Início

Questões de Concursos TRE GO

Resolva questões de TRE GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q443659 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, no que concerne aos direitos e garantias fundamentais e à aplicabilidade das normas constitucionais. Qualquer associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano é parte legítima para propor ação popular que vise à anulação de ato lesivo ao patrimônio público ou ao meio ambiente.
  1. ✂️
  2. ✂️

602Q436529 | Direito Constitucional, TSE, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q433262 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a alistamento e domicílio eleitoral. O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para analfabetos, portadores de necessidades especiais, maiores de setenta anos de idade e para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️

604Q538031 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

A execução de um serviço de pavimentação com revestimento de cerâmica deve atender a determinadas especificações. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q788165 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Determinado circuito em baixa tensão é protegido por fusível de rolha do tipo Diazed. Acerca desse tipo de fusível, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

606Q532466 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

A fiscalização de uma obra inclui a verificação do cumprimento de todas as prescrições existentes no projeto e das disposições contratuais em vigor. Assinale a opção que não constitui função atinente à fiscalização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q432536 | Direito Constitucional, Ministério Público, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Ministério Público (MP) na jurisdição eleitoral, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q439195 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Técnico Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q261806 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Com relação a licitações, julgue o item que se segue.

Com exceção das sociedades de economia mista, que — devido à participação da iniciativa privada em seu capital — seguem regras próprias, os órgãos da administração indireta estão sujeitos à regra de licitar.
  1. ✂️
  2. ✂️

610Q717263 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

A arquitetura, em estreita decorrência do momento histórico, tem explorado diferentes formas de linguagem, tais como

I o construtivismo, que estabelece um rompimento com o passado, e busca explorar a instabilidade e a ascendência como característica de um contínuo processo revolucionário.

II o modernismo, que, além da produção em série voltada às demandas sociais, busca uma nova linguagem a partir das possibilidades do concreto e do vidro.

III o high tech, que leva ao extremo as possibilidades técnicas e expressivas dos novos materiais.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q787955 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Em função da característica de conjugado requerida, um processo utiliza um tipo de motor CC cuja corrente de carga é também a sua corrente de excitação de campo. O tipo de máquina CC que se enquadra nessa descrição é um motor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q429570 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao regime jurídico-administrativo brasileiro e aos princípios regentes da administração pública, julgue os próximos itens. O princípio da eficiência está previsto no texto constitucional de forma explícita.
  1. ✂️
  2. ✂️

613Q456001 | Direito Eleitoral, Alistamento eleitoral, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista as normas do TSE relativas ao alistamento eleitoral, julgue os itens a seguir.

I No momento em que formalizar o pedido de alistamento eleitoral, o requerente receberá, do servidor da justiça eleitoral, a informação sobre seu local de votação, entre os estabelecidos para a zona eleitoral, não sendo possível manifestar sua preferência sobre qualquer deles.

II O eleitor pode requerer a transferência de seu domicílio eleitoral independentemente do período de tempo transcorrido desde o seu alistamento eleitoral ou da última transferência que eventualmente tenha solicitado.

III O brasileiro naturalizado que não se alistar até um ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral e que será cobrada no ato da inscrição.

IV Será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados a votar e cuja idade não ultrapasse 80 anos.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q253782 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes a respeito das idades documentais.

I A teoria das três idades é aquela que afirma que os documentos passam por diferentes fases, determinadas, por um lado, pela frequência de uso dos documentos pela entidade produtora ou acumuladora e, por outro lado, pela identificação dos valores primário e secundário presentes ou não nos documentos.
II A legislação determina que todos os documentos produzidos e acumulados por órgãos públicos e instituições de caráter público devem ser identificados como correntes, intermediários ou permanentes e devem receber tratamento adequado.
III Os documentos considerados correntes são caracterizados por estarem ativos, ou em curso; em muitos casos, mesmo quando não há mais a movimentação dos documentos, eles são alvo de consultas frequentes.
IV Chama-se ciclo vital o sistema de registro de documentos que permite controlar a produção e a tramitação na fase corrente e a passagem para a intermediária por meio de listagens, repertórios, índices e planos de arquivamento.

A quantidade de itens certos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

617Q530378 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

O Diário de Obra (DO), documento elaborado de forma contínua e simultânea à execução da obra, consiste no registro dos eventos ocorridos, bem como de observações e comentários pertinentes. Em relação a essa ferramenta de controle, acompanhamento, e orientação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q377659 | Administração Pública, Técnico Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública. O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado nos anos 30, tinha por objetivo a desburocratização da administração pública do Brasil mediante a modernização de estruturas e processos.
  1. ✂️
  2. ✂️

619Q440401 | Direito Constitucional, TSE, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Um TRE, por ocasião da realização de eleições extemporâneas em determinado município, editou resolução como fim de estabelecer regras para a realização das eleições diretas para a escolha do prefeito e do vice-prefeito. A anulação da primeira eleição e da totalidade dos votos foi gerada por decisão do TSE, após julgamento de duas ações eleitorais, o que gerou a dupla vacância. Em um de seus artigos, a resolução, que marcou nova data para as eleições, previu que participariam das eleições os eleitores do município que estavam aptos a votar na época do pleito que foi anulado. Ficou previsto, também, que as eleições a serem realizadas seriam indiretas.

Tendo como referência esta situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.