pela área de RH revelou insatisfação e falta de confiança em relação às mudanças em andamento, além de medo e ansiedade generalizada entre os funcionários. Para superar o que considerou “uma resistência natural à mudança”, a alta direção encarregou a área de RH de realizar um programa de aconselhamento aos funcionários, associado a terapias voltadas ao bem-estar.

A estratégia utilizada para reduzir a resistência à mudança e uma de suas desvantagens são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q972632 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Em uma organização, um gerente acaba de ser comunicado sobre as novas metas estabelecidas pela diretoria para a sua área, para o ano de 2023. As metas são bastante ambiciosas e o gerente teve a sua equipe de oito pessoas reduzida para apenas cinco, depois que os três membros mais experientes e de melhor desempenho se aposentaram. O gerente avalia que “as metas não poderão ser alcançadas com a equipe reduzida” e não se sente motivado a se empenhar, em suas palavras, “inutilmente”.

Segundo a Teoria da Expectativa de Victor Vroom, a situação ilustra uma percepção, por parte do gerente, de(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q972636 | Contabilidade Pública, Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) traz orientações para tratamento de transações intraorçamentárias, com base na legislação pertinente ao tema.

As operações abaixo em geral devem seguir tais orientações, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q973159 | Governança de TI, COBIT 2019, Análise de Sistemas, TJDFT, FGV, 2022

A equipe de desenvolvimento (ED) de um órgão da administração pública gerencia, implementa, entrega e faz manutenção de novas soluções de software para uso dos diversos setores do órgão. A ED, alinhada ao Framework COBIT ® 2019, definiu e segue um acordo de nível de serviço específico para atender demandas de correções e de melhorias das soluções de software entregues.
Sendo assim, a prática do objetivo de governança e gestão do Framework COBIT ® 2019 utilizada pela ED é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q972653 | Direito Processual Civil, Formação do Processo e Petição Inicial, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Após regular procedimento administrativo instaurado para apurar irregularidades praticadas por um servidor público, foi aplicada a esse servidor a devida pena disciplinar, por se entender configurada a prática imputada. Após o término deste expediente, foi o servidor também demandado e condenado em uma ação civil de reparação pelos mesmos danos materiais mencionados no âmbito administrativo. Todavia, sustenta o servidor que o processo judicial é inválido, pois em momento algum foi citado para integrar a lide processual ou praticou qualquer ato processual no referido processo.

Nesse cenário, sendo constada a veracidade dessa informação, o referido processo judicial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q972167 | Atualidades, Política no Brasil, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

“Cármen Lúcia afirma que um governo só é „legítimo‟ se for „honesto‟.”

https://g1.globo.com/politica... - adaptado.

É CORRETO afirmar que Cármen Lúcia é atualmente presidente do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q972687 | Redes de Computadores, WAN Wide Area Network, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

A empresa Velote X foi contratada para mensurar o tráfego e identificar a rede local do Tribunal de Justiça. Na verificação das informações, a contratada identificou um serviço de dados de longo alcance de alta velocidade oferecido por operadoras de longa distância, o qual é projetado para dados. Ela também identificou uma interface de hardware especial usada para conectar computadores à rede, que a rede opera a velocidades superiores a 1 Mbit/s e restringe cada pacote para conter até 9.188 bytes de dados. A conclusão chegada pela contratada é a de que a rede é uma wan do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q973734 | Direito Tributário, IPTU, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Imóvel situado em condomínio na zona urbana do Plano Diretor do Distrito Federal possui calçamento e abastecimento de água, construídos e mantidos com recursos do próprio condomínio. A única estrutura mantida pelo poder público é a rede de iluminação pública para distribuição domiciliar.

Nessa situação hipotética, considerando-se os dispositivos do Código Tributário Nacional, o IPTU

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q972228 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

Considerando-se o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente sobre o direito à convivência familiar e comunitária, analisar os itens abaixo:

I - A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude.

II - A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q972531 | Informática, Webmail Hotmail, Direito, TJDFT, CIEE

O limite máximo do tamanho de um arquivo que pode ser enviado anexado pelo e-mail do Gmail (conta gratuita) é de até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q973814 | Direito Tributário, IRPF e IRPJ, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

No caso de um titular de ofício de notas que possua inscrição no cadastro nacional de pessoa jurídica não ser remunerado pelo erário e ter renda decorrente de emolumentos e custas, incidirá sobre essa renda o imposto de renda sobre pessoa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q973827 | Direito Processual Civil, Improcedência Liminar do Pedido, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Servidor público de determinado estado da Federação, pelo fato de não receber diversas gratificações a que tinha direito, propôs, com a assistência de advogado, ação de cobrança em desfavor do respectivo estado. No entanto, a pretensão do autor tem como obstáculo súmula do tribunal de justiça local, contrária aos fundamentos que o servidor apresentou em sua demanda.

Nessa situação hipotética, o magistrado, com fundamento na referida súmula, deixará de realizar a fase instrutória do processo e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q973841 | Direito Penal, Lei penal no espaço, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca das regras de territorialidade e de extraterritorialidade da lei penal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q972315 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Complete corretamente a frase: O ___ocupa aproximadamente 2% do território nacional e abrange parte dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se na maior superfície inundável interiorana do mundo. As tipologias de vegetação ___ são predominantes neste bioma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.