Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q972250 | Informática, Microsoft Outlook, Nível Médio, TJDFT, CIEE

Para se adicionar uma conta de e-mail no Outlook 2016, a partir da guia ____________, acessa-se a área INFORMAÇÕES SOBRE CONTAS e então deve se clicar em ADICIONAR CONTA e preencher os dados necessários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q972507 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Técnico, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q972522 | Português, Por que porque/ porquê/ por quê, Direito, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à ortografia, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo.

1. __________ você não quer explicar sua posição nesse caso?

2. Você não quer ir ao fórum? __________?

3. Explique o __________ de ele não precisar ser julgado.

4. Não posso sair __________ preciso estudar este caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q972779 | Direito Processual Civil, Contestação, Oficial de Justiça Avaliador Federal, TJDFT, FGV, 2022

Pedro, ao ser demandado em uma ação de ressarcimento de danos materiais, afirma, na contestação, não ser o responsável pelo prejuízo invocado, mas, sim, seu irmão José.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q972017 | Arquivologia, Fonética e Fonologia, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

O Código de Defesa do Consumidor não se preocupou em conceituar positivamente o instituto da publicidade até porque não é esta sua função primordial. Assim, por não tratar diretamente de uma definição do que seja publicidade, o estudioso do Direito do Consumidor deve, primeiramente, buscar o conceito deste complexo instituto fora dos limites do direito. O legislador, entretanto, tratou de legislar de forma negativa o conceito de publicidade, haja vista que determinou definições legais sobre o que seja publicidade enganosa e abusiva em seu artigo 37 e parágrafos, fazendo entender que os anúncios que não se coadunem com estes dispositivos possam ser vistos como legais, por inexistência de proibição específica. Conforme disposto nos parágrafos 1º e 2º do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, é considerada publicidade enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário que seja inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, capaz de induzir a erro o consumidor sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço ou quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

A publicidade é toda atividade intermediária entre o processo de venda e compra de bens para obtenção de um maior número vendas através de um chamamento vinculado por qualquer meio de comunicação com conteúdo comercial. Ela é considerada abusiva quando gera discriminação, provoca violência, explora o medo e a superstição do consumidor, aproveita da inocência da criança, desrespeita valores ambientais e induz a comportamentos prejudiciais — saúde e — segurança. A regra legal do artigo 30, do Código de Defesa do Consumidor, não deixa dúvidas de que “toda informação ou publicidade, suficientemente veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação…” deve obedecer — diretrizes legais ali contidas.

Relacionado entre os direitos básicos do consumidor, definidos no artigo 6°, III, do Código de Defesa do Consumidor, está o direito à informação, verdadeira preocupação dos elaboradores da lei, visto que os danoseminentes de uma oferta publicitária mal elaborada são de ordem irreparável para os consumidores e, algumas vezes, para o próprio fornecedor. O artigo 30, do Código de Defesa do Consumidor, veio enfatizar e transformar em princípio a obrigatoriedade de informações que devem ser propostas pelo fornecedor que deseja contratar, não sendo admitido que uma informação publicitária ou uma oferta veiculada pelo sistema de envio de mensagens pela internet não possa ser submetido ao crivo da Legislação Consumerista.

As informações vinculadas pelas mensagens de massa não solicitadas devem seguir o disposto no artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor, e trazer informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia e prazos de validade. Caso a mensagem de massa não solicitada não cumpra tais requisitos, poderá ser incluída entre as práticas de publicidade abusiva ou enganosa e sujeitar o fornecedor às sanções previstas para esta atividade, conforme disposto no artigo 37 e parágrafos do Código de Defesa do Consumidor.

Em regra, as mensagens de massa não solicitadas são enviadas pela internet e algumas através de telefonia celular. Neste segundo caso, especificamente, deve-se aplicar o disposto no artigo 33, pois isto ocorre através de verdadeira oferta por telefone, devendo o fornecedor disponibilizar em sua publicidade o nome do fabricante e seu endereço. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a promoção de publicidade enganosa ou abusiva e prevê pena de três meses a um ano de prisão e multa para quem incorrer na prática. O ideal é que a publicidade feita em panfletos, anúncios em jornais, revistas, rádios ou emissoras de TV seja clara, objetiva e que tenha veracidade. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá em seu poder, para informação aos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos para provar a veracidade das publicidades, devendo cumprir tudo o que foi anunciado.

(Disponível em: http://estadodedireito.com.br/publicidade-e-oferta-no-codigo-de-defesa-do-consumidor/. Acesso em: 10/06/2019. Com adaptações.)

O termo “conteúdo”, empregado em “A publicidade é toda atividade intermediária entre o processo de venda e compra de bens para obtenção de um maior número vendas através de um chamamento vinculado por qualquer meio de comunicação com conteúdo comercial” (2º§), “é acentuado por ser um vocábulo que apresenta ___________ entre “e” e “u”, tendo a vogal ___________ “u” sozinha na sílaba”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q973058 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Com relação à mediação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q972293 | Português, Problemas da língua culta, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q973348 | Biblioteconomia, Tesauros e Terminologia, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios e métodos do tesauro, julgue o item a seguir.

É possível afirmar que o tesauro auxilia o usuário na localização de um conceito em um campo semântico.

