Início

Questões de Concursos TJPE

Resolva questões de TJPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q969135 | Governança de TI, Analista de Suporte, TJPE, IBFC

Ao se analisar a estrutura do BSC (Balanced Scorecard) verifica-se que ele possui quatro perspectivas, que são respectivamente:

(1) Perspectiva dos Processos Internos.

(2) Perspectiva do Aprendizado e Crescimento.

(3) Perspectiva do Planejamento.

(4) Perspectiva Financeira.

(5) Perspectiva dos Clientes.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q968376 | Direito Tributário, Provimento, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com o entendimento do STF acerca da imunidade tributária recíproca prevista no artigo 150, VI, a, da CF, as empresas públicas e as sociedades de economia mista delegatárias de serviços públicos essenciais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q968137 | Direito Notarial e Registral, Teoria Geral dos Registros Públicos e Princípios Registrais, Juiz Substituto, TJPE, FGV, 2024

Leia-se o Art. 54 da Lei nº 13.097/2015:

“Art. 54. Os negócios jurídicos que tenham por fim constituir, transferir ou modificar direitos reais sobre imóveis são eficazes em relação a atos jurídicos precedentes, nas hipóteses em que não tenham sido registradas ou averbadas na matrícula do imóvel as seguintes informações:

[…]

V – averbação, mediante decisão judicial, de qualquer tipo de constrição judicial incidente sobre o imóvel ou sobre o patrimônio do titular do imóvel, inclusive a proveniente de ação de improbidade administrativa ou a oriunda de hipoteca judiciária”.

O dispositivo reforça o seguinte princípio registral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q968397 | Direito Civil, Parte Geral, Provimento, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando o disposto no Código Civil e a jurisprudência do STJ, é correto afirmar que a desconsideração da personalidade jurídica de associação civil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q968399 | Direito Processual Civil, Provimento, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

Diante da urgência do pedido, o autor apresentou petição inicial que se limitava ao requerimento da tutela antecipada e indicação do pedido de tutela final.
Nessa situação hipotética, caso seja concedida a tutela antecipada requerida em caráter antecedente, o autor deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q968152 | Direito Processual Civil, Juiz Substituto, TJPE, FGV, 2024

Em um processo de execução fundada em título extrajudicial, o executado não foi localizado.
Nesse contexto, deverá o juiz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q968410 | Direito Processual Penal, Provimento, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

Quando o juiz determinar a alienação antecipada para a preservação do valor dos bens apreendidos sujeitos a deterioração ou depreciação, o valor mínimo dessa alienação, em relação ao valor estipulado na avaliação judicial, não poderá ser inferior a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q968931 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Oficial de Justiça, TJPE, IBFC

Considere a seguinte implicação lógica:

“Se é terça ou quarta, então trabalho e não vou ao cinema”.

Essa implicação é equivalente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q968181 | Direito Penal, Juiz Substituto, TJPE, FGV, 2024

Alberto, depois de se embriagar voluntariamente em um bar, vai para casa, situada em uma vila residencial, com habitações padronizadas. Chegando à vila, confunde a casa da vizinha, Bianca, com a sua, e ali ingressa, aproveitando-se de que a porta, embora fechada, não está trancada. Ato contínuo, dirige-se para o quarto, onde, após se despir, se deita na cama, acreditando que a mulher ali dormindo seja sua companheira. Bianca acorda à noite e, ao perceber um homem nu dormindo ao seu lado, começa a gritar, despertando Alberto, que, assustado e sem entender bem o que está acontecendo, rapidamente se veste e deixa o local, correndo.
Diante do caso narrado, Alberto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q968186 | Direito Processual Penal, Juiz Substituto, TJPE, FGV, 2024

Agripino foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime de roubo impróprio. Encerrada a instrução criminal, o promotor de justiça opinou pela absolvição de Agripino, em razão de entender não haver prova suficiente para a sua condenação. Diante desse cenário, é correto afirmar que o juiz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q968205 | Direito Empresarial e Comercial, Juiz Substituto, TJPE, FGV, 2024

Acerca dos aspectos processuais relativos à ação revocatória, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q968987 | Governança de TI, Analista de Sistemas, TJPE, IBFC

Objetos de fluxo são os principais elementos descritivos dentro da BPMN 2 e consistem em três elementos essenciais: Eventos, Atividades e Gateways. Especificamente os Eventos são representados graficamente por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q968223 | Direito Administrativo, Juiz Substituto, TJPE, FGV, 2024

Uma determinada sociedade de economia mista do estado de Pernambuco, cujo objeto é a gestão de ativos imobiliários em regime concorrencial, deseja celebrar contrato para a consecução de projeto contemplado no seu plano de negócios e investimentos.
Nessa situação, é correto afirmar, à luz da Lei Federal nº 13.303/2016, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q968833 | Português, Análise sintática, Função Administrativa, TJPE, IBFC

Texto associado.

Texto


Camelos e beija-flores...

(Rubem Alves)


A revisora informou delicadamente que era norma do jornal que todas as “estórias” deveriam ser grafadas como “histórias”. É assim que os gramáticos decidiram e escreveram nos dicionários.

Respondi também delicadamente: “Comigo não. Quando escrevo ‘estória’ eu quero dizer ‘estória’. Quando escrevo ‘história’ eu quero dizer ‘história’. Estória e história são tão diferentes quanto camelos e beija-fores...”

