Início

Questões de Concursos TRE MG

Resolva questões de TRE MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q821331 | Legislação Federal, Lei n 12016 2009 Lei do Mandado de Segurança, Analista Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

O legislador constituinte estabeleceu, dentre as garantias fundamentais, que se concederá mandado de segurança para proteger direito líquido e certo quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício do Poder Público, bem como previu a possibilidade de impetração de mandado de segurança coletivo por partido político, organização sindical, entidade de classe ou associação, nos termos no texto constitucional. No ano de 2009, a Lei nº 12.016 revogou expressamente diversos textos legislativos infraconstitucionais, passando a disciplinar os mandados de segurança individual e coletivo. Com base na Lei nº 12.016, de 7 de agosto de 2009, e no entendimento do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q369037 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico Judiciário, TRE MG, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças ocupacionais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q438276 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

“Menelau, um jovem empresário, resolve participar ativamente da vida política e, após pesquisar o universo partidário entende que a ideologia que defende ficaria melhor divulgada através da criação de um novo partido político. Consulta advogado especializado em Direito Eleitoral que informa a existência de inúmeras exigências previstas constitucionalmente.” Dentre estas exigências consta a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q142093 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Clínica Médica, TRE MG, CONSULPLAN

A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de contribuições sociais. Constituem contribuições sociais, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q456743 | Direito Eleitoral, Propaganda Política, Analista Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

A propaganda eleitoral, indispensável ao regime democrático, é norteada pelo princípio da igualdade entre os candidatos. Nos últimos anos, tem crescido o papel da Internet e das redes sociais na divulgação de candidaturas e na difusão de nomes, projetos e programas. Mas as práticas nem sempre se mostram afinadas com as regras legais sobre o tema e podem constituir infrações eleitorais. Em relação à propaganda eleitoral pela Internet, assinale a alternativa correta, de acordo com a legislação atualmente em vigor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q145227 | Medicina, Analista Judiciário Clínica Médica, TRE MG, CONSULPLAN

Sobre o quadro de diabetes mellitus, analise.

I. O hormônio do crescimento opõe-se às ações metabólicas como da insulina.

II. Os níveis absolutos de insulina em jejum no paciente diabético tipo 2 estão, geralmente, normais ou elevados.

III. A metformina é útil para pacientes diabéticos obesos por induzir leve perda de peso.

IV. A deficiência acentuada da concentração de potássio está, invariavelmente, presente na apresentação da cetoacidose.

Estão corretas somente as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q404609 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Judiciário, TRE MG, FCC

O ato administrativo, mesmo que eivado de vícios ou defeitos, é tido como verdadeiro conforme o direito até prova em contrário, em virtude do atributo da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q138471 | Português, Analista Judiciário Área Judiciária, TRE MG, CONSULPLAN

Texto associado.

Texto II .

                                                               Norma jurídica x realidade política


    No avanço do processo de democratização do Estado brasileiro, com o consequente aumento da transparência dos atos públicos, a imprensa vem derramando nos ouvidos da sociedade uma verdadeira enxurrada de denúncias (fundadas ou não) de conduta ilícita ou reprovável por parte de agentes públicos. Isso tem resultado no profundo descrédito da classe política, que regularmente se mantém flagrante, até que uma notícia de grande repercussão desvie as atenções do povo das acusações e ações contra Senadores, Deputados, Ministros, lobistas de todo tipo. (Mas esse fenômeno ocorre só por pouco tempo: passada a perplexidade com a notícia calamitosa, volta-se logo ao lugar-comum da corrupção, do favoritismo, do enriquecimento ilícito por desvio de recursos públicos.) Tornou-se comum ouvir em entrevistas com populares expressões de descrença na classe política, ao lado de reclamações por “uma lei que proíba isso”.
    Sabe-se que isso não é solução. [...]
    Os recursos de integração hermenêutica, disponíveis ao aplicador contemporâneo, são suficientes para exigir, dos agentes públicos, a conduta politicamente virtuosa e constitucionalmente positivada que se espera deles.
     Além disso, verifica-se no Brasil um conjunto de fatores comuns a países de democratização tardia, que saíram de regimes autocráticos. Inclui-se entre esses fatores a falta de maturidade democrática de boa parcela da população, que simplesmente outorga ao agente público seu voto, sem exigir dele prestação de contas de seu mandato, ou mesmo qualquer ação política efetiva. Os motivos para tal inércia têm sede na própria história e tradição brasileira, como se houvesse uma aceitação na não participação ativa nas decisões de governo, no referendo tácito a oligarquias locais, numa forma de clientelismo patológico, de troca de votos por cestas de alimentos. Tais fenômenos guardam mais relação com o desconhecimento da lei e dos meios e controle político, à disposição de qualquer cidadão, do que com uma tradição consciente de passividade.
(Maluf, Emir Couto Manjud. O desafio da justiça eleitoral face à crise de moralidade política. Revista de monografias: concurso de monografias do TRE/MG. nº 1 (2010). Belo Horizonte: TRE/MG, 2010.)

