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Questões de Concursos TJDFT

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361Q973790 | Direito Notarial e Registral, Noções Gerais, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Em ação de busca e apreensão, notificação extrajudicial foi enviada e entregue no domicílio do devedor por intermédio de cartório de títulos e documentos.

À luz do entendimento jurisprudencial firmado pelo STJ, essa notificação

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362Q972515 | Atualidades, Atualidades do ano de 2015, Nível Técnico, TJDFT, CIEE

Em julho de 2015, na primeira prova desta modalidade esportiva, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o dueto brasileiro, com o tema 'Capoeira', terminou na quarta posição na rotina (coreografia) técnica, com 80,9667 pontos (divididos em 24,7000 de Execução; 24,4000 de Impressão geral; e 31,8667 de Elementos). Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a modalidade esportiva da qual a descrição trata.
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363Q972526 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Direito, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
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364Q972015 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

O Código de Defesa do Consumidor não se preocupou em conceituar positivamente o instituto da publicidade até porque não é esta sua função primordial. Assim, por não tratar diretamente de uma definição do que seja publicidade, o estudioso do Direito do Consumidor deve, primeiramente, buscar o conceito deste complexo instituto fora dos limites do direito. O legislador, entretanto, tratou de legislar de forma negativa o conceito de publicidade, haja vista que determinou definições legais sobre o que seja publicidade enganosa e abusiva em seu artigo 37 e parágrafos, fazendo entender que os anúncios que não se coadunem com estes dispositivos possam ser vistos como legais, por inexistência de proibição específica. Conforme disposto nos parágrafos 1º e 2º do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, é considerada publicidade enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário que seja inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, capaz de induzir a erro o consumidor sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço ou quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

A publicidade é toda atividade intermediária entre o processo de venda e compra de bens para obtenção de um maior número vendas através de um chamamento vinculado por qualquer meio de comunicação com conteúdo comercial. Ela é considerada abusiva quando gera discriminação, provoca violência, explora o medo e a superstição do consumidor, aproveita da inocência da criança, desrespeita valores ambientais e induz a comportamentos prejudiciais — saúde e — segurança. A regra legal do artigo 30, do Código de Defesa do Consumidor, não deixa dúvidas de que “toda informação ou publicidade, suficientemente veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação…” deve obedecer — diretrizes legais ali contidas.

Relacionado entre os direitos básicos do consumidor, definidos no artigo 6°, III, do Código de Defesa do Consumidor, está o direito à informação, verdadeira preocupação dos elaboradores da lei, visto que os danoseminentes de uma oferta publicitária mal elaborada são de ordem irreparável para os consumidores e, algumas vezes, para o próprio fornecedor. O artigo 30, do Código de Defesa do Consumidor, veio enfatizar e transformar em princípio a obrigatoriedade de informações que devem ser propostas pelo fornecedor que deseja contratar, não sendo admitido que uma informação publicitária ou uma oferta veiculada pelo sistema de envio de mensagens pela internet não possa ser submetido ao crivo da Legislação Consumerista.

As informações vinculadas pelas mensagens de massa não solicitadas devem seguir o disposto no artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor, e trazer informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia e prazos de validade. Caso a mensagem de massa não solicitada não cumpra tais requisitos, poderá ser incluída entre as práticas de publicidade abusiva ou enganosa e sujeitar o fornecedor às sanções previstas para esta atividade, conforme disposto no artigo 37 e parágrafos do Código de Defesa do Consumidor.

Em regra, as mensagens de massa não solicitadas são enviadas pela internet e algumas através de telefonia celular. Neste segundo caso, especificamente, deve-se aplicar o disposto no artigo 33, pois isto ocorre através de verdadeira oferta por telefone, devendo o fornecedor disponibilizar em sua publicidade o nome do fabricante e seu endereço. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a promoção de publicidade enganosa ou abusiva e prevê pena de três meses a um ano de prisão e multa para quem incorrer na prática. O ideal é que a publicidade feita em panfletos, anúncios em jornais, revistas, rádios ou emissoras de TV seja clara, objetiva e que tenha veracidade. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá em seu poder, para informação aos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos para provar a veracidade das publicidades, devendo cumprir tudo o que foi anunciado.