Escrevi um livro baseado na diferença entre “história” e “estória”. O revisor, obediente ao dicionário, corrigiu minhas “estórias” para “história”. Confiando no rigor do revisor, não li o texto corrigido. Aí, um livro que era para falar de camelos e beija-flores, só falou de camelos. Foram-se os beija-flores engolidos pelos camelos...

Escoro-me no Guimarães Rosa. Ele começa o Tutameia com esta afirmação: “A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a história.”

Qual é a diferença? É simples. Quando minha filha era pequena eu lhe inventava estórias. Ela, ao final, me perguntava: “Papai, isso aconteceu de verdade?” E eu ficava sem lhe poder responder porque a resposta seria de difícil compreensão para ela. A resposta que lhe daria seria: “Essa estória não aconteceu nunca para que aconteça sempre...”

A história é o reino das coisas que aconteceram de verdade, no tempo, e que estão definitivamente enterradas no passado. Mortas para sempre. [...]

Mas as estórias não aconteceram nunca. São invenções, mentiras. O mito de Narciso é uma invenção. O jovem que se apaixonou por sua própria imagem nunca existiu. Aí, ao ler o mito que nunca existiu eu me vejo hoje debruçado sobre a fonte que me reflete nos olhos dos outros. Toda estória é um espelho. [...]

A história nos leva para o tempo do “nunca mais”, tempo da morte. As estórias nos levam para o tempo da ressurreição. Se elas sempre começam com o “era uma vez, há muito tempo” é só para nos arrancar da banalidade do presente e nos levar para o tempo mágico da alma.

Assim, por favor, revisora: quando eu escrever “estória” não corrija para “história”. Não quero confundir camelos e beija-flores...

A oração destacada em “Confiando no rigor do revisor, não li o texto corrigido.”(3º§), está na forma reduzida e introduz, em relação à principal, o valor semântico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q968070 | Direito Processual Civil, Juiz Substituto, TJPE, FGV, 2022

Sobre a produção de provas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q968847 | Direito Administrativo, Poder normativo, Função Administrativa, TJPE, IBFC

Dentre os poderes da Administração se destaca o poder regulamentar, consubstanciado na edição de atos normativos com a finalidade de produzir disposições operacionais uniformizadoras à execução da lei. Considerando o texto da Constituição da República, bem como os conhecimentos gerais sobre o Direito Administrativo brasileiro, assinale a alternativa correta sobre os regulamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q969104 | Arquitetura de Software, Programador de Computador, TJPE, IBFC

Para melhor entender o padrão MVC (Model-ViewController) estuda-se as relações existentes entre seus elementos. Quanto às possíveis relações, ou associações, existentes entre os três objetos do MVC, assinale a alternativa que apresenta as afirmações abaixo que são tecnicamente verdadeiras:

I. View se associa diretamente com o objeto Controller.

II. Controller possui associação indireta com o objeto Model.

III. View se associa diretamente com o objeto Model.

IV. Model possui associação indireta com o objeto View.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q968337 | Direito Notarial e Registral, Provimento, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação à Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Tabeliães de Protesto (CENPROT), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q969110 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Psicólogo, TJPE, IBFC

Para a conceituação da personalidade, há diversas teorias a respeito, trazendo diferentes definições. No entanto, todas elas nos levam ao seguinte conceito: a personalidade é um conjunto relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam um indivíduo. Considere as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA em relação as Teorias da Personalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q968864 | Português, Morfologia, Função Administrativa, TJPE, IBFC

Texto associado.

Texto I


Há algum tempo, venho estudando as piadas, com ênfase em sua constituição linguística. Por isso, embora a afirmação a seguir possa parecer surpreendente, creio que posso garantir que se trata de uma verdade quase banal: as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro. Se se quiser descobrir os problemas com os quais uma sociedade se debate, uma coleção de piadas fornecerá excelente pista: sexualidade, etnia/raça e outras diferenças, instituições (igreja, escola, casamento, política), morte, tudo isso está sempre presente nas piadas que circulam anonimamente e que são ouvidas e contadas por todo mundo em todo o mundo.[...]

Mas as piadas também podem servir de suporte empírico para uma teoria mais aprofundada e sofisticada de como funciona uma língua, especialmente porque se trata de um corpus que, além de expor traços do que nela é sistemático (gramatical) e, paradoxalmente, “desarrumado”, contribui para deixar muito claro que uma língua funciona sempre em relação a um contexto culturalmente relevante e que cada texto requer uma relação com outros textos. [...]

A conclusão óbvia é que uma língua não é como nos ensinaram: clara e relacionada diretamente a um fato ou situação que ela representa como um espelho. Praticamente cada segmento da língua deriva para outro sentido, presta-se a outra interpretação, por razões variadas. Pelo menos, é o que as piadas mostram. E elas não são poucas. Ou, no mínimo, nós as ouvimos muitas vezes.

(POSSENTI, Sírio. O humor e a língua. Ciência Hoje. Rio de Janeiro, SBPC, v.30, n.176, out. 2001)

A análise do emprego dos tempos verbais em “ algum tempo, venho estudando as piadas”(1º§) revela que, semanticamente, as duas formas em destaque indicam, nessa ordem, as noções de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.