Início

Questões de Concursos TJDFT

Resolva questões de TJDFT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q973518 | Medicina, GinecologiaObstetrícia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente com vinte e duas semanas de gestação foi submetida à realização de ultrassonografia morfológica, em que se evidenciou a ocorrência de hidrocefalia fetal.

Considerando esse caso clínico, julgue o item a seguir.

Caso seja constatado, nesse caso, que a hidrocefalia cursa com ausência de parte dos hemisférios cerebrais, o diagnóstico correto a ser dado é o de hidranencefalia.

  1. ✂️
  2. ✂️

962Q973266 | Direito Constitucional, Habeas Corpus, Juiz de Direito Substituto, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2023

Acerca do habeas corpus como garantia constitucional, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q972247 | Português, Parônimos e Homônimos, Nível Médio, TJDFT, CIEE

Complete a frase corretamente: A Câmara de Deputados deliberou _______ para que fosse discutida a _______ da distribuição de livros didáticos aos alunos do centro universitário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

964Q972256 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Nível Médio, TJDFT, CIEE

São recursos acessíveis através da caixa de diálogo CLASSIFICAR E FILTRAR na guia PÁGINA INICIAL na configuração padrão do Excel 2016, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q973536 | Medicina, GinecologiaObstetrícia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca da condução e do tratamento das emergências obstétricas, julgue o item que se segue.

No controle da hemorragia puerperal, a ligadura das artérias uterinas é mais efetiva que a ligadura das artérias hipogástricas.

  1. ✂️
  2. ✂️

967Q973027 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

O Bolsa Família, atual Auxílio Brasil, é um programa de transferência de renda que, em suas origens, fez parte de um receituário orientado e /ou financiado pelo Banco Mundial, e que foi aplicado, a partir da década de 1990, em países da América Latina, Ásia e África.
Considerando o alcance e a estrutura do programa, pode-se caracterizá-lo como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q972773 | Direito Processual Civil, Intimações, Oficial de Justiça Avaliador Federal, TJDFT, FGV, 2022

Observando que a parte autora não havia praticado os atos e diligências que lhe competiam, assim deixando o feito paralisado por mais de trinta dias, o juiz da causa determinou a sua intimação pessoal para suprir a falta.
Dirigindo-se ao endereço que constava da petição inicial como sendo o da residência do autor, apurou o oficial de justiça que ele havia se mudado, sem deixar informações sobre o novo domicílio.
Diante desse quadro, devidamente certificado pelo oficial de justiça, deverá o juiz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q973541 | Medicina, GinecologiaObstetrícia, TJDFT, CESPE CEBRASPE

No que concerne à prevenção da prematuridade, julgue o item seguinte.

Na ecografia do segundo trimestre de gestação, o afunilamento do canal endocervical possui valor preditivo positivo maior para parto prematuro antes das trinta e quatro semanas de gestação, quando comparado à medida do comprimento do colo uterino.

  1. ✂️
  2. ✂️

970Q973036 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Um bebê indígena recém-nascido com uma deficiência física foi resgatado após ter sido abandonado em um matagal e foi acolhido em uma entidade após o atendimento médico. De acordo com a legislação vigente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q973039 | Psicologia, Código de Ética Profissional do Psicólogo, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Silvia é psicóloga do TJDFT e tem entre suas atribuições o atendimento a servidores do Tribunal. O técnico judiciário Gustavo relatou a ela que é portador do vírus HIV e faz acompanhamento multidisciplinar em um serviço público de saúde. Gustavo teme sofrer preconceito na serventia caso sua condição seja conhecida.
De acordo com o disposto no Código de Ética e de Conduta do TJDFT:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

972Q972528 | Português, Proparoxítonas, Direito, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à acentuação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q973298 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, Juiz, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Fortunato, empresário, proprietário de uma rede de supermercados nesta Capital, enquanto auxiliava seus funcionários na reposição de algumas garrafas de cerveja, colocando-as na prateleira de um de seus estabelecimentos comerciais, foi surpreendido pela explosão de um dos vasilhames, vindo a ser atingido pelos estilhaços da garrafa, que provocam graves e irreversíveis lesões em um de seus olhos. Inconformado, propôs ação de reparação de danos, em face do fabricante do produto. De acordo com o CDC e o entendimento atual do STJ, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q972292 | Português, Análise sintática, Nível Superior, TJDFT, CIEE

Em qual das seguintes frases a palavra "muito" não faz função de adjunto adverbial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q972809 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Paciente de 30 anos foi diagnosticado com hipertensão arterial estágio 3.

Esse estágio é compatível com o seguinte valor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q973071 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

A mãe de um rapaz que teve um primeiro episódio maníaco pergunta ao seu psiquiatra qual seria a chance de ele voltar a ter episódios semelhantes.
O psiquiatra deve responder que as chances são próximas, nesse caso, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q972049 | Matemática, Porcentagem, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Pauliane foi promovida em seu trabalho, o que lhe rendeu um aumento salarial de 25%. Sabendo-se que o salário de Pauliane passou a ser de R$ 3.200,00, qual era o valor do seu salário antes do aumento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

978Q972051 | Matemática, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Maria, uma criança caridosa, resolveu doar parte de seus brinquedos para crianças carentes. Sendo assim, Maria agiu da seguinte maneira:

• no primeiro dia ela doou 1/5 de seus brinquedos;

• no segundo dia ela doou 1/4 dos brinquedos que ainda possuía;

• no terceiro dia ela doou 1/3 do que havia lhe sobrado do segundo dia, ficando com um total de 6 brinquedos.

Quantos brinquedos Maria possuía antes de iniciar seus três dias de doação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q972063 | Português, Adjetivos, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Farmácia literária

Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros comoautoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina).

Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.)

Considerando que o adjetivo é “a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se intercala diretamente ao lado de um substantivo”, assinale, a seguir, a afirmativa que evidencia um adjetivo explicativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

980Q973601 | Medicina, Pediatria, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.

Considerando esse caso clínico, julgue o item a seguir.

O lactante é considerado obeso, sendo indicada intervenção nutricional com a administração de suco de frutas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.