(Disponível em: http://estadodedireito.com.br/publicidade-e-oferta-no-codigo-de-defesa-do-consumidor/. Acesso em: 10/06/2019. Com adaptações.)

Ao criar uma paráfrase reescrevendo o excerto “O Código de Defesa do Consumidor proíbe a promoção de publicidade enganosa ou abusiva” (5º§), em consonância com as regras da concordância nominal, iniciando o trecho com “De acordo com o Código de Defesa do Consumidor,” o complemento adequado seria:
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365Q972017 | Arquivologia, Fonética e Fonologia, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

O Código de Defesa do Consumidor não se preocupou em conceituar positivamente o instituto da publicidade até porque não é esta sua função primordial. Assim, por não tratar diretamente de uma definição do que seja publicidade, o estudioso do Direito do Consumidor deve, primeiramente, buscar o conceito deste complexo instituto fora dos limites do direito. O legislador, entretanto, tratou de legislar de forma negativa o conceito de publicidade, haja vista que determinou definições legais sobre o que seja publicidade enganosa e abusiva em seu artigo 37 e parágrafos, fazendo entender que os anúncios que não se coadunem com estes dispositivos possam ser vistos como legais, por inexistência de proibição específica. Conforme disposto nos parágrafos 1º e 2º do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, é considerada publicidade enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário que seja inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, capaz de induzir a erro o consumidor sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço ou quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

A publicidade é toda atividade intermediária entre o processo de venda e compra de bens para obtenção de um maior número vendas através de um chamamento vinculado por qualquer meio de comunicação com conteúdo comercial. Ela é considerada abusiva quando gera discriminação, provoca violência, explora o medo e a superstição do consumidor, aproveita da inocência da criança, desrespeita valores ambientais e induz a comportamentos prejudiciais — saúde e — segurança. A regra legal do artigo 30, do Código de Defesa do Consumidor, não deixa dúvidas de que “toda informação ou publicidade, suficientemente veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação…” deve obedecer — diretrizes legais ali contidas.

Relacionado entre os direitos básicos do consumidor, definidos no artigo 6°, III, do Código de Defesa do Consumidor, está o direito à informação, verdadeira preocupação dos elaboradores da lei, visto que os danoseminentes de uma oferta publicitária mal elaborada são de ordem irreparável para os consumidores e, algumas vezes, para o próprio fornecedor. O artigo 30, do Código de Defesa do Consumidor, veio enfatizar e transformar em princípio a obrigatoriedade de informações que devem ser propostas pelo fornecedor que deseja contratar, não sendo admitido que uma informação publicitária ou uma oferta veiculada pelo sistema de envio de mensagens pela internet não possa ser submetido ao crivo da Legislação Consumerista.

As informações vinculadas pelas mensagens de massa não solicitadas devem seguir o disposto no artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor, e trazer informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia e prazos de validade. Caso a mensagem de massa não solicitada não cumpra tais requisitos, poderá ser incluída entre as práticas de publicidade abusiva ou enganosa e sujeitar o fornecedor às sanções previstas para esta atividade, conforme disposto no artigo 37 e parágrafos do Código de Defesa do Consumidor.

Em regra, as mensagens de massa não solicitadas são enviadas pela internet e algumas através de telefonia celular. Neste segundo caso, especificamente, deve-se aplicar o disposto no artigo 33, pois isto ocorre através de verdadeira oferta por telefone, devendo o fornecedor disponibilizar em sua publicidade o nome do fabricante e seu endereço. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a promoção de publicidade enganosa ou abusiva e prevê pena de três meses a um ano de prisão e multa para quem incorrer na prática. O ideal é que a publicidade feita em panfletos, anúncios em jornais, revistas, rádios ou emissoras de TV seja clara, objetiva e que tenha veracidade. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá em seu poder, para informação aos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos para provar a veracidade das publicidades, devendo cumprir tudo o que foi anunciado.

(Disponível em: http://estadodedireito.com.br/publicidade-e-oferta-no-codigo-de-defesa-do-consumidor/. Acesso em: 10/06/2019. Com adaptações.)