  1. ✂️
  2. ✂️

369Q973604 | Medicina, Pediatria, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um menino de dois anos e seis meses de idade chegou ao pronto-socorro sudoreico, agitado, com dificuldade respiratória moderada e fazendo uso da musculatura acessória. A criança apresentava ainda retrações sub e intercostais e de fúrcula esternal, murmúrio vesicular diminuído, sibilos difusos, frequência cardíaca igual a 135 bpm, frequência respiratória de 60 irpm e saturação de oxigênio de 91%.

Considerando esse quadro clínico, julgue o item que se segue.

Devido à saturação de oxigênio do paciente, deve-se utilizar oxigênio inalatório somente durante as nebulizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

370Q973865 | Direito Civil, Depósito, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Paulo outorgou poderes, por meio de procuração feita por escritura pública, a Marcos, para ser por este representado na venda a terceiros de seu imóvel, que vale cem salários mínimos.

Nesse caso, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q973112 | Banco de Dados, Suporte em Tecnologia da Informação, TJDFT, FGV, 2022

No contexto do Oracle, considere o comando a seguir e analise as afirmativas a respeito das consequências desse mesmo comando.
create global temporary table temp ( a int not null primary key, b varchar(20) not null );
I. Dados inseridos numa sessão (em inglês, session) são removidos no fim da sessão.
II. Dados inseridos numa sessão podem ser acessados somente pela própria sessão.
III. Ao término de uma transação por meio de um comando commit, os dados são automaticamente removidos da tabela.
Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q972119 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Colocação em Família Substituta, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Assinale e alternativa em conformidade com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q972691 | Redes de Computadores, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

O Tribunal de Justiça está mudando a sua sede para um novo endereço. Nesse processo, a equipe de redes está distribuindo os endereços IPs de forma que fiquem com a mesma quantidade por departamento. Foi fornecido o endereço 10.210.114.0/20 para a nova sede. Para cumprir seu objetivo e atender aos 16 departamentos, a equipe de redes necessita da máscara:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q972719 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Contabilidade, TJDFT, FGV, 2022

Texto associado.

Caso I:


No primeiro trimestre de um exercício financeiro, um ente público recebeu uma notificação de abertura de processo judicial, no qual foi requerida uma indenização por danos causados a um grupo empresarial em decorrência de erros no processamento de informações tributárias em exercícios anteriores. A indenização requerida foi de R$ 100.000,00. Após análise dos documentos processuais, a assessoria jurídica avaliou que é provável que o ente tenha que pagar a indenização, mas ainda não dispunha de elementos suficientes para uma mensuração confiável.

Considerando os elementos apresentados no Caso I e as disposições do Pronunciamento CPC 25, em suas demonstrações contábeis do período em referência, o ente público deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q972720 | Contabilidade Geral, Normas CFC, Contabilidade, TJDFT, FGV, 2022

Texto associado.

Caso I:


No primeiro trimestre de um exercício financeiro, um ente público recebeu uma notificação de abertura de processo judicial, no qual foi requerida uma indenização por danos causados a um grupo empresarial em decorrência de erros no processamento de informações tributárias em exercícios anteriores. A indenização requerida foi de R$ 100.000,00. Após análise dos documentos processuais, a assessoria jurídica avaliou que é provável que o ente tenha que pagar a indenização, mas ainda não dispunha de elementos suficientes para uma mensuração confiável.

Considere que a notificação de abertura de processo judicial abordada no Caso I foi recebida em 31 de março de 20x1. As demonstrações contábeis de 20x0 do ente foram concluídas no dia 03 de março de 20x1. Após análise do gestor e sua equipe, foram autorizadas em 19 de março de 20x1 e enviadas ao respectivo órgão de controle em 02 de abril do mesmo exercício. Em 01 de maio de 20x1, o órgão de controle divulgou parecer sobre as demonstrações contábeis.

A partir dessas informações e das disposições do CPC 24 - Evento Subsequente, a notificação de abertura de processo judicial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q972743 | Auditoria Governamental, Normas da INTOSAI e do IIA, Contabilidade, TJDFT, FGV, 2022

O Modelo de Três Linhas se propõe a ser mais eficaz, uma vez que foi adaptado para se alinhar aos objetivos e circunstâncias da organização. De acordo com o modelo, o corpo administrativo, a gestão e a auditoria interna têm responsabilidades distintas, mas todas as atividades precisam estar alinhadas com os objetivos da organização.

Nesse contexto, um papel relacionado à terceira linha refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q973257 | Direito Processual Penal, Meios probatórios excepcionais, Juiz de Direito Substituto, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2023

Quanto às regras referentes a sentença, coisa julgada e procedimentos e provas nos processos penais, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q972749 | Português, Uso dos conectivos, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Chegaram todos atrasados; além disso, não trouxeram as encomendas.
Nessa frase, aparece o conector “além disso” com valor de adição; a frase abaixo em que NÃO há um conector do mesmo valor aditivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q972752 | Português, Interpretação de Textos, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

“Os regimes que reprimem a liberdade da palavra, por se incomodarem com a liberdade que ela difunde, fazem como as crianças que fecham os olhos para não serem vistas.”
Sobre esse pensamento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q972508 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Técnico, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância verbal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.