Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q972121 | Estatuto da Pessoa Idosa, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

De acordo com o disposto no Estatuto do Idoso, a garantia de prioridade compreende, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q972649 | Direito Processual Civil, Modificação de Competência, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Caio ajuizou ação de despejo em face de seu irmão Tício, locatário de seu imóvel, tendo distribuído a petição inicial a uma vara de família.

Tomando contato com a peça exordial, deverá o juiz:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q972652 | Direito Processual Civil, Embargos de Declaração, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

Nos autos de ação civil pública intentada pelo Ministério Público, o juiz da causa, depois de apresentadas a contestação e a réplica, proferiu decisão de saneamento do feito, em que deferiu a prova testemunhal pedida por ambas as partes, sem apreciar, contudo, o requerimento de produção de prova pericial formulado pelo órgão ministerial.

Tendo o Ministério Público sido pessoalmente intimado da referida decisão, interpôs, oito dias úteis depois, recurso de embargos de declaração, pedindo a apreciação, pelo juiz da causa, de seu pleito de produção de prova pericial.

À vista desse quadro, devidamente certificado pela serventia, o juiz, ao tomar contato com os embargos declaratórios do Parquet, deverá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q972920 | Segurança e Saúde no Trabalho, Sistema de Saúde Brasileira, Medicina do Trabalho, TJDFT, FGV, 2022

Segundo a Portaria GM/MS nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, que institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q973177 | Engenharia de Software, Análise de Dados, TJDFT, FGV, 2022

A tradução automática de texto, embora possua raízes na metade do século passado, vem recebendo melhorias substanciais na última década, alimentadas pelo crescimento do poder computacional, disponibilidade de dados linguísticos e inovações técnicas.
Com relação às inovações, e levando em consideração os recursos mencionados, a alternativa que apresenta apenas vantagens da Tradução Automática Neural (NMT) sobre técnicas de Tradução Automática Estatística (SMT) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q972413 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Superior, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com a gramática normativa, quanto à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q973182 | Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal, Área Judiciária, TJDFT, FGV, 2022

José, advogado recém-formado, tão logo foi incorporado a um escritório de advocacia, recebeu a incumbência de identificar as causas que poderiam ser submetidas, em grau de recurso, ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos Tribunais Superiores, vale dizer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal Militar (STM). Para tanto, precisou identificar se as competências desses tribunais estavam previstas em numerus clausus na ordem constitucional ou se poderiam ser delineadas pela legislação infraconstitucional.
Ao final de sua análise, José concluiu, corretamente, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q972163 | Conhecimentos Gerais, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

Em relação ao voto e ao alistamento eleitoral, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, porém o voto não.

( ) O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos.

( ) O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

689Q973193 | Direito Processual Civil, Providências Preliminares Réplica e Especificação de Provas, Área Judiciária, TJDFT, FGV, 2022

Joana intentou ação visando à invalidação de um contrato de mútuo que havia celebrado, sob a alegação de que não tinha discernimento para a prática dos atos da vida civil.
Finda a instrução probatória, o juiz da causa, concluindo que a incapacidade civil da autora não havia ficado comprovada, julgou improcedente o pedido em sentença que, à míngua de interposição de recurso de apelação, transitou em julgado.
Seis meses depois, Joana ajuizou nova demanda em face do mesmo réu, em que pleiteou a invalidação do mesmo contrato de mútuo, estribando-se, já então, no argumento de que fora vítima de dolo por parte do outro contratante.
Regularmente citado, o réu, sem prejuízo de suas teses defensivas de mérito, suscitou em sua contestação, preliminarmente, a coisa julgada formada no primeiro feito.
Nesse cenário, o juiz da nova causa, depois de ofertada a réplica autoral, deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q972435 | Atualidades, Política, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Segundo notícia veiculada em junho de 2016, o líder norte-coreano alardeou o sucesso dos testes de dois mísseis de médio alcance disparados, afirmando que são uma ameaça às bases americanas no Pacífico, informou a agência oficial de imprensa KCNA. Ele que supervisionou pessoalmente os testes, declarou que se trata de um “grande acontecimento”, que reforça as capacidades de ataque nuclear preventivo da Coreia do Norte, segundo a KCNA. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta como se chama tal líder norte-coreano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q972186 | Direito Processual Civil, Direito, TJDFT, CIEE, 2018

Com base na Lei nº 13.105/2015 - Código de Processo Civil, os motivos de impedimento ou suspeição poderão ser aplicados aos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

692Q972443 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Serviço Social, TJDFT, CIEE

A participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País, será promovida, entre outros, por meio de programas de ação afirmativa que se constituem em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q972191 | Direito Processual Penal, Direito, TJDFT, CIEE, 2018

Em conformidade com a Lei nº 3.689/1941 - Código de Processo Penal, quando o perdão for concedido a um dos querelados, ele será aproveitado a todos, sem que produza, todavia, efeito em relação ao que o recusar. Após aceito o perdão, o juiz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

694Q973221 | Direito Civil, Parentesco, Juiz de Direito Substituto, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2023

Quanto às relações de parentesco e à competência para julgar as ações a esse respeito, assinale a opção correta à luz do Código Civil e da Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q972968 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

Uma fonte senoidal monofásica de 200∠50ºValimenta uma carga. A corrente elétrica desse circuito é de 10∠20ºA.
A potência ativa solicitada pela carga e seu fator de potência são iguais a, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q972969 | Engenharia Elétrica, Fluxo de Potência, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

Na entrada de uma instalação industrial existe uma subestação abaixadora composta de um transformador na configuração delta-estrela de 500√3 kVA. A tensão e a corrente de curto-circuito na entrada da subestação são, respectivamente, iguais a 20 kV e 2 kA.
Sabendo-se que os valores das bases adotadas correspondem aos valores nominais do transformador de entrada, a reatância do sistema elétrico de onde sai a alimentação da subestação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q973751 | Criminologia, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca dos pensamentos criminológicos e das bases históricas, filosóficas e teóricas do direito penal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q972728 | Contabilidade Pública, Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Contabilidade, TJDFT, FGV, 2022

De acordo com as regras do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), a doação de bem imóvel registrado no patrimônio da União para um Estado da Federação deve ter o seguinte lançamento contábil no ente doador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q973754 | Direito Processual Penal, Atos processuais defeituosos e invalidade, Provimento, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

À luz do entendimento doutrinário e jurisprudencial dos tribunais superiores, assinale a opção correta, acerca de nulidades no processo penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q972224 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), analisar a sentença abaixo:

A assistência social é direito do cidadão e dever do Estado (1ª parte). A assistência social é política de seguridade social contributiva (2ª parte).

A sentença está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.