O termo “conteúdo”, empregado em “A publicidade é toda atividade intermediária entre o processo de venda e compra de bens para obtenção de um maior número vendas através de um chamamento vinculado por qualquer meio de comunicação com conteúdo comercial” (2º§), “é acentuado por ser um vocábulo que apresenta ___________ entre “e” e “u”, tendo a vogal ___________ “u” sozinha na sílaba”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
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366Q972023 | Direito Processual Civil, Citação no Processo Civil, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

De acordo com o disposto no art. 240 do NCPC, a citação válida produz alguns efeitos. Dentre eles, está(ão):

I. induz a litispendência.

II. torna litigiosa a coisa.

III. interrompe a prescrição.

É correto o que está contido em

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367Q972028 | Direito Processual Civil, Critérios de Competência, Direito, TJDFT, CIEE, 2019

Conforme estabelece o art. 53 e incisos do NCPC, é competente o foro para ação de dissolução de união estável
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368Q973060 | Psicologia, Políticas Públicas no Estatuto do Idoso, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Mariana, 70 anos, é aposentada e decidiu retornar ao mercado de trabalho.
Em consonância com o Estatuto do Idoso, é correto afirmar que:
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369Q972294 | Português, Substantivos, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Das alternativas a seguir, qual apresenta um substantivo abstrato?
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370Q972557 | Noções de Informática, Nuvem "cloud computing" e "cloud storage", Nível Superior, TJDFT, CIEE

Com relação ao armazenamento em nuvem, analise as assertivas abaixo.

I. Google Drive é um espaço de armazenamento em nuvem no qual é possível guardar, acessar e compartilhar arquivos (vídeos, fotos, Google Docs, PDFs).

II. O Google Drive não possui limite de armazenamento e é totalmente gratuito, podendo ser utilizado facilmente por qualquer usuário que possua uma conta Google.

III. O Drive também, praticamente, acaba com os anexos de e-mail, o que torna muito mais fácil compartilhar arquivos. Um usuário pode mostrar a um amigo um vídeo das suas férias através de um link para o arquivo, em vez de anexá-lo a um e-mail. É correto o que se afirma em

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371Q972305 | Noções de Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2017

Assinale a informação correta ao responder ou encaminhar uma mensagem de e-mail
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372Q973843 | Direito Processual Penal, Citação no Processo Penal, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Em relação às comunicações e aos prazos no processo penal, assinale a opção correta.
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373Q973334 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

De acordo com a CDU e a notação Cutter-Sanborn, julgue o item a seguir.

A notação mais apropriada para representar obras da área de direito em língua inglesa é 34(=20).

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374Q972834 | Arquivologia, Ciclo Vital /Teoria das Três Idades, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

Os documentos relativos à execução de uma obra contratada para o reparo das instalações do escritório, durante o andamento da obra, encontram-se em sua:
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375Q973348 | Biblioteconomia, Tesauros e Terminologia, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios e métodos do tesauro, julgue o item a seguir.

É possível afirmar que o tesauro auxilia o usuário na localização de um conceito em um campo semântico.

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376Q972838 | Arquivologia, Ciclo Vital /Teoria das Três Idades, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

Alguns setores de uma empresa estão produzindo documentos diferentes para os mesmos propósitos, documentos com informações repetidas e vários formulários com campos parecidos. Isso está gerando um grande volume de documentos a serem manuseados, controlados e armazenados.

O arquivista pode resolver esse problema com a ajuda da Gestão de Documentos, em sua:

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377Q973098 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

De acordo com os princípios e as diretrizes da perícia oficial em saúde, quando a parte for ex-paciente do médico indicado para atuar como perito oficial no processo, o médico:
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378Q973359 | Biblioteconomia, Estudos de Usuários, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, com relação ao estudo de usuários.

A realização do estudo de usuários possibilita a utilização de técnicas de coleta de dados, tais como aplicação de questionários, observação sistemática in loco, entrevista estruturada e revisão de literatura.

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379Q972337 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto às responsabilidades gerais, são deveres do Assistente Social:

I. desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

II. participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

III. abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.

IV. utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.

É correto o que está contido em

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380Q972338 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto às relações com Assistentes Sociais e outros profissionais, é vedado ao Assistente Social

I. intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro(a) profissional, mesmo a pedido desse(a) profissional, pois é dever do(a) Assistente Social responsabilizar-se pelos seus serviços do início ao término, a menos quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

II. prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.

III. ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código mencionado e com erros técnicos praticados por Assistente Social e qualquer outro(a) profissional.

IV. prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro(a) profissional.

É correto o que está contido em

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