Início

Questões de Concursos TRE AM

Resolva questões de TRE AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q1040687 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, TRE AM, FCC

Ernesto, 40 anos, trabalhador da construção civil, foi atendido no Pronto Socorro após sofrer queda de um andaime localizado a uma altura de três metros. Após a avaliação, foi constatada a presença de fratura de fêmur direito, além de traumatismo cranioencefálico. O paciente encontrava-se acordado e orientado, com contusão na região frontotemporal e sinais vitais dentro da normalidade.
Nas próximas seis horas, dentre as possíveis complicações NÃO se inclui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q1040693 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem, TRE AM, FCC

Francine, 17 anos, vida sexual ativa, apresentando amenorréia, procurou o serviço de saúde para consulta. Indicaram provável gestação os seguintes sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q1040691 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Enfermagem, TRE AM, FCC

Considere as seguintes afirmativas:

I. É imperativo o uso de gorro e propés na manipulação de sangue e secreções.
II. Recomenda-se o uso de luvas de látex e avental no manuseio de fezes e urina.
III. Adota-se a lavagem de mãos como a principal medida de precaução padrão.

Considerando a adoção de precaução padrão nos serviços de saúde, está correto SOMENTE o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q1040320 | Português, Sintaxe, Área Administrativa, TRE AM, FCC

Texto associado.
Um dos resultados da política de derrubada da floresta para a formação de pastagens foi a criação de imensas propriedades rurais com baixa produtividade e geração de poucos empregos. De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, as propriedades com área maior do que 2.000 hectares, na Amazônia, correspondem a apenas 1,6% do número total de estabelecimentos rurais da região, mas abrangem 56% da área total ocupada. É uma concentração de terra anacrônica, que vai contra tudo o que já se aprendeu sobre o valor social da terra e a necessidade de aproveitar racionalmente os recursos naturais.
A pequena propriedade, se bem administrada, dá mais lucro e gera muito mais empregos. Um estudo feito por agrônomos da USP mostrou, por exemplo, que o extrativismo da castanha numa pequena área na região de Xapuri, no Acre, gerou remuneração de até 48 reais por dia para os trabalhadores, muito superior aos 6 reais por dia obtidos com a produção de arroz, milho e feijão nas áreas desmatadas. E isso sem derrubar uma só árvore da floresta. Mais uma prova de que a floresta vale muito mais em pé do que derrubada e queimada.
O conhecimento dos pontos fracos e da potencialidade da floresta é, certamente, a única maneira de explorá-la sem destruí-la. Isso fica claro quando se analisa o potencial da biodiversidade da floresta. Estima-se que a Amazônia esconda 10.000 substâncias que no futuro terão grande valor para as indústrias química e farmacêutica. Segundo dados da Empresa Brasileira de Biotecnologia, bastaria o Brasil assegurar a propriedade de 100 patentes para ganhar até um bilhão de dólares por ano com a comercialização de produtos.
Além disso, ninguém mais defende que toda presença do homem branco precisa ser eliminada da floresta, como se chegou a afirmar no passado. Mesmo a idéia de criar bolsões de floresta cercados a cadeado desapareceu, evoluindo para o conceito de corredores ecológicos, com diversos graus de presença humana, de acordo com as características do lugar. A nova visão abriu várias linhas de pesquisa sobre como explorar a floresta com a presença do homem civilizado. E uma opção mais evidente é a do ecoturismo, que cresce no mundo todo. Só na Amazônia, o ecoturismo poderia render 13 bilhões de dólares por ano se a floresta tiver a infra-estrutura necessária. Os chamados "hotéis de selva", que hoje estão concentrados principalmente às margens do rio Negro, nas proximidades de Manaus, atraem cada vez mais turistas estrangeiros e são a maior prova de que o turismo pode ajudar o desenvolvimento da floresta de forma sustentável. Mais uma vez, fica provado que a floresta em pé vale muito mais do que no chão.

(Adaptado deSuperinteressante, especial Ecologia, dezembro de 2001, p. 56-59)
A concordância está correta apenas na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.