Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q972994 | Serviço Social, Serviço Social e Atendimento a Vítimas de Violência, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

De acordo com a Lei nº 13.431/2017, “As políticas implementadas nos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde deverão adotar ações articuladas, coordenadas e efetivas voltadas ao acolhimento e ao atendimento integral às vítimas de violência.”

I. mínima intervenção dos profissionais envolvidos;
II. capacitação interdisciplinar continuada, preferencialmente conjunta, dos profissionais;
III. monitoramento e avaliação periódica das políticas de atendimento.

Essas ações observarão a(s) seguinte(s) diretrize(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q972290 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Direito, TJDFT, CIEE

O período compreendido entre o Descobrimento do Brasil em 1500 até a Independência do Brasil é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q972042 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

As frases transcritas do texto apresentam as formas verbais flexionadas no mesmo tempo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q973335 | Biblioteconomia, Catalogação, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito de catalogação, julgue o próximo item.

Na catalogação de uma constituição estadual, o ponto de acesso principal é realizado pelo cabeçalho da jurisdição.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q973340 | Biblioteconomia, Administração de Bibliotecas, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à organização e à administração de bibliotecas, julgue o item seguinte.

Promover a capacitação de usuários e a comunicação na Internet são estratégias de endomarketing muito utilizadas pelas bibliotecas.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q973878 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Simples, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Uma sociedade simples deseja instituir uma sucursal em comarca diversa daquela onde está inscrita a sua sede.

Com referência a essa situação, de acordo com o Código Civil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q973115 | Segurança da Informação, Suporte em Tecnologia da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Caio recebeu a tarefa de melhorar a segurança da rede local do Tribunal de Justiça. A demanda solicitada foi a implementação de um sistema de criptografia que atenda aos requisitos a seguir.
1. receber como entrada um bloco de texto sem formatação;
2. trabalhar com tamanhos de chaves diferentes;
3. movimentar o bloco para uma matriz quadrada onde são executadas suas operações;
4. relacionar o número de rodadas do algoritmo com o tamanho da chave.
Para cifrar as mensagens e atender aos critérios determinados, Caio deve utilizar o algoritmo criptográfico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q973120 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Suporte em Tecnologia da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Um órgão público possui algumas unidades distantes geograficamente umas das outras e está pesquisando soluções que sejam confiáveis e que suportem criptografia para conectar as unidades entre si.
Sobre as tecnologias MPLS (Multi-Protocol Label Switching) e SDWAN (Software-Defined Wide Area Network), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q973427 | Odontologia, Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) têm ampla utilização na odontologia devido às suas propriedades químicas e biológicas. Acerca desses cimentos e sua utilização na odontologia, julgue o item a seguir. O CIV é amplamente utilizado como base cavitária ou núcleo de preenchimento, pois sua expansão de presa possibilita que a adesão seja mais efetiva ao dente.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q972288 | Conhecimentos Gerais, Migração, Direito, TJDFT, CIEE

Das alternativas a seguir, qual apresenta o maior continente do mundo em extensão territorial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q973320 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que se segue.

Um sistema especialista jurídico é um conjunto de programas de computador associado a uma base de conhecimento que permite o diagnóstico, a extração de conclusões ou a apresentação de planos de ação no âmbito da área jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q972832 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Sobre os cuidados de enfermagem a um recém-nascido com icterícia que necessita de fototerapia, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) a(s) falsa(s).

( ) A proximidade excessiva da fonte pode causar queimaduras no RN. Por isso, é importante respeitar a distância mínima recomendada.

( ) Recomenda-se verificar o peso do RN diariamente e a temperatura corporal a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia.

( ) Deve-se aumentar a oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena resulta em maior perda insensível de água.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q972345 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, Serviço Social, TJDFT, CIEE

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), no que concerne ao Capítulo III – Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, Seção

I –Disposições Gerais, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q972890 | Direito Administrativo, Duração, Administração, TJDFT, FGV, 2022

A sociedade empresária YY celebrou contrato administrativo para o fornecimento de determinados bens móveis para a Secretaria de Educação do Município Alfa. Como os móveis eram transportados desmontados, era necessária a sua montagem, o que se estendeu por três meses. Dias antes da conclusão da montagem, foi divulgado, na imprensa, que a referida sociedade empresária estava em débito com as suas obrigações trabalhistas e previdenciárias, o que vinha gerando grande insatisfação junto aos empregados.

À luz dessa narrativa e levando-se em conta a sistemática inaugurada pela Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que o Município Alfa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q972642 | Direito Administrativo, Demais aspectos da lei 9784/99, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Carla, estudiosa do Direito Administrativo, constatou que em determinado processo administrativo, instaurado no âmbito da Administração Pública federal, seria necessária a prolação de decisões administrativas por três órgãos distintos. Percebeu, ainda, que, com a finalidade de simplificar o processo administrativo, observados os demais requisitos exigidos, seria possível a participação concomitante de todas as autoridades e agentes decisórios e dos responsáveis pela instrução técnico-jurídica.

Essa atuação de forma compartilhada é denominada decisão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q972916 | Medicina, Intoxicações Exógenas, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

Sintomas neuropáticos e déficit de vitamina B12 são sinais típicos de intoxicação por exposição ocupacional a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q973740 | Direito Civil, Corretagem, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com o Código Civil e o entendimento jurisprudencial do STJ, assinale a opção correta no que tange a contrato de seguro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q972039 | Arquivologia, Morfologia, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

Considerando que a peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período, assinale, a seguir, a associação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q972551 | Português, Proparoxítonas, Nível Superior, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à acentuação, assinale a alternativa que apresenta as mesmas regras de acentuação das palavras abaixo.

Lapis/ joquei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q972555 | Informática, Microsoft Powerpoint, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do procedimento de inserção de um vídeo em uma apresentação do Microsoft PowerPoint 2010.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.