Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q973838 | Direito Penal, Princípios limitadores do poder punitivo estatal, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Aplicado no direito penal brasileiro, o princípio da alteridade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q973350 | Biblioteconomia, Tesauros e Terminologia, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios e métodos do tesauro, julgue o item a seguir.

Entre os objetivos do tesauro inclui-se a descrição do conteúdo dos documentos, que visa ao armazenamento e à recuperação da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q972841 | Arquivologia, Diagnóstico de Arquivos, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

O diagnóstico do cenário com o qual se vai lidar antecede qualquer trabalho arquivístico. É importante conhecer a situação da instituição, de uma forma geral, e dos arquivos, em especial. Alguns fatores que devem ser observados são:

I. Histórico de existência: aspectos relacionados à criação, estrutura organizacional, mudanças estatutárias, missão, atividades;

II. Quantificação dos documentos e características diplomáticas;

III. Acondicionamento e mobiliário utilizado.

O diagnóstico para cada fator, respectivamente, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q973103 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

A bioética tem quatro princípios fundamentais que devem ser analisados para resolver dilemas éticos sobre atendimentos ou tratamentos de saúde.
Aquele que define que os profissionais de saúde devem tratar todos os doentes com o mesmo cuidado e atenção, sem diferenças no tratamento por questões sociais, culturais, étnicas, de gênero ou religiosas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q973109 | Banco de Dados, Suporte em Tecnologia da Informação, TJDFT, FGV, 2022

No contexto do MySQL, analise as afirmativas a seguir a respeito da carga de dados (Bulk Data Loading) para tabelas InnoDB.
I. No caso da existência de restrições (constraints) do tipo UNIQUE, é possível suspender temporariamente a verificação com o comando SET unique_checks=1.
II. Tabelas InnoDB utilizam índices clusterizados, o que normalmente torna mais rápida a carga de dados dispostos na mesma ordem da chave primária (primary key).
III. Na carga de arquivos muito grandes, a shell do MySQL oferece serviços de importação rápida por meio do utilitário util.importTable().
Está correto somente o que se afirma em:3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q973624 | Medicina, Pediatria, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à crise epiléptica na infância, julgue o próximo item.

No período neonatal, as crises epilépticas generalizadas são mais frequentes que as parciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q972098 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

Na avaliação de crianças vítimas de abuso sexual, o uso dos testes projetivos pode ser considerado um procedimento viável para a revelação da situação abusiva. Como se trata de uma situação traumática, a criança tem medo de contar verbalmente o ocorrido, e, assim, é fundamental o psicólogo ter um domínio e conhecimento do uso dessas técnicas. Assinale a alternativa que apresenta um instrumento projetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q972117 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Crimes Praticados contra a Criança e o Adolescente, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional resulta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q973655 | Medicina, Pediatria, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma criança de um ano e seis meses de idade em consulta de puericultura foi avaliada por um médico pediatra que verificou no prontuário que ela havia nascido de parto normal, porém prematura, ficando internada por trinta dias para ganho de peso. A criança foi amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e, após esse período, a mãe, por conta própria, iniciou a administração de mamadeira com leite de vaca. A mãe relatou que a criança ingeria diariamente cerca de cinco mamadeiras de leite de vaca e não aceitava bem a alimentação de sal. O resultado do teste do pezinho, apresentado pela mãe, foi normal. O médico solicitou que fosse feito o hemograma dessa paciente. Os resultados parciais do exame foram: hemoglobina = 8,4; VCM = 60; HCM = 19; e RDW = 18%.

No que se refere a esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.

O resultado do hemograma dessa paciente deverá evidenciar valores aumentados da ferritina e do percentual de saturação de ferro.

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q973710 | Medicina, Choque e Parada Cardiorrespiratória, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade, bancário, com histórico de hipertensão — em uso irregular de medicação —, tabagista — 40 maços/ano — e dislipidêmico foi levado ao pronto-socorro por apresentar dor torácica com irradiação para a região cervical e sudorese profusa. O tempo do início da dor até a chegada ao pronto-socorro foi de, aproximadamente, quarenta e cinco minutos. Ao ser admitido, o paciente apresentava pressão arterial indetectável, cianose difusa, ausência de pulso à palpação carotídea e estava arresponsivo.
Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.

Caso, no monitoramento do paciente, se constate presença de ondas P seguidas de QRS e ausência de pulso, deve-se submetê-lo a desfibrilação elétrica com 200 J em desfibrilador bifásico, sendo mantidas, após o choque, as compressões torácicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q973718 | Legislação Estadual, Lei Orgânica do Distrito Federal, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Na data da promulgação da atual Lei Orgânica do Distrito Federal, uma pessoa era ocupante de imóvel rural público localizado no Distrito Federal, em uma área de vinte hectares, onde efetivamente morava e produzia havia cinco anos.

