Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


822Q973322 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, com relação à informática para bibliotecas.

Os requisitos específicos para o processo de automação em bibliotecas incluem: disponibilidade de ajuda on-line com base na língua portuguesa; garantia de manutenção e disponibilização de novas versões; gestão de bases de dados com diferentes tipos de documentos; interface gráfica; leitura de códigos de barras e níveis diferenciados de acesso aos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

823Q973331 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

De acordo com a CDU e a notação Cutter-Sanborn, julgue o item a seguir.

Livro de história da política pode ser classificado como 32(091).

  1. ✂️
  2. ✂️

824Q973588 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de dezessete anos de idade foi admitida em um hospital apresentando surto psicótico inédito havia trinta dias. Apesar do tratamento com lítio e bloqueador dopaminérgico, sua condição clínica continuou a piorar, com o aparecimento de movimentos estereotipados involuntários nas pernas e alteração do estado de alerta (torpor). Os resultados dos exames foram os seguintes: na ressonância magnética de encéfalo, constatou-se tênue hipersinal na sequência FLAIR (fluid attenuated inversion recovery) sobre ambos os hipocampos; no exame do líquido cefalorraquidiano, observou-se leve hiperproteinorraquia e não havia pleocitose significativa; e, na tomografia da pelve, foi detectado teratoma ovariano. Em relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir. O provável diagnóstico para essa paciente é encefalite causada por anticorpos anti-NMDA. Esse tipo de encefalite tem as discinesias orofaciais e a disautonomia como algumas de suas manifestações características.
  1. ✂️
  2. ✂️

825Q972569 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TJDFT, CIEE

Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com e por meio de pessoas, por isso a importância do cuidado com a condução do processo de seleção. Um dos primeiros passos para esse fim e que se faz necessário ao psicólogo em RH é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

826Q972058 | Matemática, Porcentagem, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Durante o inverno uma academia de musculação perdeu diversas matrículas, passando de 747 para 620 alunos matriculados e frequentes nas atividades de musculação. Qual é o percentual de alunos que permaneceu matriculado na academia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

827Q973851 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Anônima, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com a legislação pertinente, compete privativamente à assembleia geral das sociedades anônimas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q973597 | Medicina, Neurologia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças desmielinizantes, julgue o seguinte item.

Os critérios de disseminação no espaço para o diagnóstico da esclerose múltipla incluem a presença de uma lesão em T2 em, pelo menos, duas das quatro topografias: justacortical, periventricular, infratentorial e medula espinhal.

  1. ✂️
  2. ✂️

830Q972831 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Corresponde a uma doença parasitária com curso clínico bifásico (fase aguda e crônica):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q972324 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre violência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O avanço das discussões sobre a violência contra a mulher lançou luz a uma série de atos corriqueiros, que, muitas vezes, contam com a condescendência dos olhares em nosso país.

( ) O que muitos precisam saber é que as agressões de cunho psicológico e moral também podem ser punidas por leis como a Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

( ) A Lei Maria da Penha estabelece que toda mulher tem o direito à proteção social e do Estado, inclusive contra atos de violência sofridos em ambiente doméstico.

( ) Em casos de violência, seja física ou moral, a mulher tem direito a medidas protetivas de urgência, manutenção do vínculo profissional por até 18 (dezoito) meses de afastamento do trabalho, escolta policial para retirar bens da residência, atendimento de saúde e psicossocial especializado e continuado, assistência judiciária da Defensoria Pública e acesso à casa abrigo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

832Q972325 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre como perceber a existência de violência, analise as assertivas abaixo.

I. Crianças e adolescentes, vítimas de violência doméstica, costumam apresentar vários sintomas físicos e psicológicos associados, o que pode ser observado por meio de seu comportamento.

II. A própria aparência da criança pode ser motivo para se suspeitar de violência doméstica, demonstrando falta de alimentação adequada (nem sempre decorrente da pobreza) e falta de asseio e higiene.

III. A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre frequentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Assim, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

833Q972070 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Farmácia literária

Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros comoautoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina).

Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.)

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que há ERRO de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

834Q972582 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TJDFT, CIEE

Assinale a alternativa que apresenta uma das importantes ações motivacionais da empresa para com seu colaborador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

835Q972071 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Farmácia literária

Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros comoautoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina).

Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.)

Assinale a alternativa que CONTRARIA a norma-padrão da Língua Portuguesa em relação à concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

836Q972840 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Arquivologia, TJDFT, FGV, 2022

Em um acervo em que a melhor opção foi utilizar o método geográfico por estados, foram recém-incluídos os seguintes correspondentes:

I – Lucinda Moraes – Minas Gerais – Santa Bárbara;

II – Lia Macedo – Bahia – Santa Bárbara;

III – Lucas Muniz – Bahia – Itabuna;

IV – Lorena Machado – Minas Gerais – Belo Horizonte;

V – Lucia Moraes – Bahia – Salvador.

A ordem em que devem constar no acervo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q972075 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

O Ministério da Saúde da República Democrática (...) do Congo confirmou, nesta quarta-feira, 2.000 novos casos de Ebola no país desde agosto de 2018. Segundo a pasta, são 10 casos novos por dia que estão sendo reportados.

(Disponível em: https://www.msn.com/ptbr/noticias/mundo/surto-de-ebola-no-congo-infecta-2000-pessoas-em-10-meses/ar-AACooyv.)

O Ebola é considerado um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

838Q973612 | Medicina, Pediatria, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca de faringoamigdalite em crianças, julgue o próximo item.

Mais de 85% dos casos de faringoamigdalite em crianças com mais de três anos de idade são causados por Streptococcus pyogenes, o que justifica seu tratamento com antibiótico.

  1. ✂️
  2. ✂️

839Q973870 | Direito Notarial e Registral, Protesto de Títulos Conceito, Remoção, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando o entendimento do STJ, julgue os itens a seguir, a respeito de protesto de título representativo de dívida pecuniária.

I Salvo inequívoca pactuação em sentido contrário, incumbe ao devedor, após a quitação de dívida relativa a título protestado, providenciar o cancelamento do protesto.

II O documento hábil a protesto extrajudicial é aquele que caracteriza prova escrita de obrigação pecuniária líquida, certa e exigível.

III A sustação de protesto de título, por representar restrição a direito do credor, exige prévio oferecimento de contracautela, no valor fixado em regulamento legal.

IV Como exceção à regra geral, em razão da natureza do débito, o protesto de cédula de crédito bancário garantida por alienação fiduciária deverá ser realizado no tabelionato em que se situar a praça de pagamento indicada no título.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.