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Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q972105 | Psicologia, Psicologia Jurídica Conceito, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

No contexto forense, o psicólogo encontrará a problemática da violência física, contra crianças e adolescentes, que é considerada como a forma de violência mais evidente, por causar danos físicos que são visíveis e mais facilmente percebidos e identificados em exames médicos e clínicos. As consequências deste tipo de abuso podem estar associadas
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62Q972916 | Medicina, Intoxicações Exógenas, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

Sintomas neuropáticos e déficit de vitamina B12 são sinais típicos de intoxicação por exposição ocupacional a:
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63Q972679 | Direito Administrativo, Provimento e vacância, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Maria, servidora pública federal, foi aposentada por incapacidade permanente. Após algum tempo, junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria. Como Maria estava plenamente apta ao exercício das funções que sempre desempenhou, deve ocorrer o(a) seu/sua:
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64Q973478 | Odontologia, Prótese Parcial Fixa, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Em situações clínicas de dentes tratados endodonticamente, com grande destruição coronária, é necessária a utilização do sistema de retenção intrarradicular, como por exemplo, a cimentação de pino de fibra de vidro translúcido. Acerca desse assunto, julgue o seguinte item.

Nos casos clínicos em que a raiz do incisivo central superior estiver vestibularizada e a coroa necessitar ser lingualizada, o núcleo metálico fundido deverá ter as seguintes características: cerca de dois terços do comprimento radicular total; metade do suporte ósseo da raiz; e um terço do diâmetro total da raiz.

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65Q972289 | Conhecimentos Gerais, Migração, Direito, TJDFT, CIEE, 2017

Grande parte do planeta Terra é coberto pelos oceanos, sabendo disso, qual é o maior oceano do planeta?
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66Q973057 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Com relação aos direitos de pessoa portadora de transtorno mental, analise os itens a seguir.

I. ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração; II. ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; III. ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
A Lei nº 10.216/2001 considera como direito de pessoa portadora de transtorno mental:
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67Q972039 | Arquivologia, Morfologia, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

Considerando que a peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período, assinale, a seguir, a associação INCORRETA.
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68Q972043 | Português, Dígrafos, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

O termo “esse” destacado em “Mais sábio que esse homem eu sou.” (2º§) denota um dígrafo. Assinale a alternativa que apresenta palavras que contêm dígrafo.
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69Q973328 | Biblioteconomia, Indexação nos Processos Técnicos em Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à indexação, julgue o item subsequente.

A utilização do vocabulário controlado como linguagem de indexação permite a resolução de problemas semânticos, a identificação das relações de gênero-espécie e facilita o mapeamento das áreas do conhecimento.

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71Q973336 | Biblioteconomia, Catalogação, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito de catalogação, julgue o próximo item.

Na descrição do cabeçalho de uma lei municipal, o nome do município deve ter o acréscimo do nome completo da unidade da Federação a que pertence, entre parênteses, após o nome do município e um espaço.

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74Q972610 | Português, Uso dos doispontos, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

O filósofo francês Pascal afirmou que: “A imaginação tem todos os poderes: ela faz a beleza, a justiça e a felicidade, que são os maiores poderes do mundo”.

O pensamento acima é dividido em duas partes, separadas pelo emprego dos dois pontos. A segunda parte mostra:

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75Q972866 | Arquivologia, Tipologia Documental, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

Observe os seguintes exemplos de documentos judiciais:

I – certidão de trânsito em julgado;

II – pauta de julgamento;

III – recurso.

Esses exemplos são, respectivamente, dos seguintes tipos:

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76Q972367 | Noções de Informática, Redes de Computadores, Nível Médio, TJDFT, CIEE

É correto afirmar que a estrutura básica para transmissão de dados na Internet de maneira rápida é denominada
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77Q972884 | Administração Pública, Princípios de governança pública, Administração, TJDFT, FGV, 2022

Ao longo da última década, a administração pública brasileira realizou inúmeros esforços e iniciativas articulados para gerar valor às agências públicas e corporativas, por meio de uma tríade de iniciativas voltadas à governança, gestão de riscos e integridade.

Dentro dessa tríade, a gestão de riscos é fundamentalmente voltada a:

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78Q972642 | Direito Administrativo, Demais aspectos da lei 9784/99, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Carla, estudiosa do Direito Administrativo, constatou que em determinado processo administrativo, instaurado no âmbito da Administração Pública federal, seria necessária a prolação de decisões administrativas por três órgãos distintos. Percebeu, ainda, que, com a finalidade de simplificar o processo administrativo, observados os demais requisitos exigidos, seria possível a participação concomitante de todas as autoridades e agentes decisórios e dos responsáveis pela instrução técnico-jurídica.

Essa atuação de forma compartilhada é denominada decisão:

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79Q973159 | Governança de TI, COBIT 2019, Análise de Sistemas, TJDFT, FGV, 2022

A equipe de desenvolvimento (ED) de um órgão da administração pública gerencia, implementa, entrega e faz manutenção de novas soluções de software para uso dos diversos setores do órgão. A ED, alinhada ao Framework COBIT ® 2019, definiu e segue um acordo de nível de serviço específico para atender demandas de correções e de melhorias das soluções de software entregues.
Sendo assim, a prática do objetivo de governança e gestão do Framework COBIT ® 2019 utilizada pela ED é o:
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80Q973160 | Segurança da Informação, Assinatura Digital, Análise de Sistemas, TJDFT, FGV, 2022

Ana precisa enviar a mensagem M para Bráulio de forma sigilosa pela rede do Tribunal de Justiça atendendo aos requisitos de segurança: autenticidade, não repúdio, integridade e confidencialidade. Para isso, Ana deve enviar uma chave secreta K para Bráulio e gerar uma assinatura digital AD(M).
Considerando que a chave K deve ser conhecida apenas por Ana e Bráulio, após esse processo deve-se cifrar K e AD(M) com a chave:
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