Nessa situação hipotética, para obter título de concessão de uso do imóvel ocupado, essa pessoa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q972716 | Contabilidade Geral, Critérios de Avaliação dos Bens Patrimoniais, Contabilidade, TJDFT, FGV, 2022

Uma determinada entidade opera em um mercado com significativa variação dos preços dos materiais adquiridos para estoque e posterior comercialização. No mercado em que a entidade opera, a tendência é de aumento frequente nos preços. Considerando esse cenário, ao ser consultado pelo diretorpresidente da entidade sobre os efeitos dos diferentes critérios de controle de estoques, o contador afirmou, corretamente, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q972981 | Engenharia Elétrica, Transformador de Potência, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

Considere um transformador monofásico 1500 / 150 V, 60 Hz. Em uma situação emergencial, o transformador terá que ser usado em uma rede cuja frequência é 50 Hz.
Para que o transformador possa operar nessas condições sem sofrer danos, a máxima tensão do lado de AT, em volts, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q973750 | Direito Penal, Tipo Penal Doloso, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando-se o estudo do dolo e da culpa na teoria do delito, é correto afirmar que se está diante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q972216 | Estatuto da Pessoa Idosa, Medidas Gerais e Específicas de Proteção, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com o Estatuto do Idoso, as medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos em Lei forem ameaçados e violados:

I - Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado.

II - Por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento.

III - Em razão de sua condição pessoal.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q973753 | Direito Processual Penal, Procedimento comum ordinário, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando os dispositivos processuais penais, julgue os itens subsecutivos, relativos à resposta à acusação.

I A resposta à acusação é uma peça processual de oferecimento obrigatório pelo acusado pessoalmente citado.

II É exigível a resposta à acusação somente nos processos que tratam de crimes para os quais se aplica o procedimento comum ordinário.

III A resposta à acusação viabiliza o julgamento antecipado da lide e a consequente absolvição sumária do acusado na hipótese de inimputabilidade do agente por doença mental.

IV Consiste a resposta à acusação em uma oportunidade processual na qual, entre outros pedidos, deve ser indicado o rol de testemunhas e requerida as suas oitivas, sob pena de preclusão.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q973004 | Serviço Social, Projeto Ético Político e Diretrizes Curriculares, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

O Projeto Ético-Político do Serviço Social começa a ser construído na transição dos anos 1970 para os anos 1980. Para Netto (2006), “foi naqueles anos que a primeira condição para a construção deste novo projeto se viabilizou”.
Essa condição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q972781 | Direito Penal, Estado de necessidade, Oficial de Justiça Avaliador Federal, TJDFT, FGV, 2022

Sobre a previsão do Art. 24, § 1º, do Código Penal (dever legal de enfrentar o perigo), considere a situação em que uma guarnição composta por quatro policiais, em que apenas um está equipado com arma longa, se depara com um “bonde” (aglomeração de criminosos fortemente armados em deslocamento), integrado por número muito superior de pessoas armadas.
Sobre a previsão do perigo na situação descrita, no caso de não atuação policial, estará considerada hipótese de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q973295 | Filosofia do Direito, Juiz de Direito Substituto, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2023

Gradativamente, o direito brasileiro foi adotando diversos instrumentos de uniformização jurisprudencial, para incrementar a cognoscibilidade do ambiente normativo brasileiro e, consequentemente, reduzir o grande número de demandas ajuizadas e de recursos interpostos. Se a sociedade conhece a resposta que será dada pelo Estado às divergências interpretativas, o direito torna-se mais previsível e, por conseguinte, as pessoas podem exercer a liberdade com mais segurança, bem como a tendência de observância voluntária das normas jurídicas tende a ser incrementada. Trata-se, portanto, de técnica que confere claros benefícios teóricos e práticos.
Paulo Mendes Oliveira. Segurança jurídica e processo: da rigidez à flexibilização processual. Internet: (com adaptações).

Considerando as informações precedentes, é correto afirmar que o sistema jurídico brasileiro, de raízes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q973551 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.

Com referência a esse caso clínico, julgue o item que se segue.

Essa paciente apresenta fatores que prenunciam falência respiratória e deverá ser internada em unidade de terapia intensiva. Se a capacidade vital forçada estiver inferior a 20 mL/kg, serão necessários a intubação orotraqueal e o suporte ventilatório.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.