Considerando-se o contexto, a expressão destacada no segmento “... a imprensa vem derramando nos ouvidos da sociedade uma verdadeira enxurrada de denúncias (fundadas ou não)...” tem o sentido corretamente expresso em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q429303 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

O Superior Tribunal de Justiça possui um amplo rol de competências, inclusive criminais, consideradas como originárias em decorrência da denominada prerrogativa de função portada por determinados agentes públicos. Nesse rol de autoridades cuja atuação em fatos considerados, em tese, criminosos de natureza comum, implica a atração da competência para que o processo seja julgado por esse Colendo Tribunal estão os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q261945 | Contabilidade Geral, Técnico Judiciário Contabilidade, TRE MG, CESPE CEBRASPE

A Revendedora de Tratores e Peças Nordeste Ltda. adquiriu, à vista, peças para manutenção de tratores e implementos agrícolas no valor de R$ 27.000,00. Sobre essa compra, incidiram ICMS, à alíquota de 18%, e IPI, à alíquota de 10%. A revendedora não presta serviços de manutenção, apenas fornece as peças diretamente aos fazendeiros da região para reparos em seus tratores.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta o lançamento contábil correto e completo dessa transação. Para isso, considere que, nas opções abaixo, todos os valores estejam em reais (R$).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q804922 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Analista Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

De acordo com o Decreto nº 3.048/99 do INSS, o trabalhador mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, em determinadas situações, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q233028 | Direito Constitucional, Administração Pública, Programador de Computador, TRE MG, CESPE CEBRASPE

Segundo a CF, constitui direito do servidor público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q254937 | Informática, SQL, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MG, FCC

Para controlar a execução das transações, o SQL utiliza o comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q252190 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE MG, CESPE CEBRASPE

De acordo com a CF, são brasileiros natos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q231971 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP IP, Programador de Computador, TRE MG, CESPE CEBRASPE

A respeito da arquitetura TCP/IP, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q259878 | Informática, Técnico Judiciário Edificações, TRE MG, CONSULPLAN

Quando  um  programa  é  executado,  ele  herda  as  permissões  da  conta  de  usuário  que  o  executou  e  pode  realizar operações e acessar arquivos de acordo com estas permissões. Quanto ao uso da conta de usuário administrador, no  Windows XP, NÃO é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

417Q619386 | Informática, Analista Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

Algoritmo de criptografia é o local onde os dados são codificados em 64 bits, usando uma chave de 56 bits. O algoritmo transforma a entrada de 64 bits numa série de etapas em uma saída de 64 bits. As mesmas etapas, com a mesma chave, são utilizadas para reverter a criptografia. Assinale a alternativa correta que contempla esse algoritmo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q143489 | Medicina, Analista Judiciário Clínica Médica, TRE MG, CONSULPLAN

É vedado ao médico, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q456886 | Direito Eleitoral, Alistamento eleitoral, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

Existem pessoas, por variados motivos, cujo alistamento eleitoral é proibido ou facultativo. Em razão disso, dentre as competências dos Juízes Eleitorais está fornecer, de acordo com o Código Eleitoral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q145375 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Clínica Médica, TRE MG, CONSULPLAN

De acordo com o Decreto nº 3.048/99 do INSS, o trabalhador mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, em determinadas situações, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.