Início

Questões de Concursos TRE PA

Resolva questões de TRE PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q675182 | Ética na Administração Pública, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

Sobre o Código de Ética no Serviço Público, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. 
( ) É vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam. 
( ) É um direito do servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. 
( ) É um dever fundamental do servidor público desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q658106 | Não definido, Tecnico Judiciario, TRE PA, IBFC, 2020

Acerca das disposições do Decreto nº 5.296/2004 (e suas alterações posteriores), que regulamenta as Leis nº 10.048/2000 e 10.098/2000, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q378337 | Administração Pública, Caracterização das Organizações, Analista Judiciário, TRE PA, IADES

A Secretaria de Administração de um órgão público decidiu adotar os preceitos da escola liderada por Fayol e irá implementá-los tão logo possa contar com a definição correta da função de controle. Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a função de controle é a (o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q672623 | Português, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo para responder à questão.

Sem direito e Poesia

    Eis me aqui, iniludível. Incipiente na arte da escrita, desfraldo sentimentos vestindo-os com as palavras que lhes atribuem significado. Às vezes dá vontade ser assim, hermético. Talvez, porque eu sinta que o mundo não me entende ou porque, talvez, eu não me encaixe harmonicamente no mundo, é que sinto esta liberdade em não me fazer entender. É que, talvez, a vida seja mesmo um mal entendido.
    Portanto, despiciendo as opiniões e me faço prolixo. Suasório para o intento de escrever em uma língua indecifrável ao homem comum. Meu vocabulário, quando quero, é um quarto cerrado e, nele me tranco e jogo fora a chave do entendimento. Dizem-me que as palavras devem ser um instrumento para comunicar-se e que isto é fazer-se entender. Mas eu, que do mundo nada entendo, por que razão deveria me fazer entender?
    Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural. Talvez, após o decesso, eu possa lá estabelecer morada e, vivendo em uma sociedade singular, haja o recreio em espírito. Na realidade. Na iniludível realidade, meu recreio é uma sala ampla. Teto alto. Prateleiras rústicas com farta literatura e filosofia. Nenhuma porta ou janela aberta a permitir à passagem do tempo. Uma poltrona aveludada. Frio. Lareira acesa. Vinho tinto seco, Malbec.
    O amor? O entregar-se? Não!
    Tratar-se-ia apenas de amor próprio. Sem entrega. Apenas eu. Apenas eu e o tempo. Cerrado na sala cerrada. Divagando sobre o nada e refletindo sobre tudo. Imarcescível seria tal momento. Mas a vida. A vida é singular ao tempo, pois que o tempo é eterno, e a criatura humana é botão de rosa, matéria orgânica falível na passagem do eterno. Sigo... Soerguendo-me... Sobrevivo...
(Fonte: Nelson Olivo Capeleti Junior/ Artigos13/04/2018 - JUS Brasil)




O enunciado abaixo é parte do 2º parágrafo do texto. Sem que altere seu sentido e significação, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
"Portanto, _____ as opiniões e me faço _____. ______ para o intento de escrever em uma língua ______ ao homem comum."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q674170 | Engenharia de Software, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TRE PA, IBFC, 2020

No TDD (Test Driven Development) o desenvolvimento deve ser guiado a testes, onde um teste unitário deve ser escrito antes que uma funcionalidade do sistema o seja. Assinale a alternativa que apresenta a que ciclo de vida o processo interativo do TDD deu origem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

606Q456065 | Direito Eleitoral, Crimes Eleitorais, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

Quanto às garantias e aos crimes eleitorais previstos no Código Eleitoral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q413100 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Lei 9784 99, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

As normas atinentes ao processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal estão consolidadas na Lei nº 9.784 de 1999. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. O ato de delegação é irrevogável e não será admitido para a edição de atos de caráter normativo, para a decisão de recursos administrativos e para as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. II. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o segundo grau. III. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. IV. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q676805 | Governança de TI, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TRE PA, IBFC, 2020

O modelo conceitual do COBIT 5 é representado em um cubo, cujas faces se interrelacionam. Sobre o assunto, analise os componentes abaixo:
(1) Processos de TI.
(2) Plano Diretor de TI.
(3) Recursos de TI.
(4) Requisitos de Negócios.
Assinale a alternativa que apresenta os três principais componentes desse cubo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q147172 | Contabilidade Geral, Princípios fundamentais de contabilidade PFC, Analista Judiciário Contabilidade, TRE PA, CESPE CEBRASPE

Nos termos da Resolução n.º 750/1993, do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a opção correta acerca dos princípios fundamentais de contabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q676860 | Administração Pública, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

No que se refere às mudanças institucionais da Administração Pública, em especial após a Reforma Gerencial de 1995, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q376178 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Analista Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

Um dos aspectos de convergência entre a gestão pública e a privada diz respeito à descentralização e à delegação de autoridade. Com base na teoria e na doutrina da administração, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q616888 | Informática, Analista Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das funcionalidades das camadas da arquitetura TCP/IP, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q668608 | Finanças Públicas, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

Quanto à execução orçamentária, tal qual prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a
alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q456385 | Direito Eleitoral, Justiça Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

Com relação às competências dos órgãos da justiça eleitoral, é correto afirmar que ao juiz eleitoral

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q616182 | Informática, Dados, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

O caminhamento em árvores binárias consiste em percorrer todos os nós da árvore com o objetivo de consultar ou alterar a informação neles contida. O caminhamento que visita a raiz, percorre a subárvore da esquerda e depois percorre a subárvore da direita é o caminhamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q656890 | Não definido, Analista Judiciário, TRE PA, IBFC, 2020

A respeito de aspectos envolvendo presidentes e vice-presidentes, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os mandatos do presidente e do vice-presidente serão de dois anos, vedada a reeleição. A vedação, nesse caso, não se aplica ao juiz eleito para completar mandato inferior a um ano. ( ) Será proclamado, eleito presidente o juiz que obtiver a maioria absoluta de votos do tribunal. ( ) A eleição será processada, mediante escrutínio secreto, na sessão ordinária imediatamente posterior à expiração do biênio, ou à abertura de vaga, desde que presentes os desembargadores membros do tribunal. ( ) Vagando o cargo de presidente e faltando mais de noventa dias para o término do biênio, proceder-se-á à eleição para complementação dos mandatos de presidente e vice-presidente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

617Q616812 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

A arquitetura de entrada/saída (E/S) de um computador constitui sua interface com o mundo externo. Ela é projetada para permitir um controle sistemático da interação com o mundo externo e fornecer ao sistema operacional as informações que ele necessita para gerenciar a atividade de E/S de maneira efetiva. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

I O controle de transferência de dados de um dispositivo externo para o processador pode envolver a seguinte seqüência de etapas: o processador interroga o módulo de E/S para verificar o estado do dispositivo a ele conectado; o módulo de E/S retorna o estado do dispositivo; se o dispositivo estiver em operação e pronto para transmitir, o processador requisitará a transferência de dados, enviando um comando para o módulo de E/S; o módulo de E/S obtém uma unidade de dados, como por exemplo 8 ou 16 bits; os dados são transferidos do módulo de E/S para o processador.

II Na técnica de E/S dirigida por interrupção, o processador envia um comando de E/S e continua a executar outras instruções, sendo interrompido pelo módulo de E/S quando este tiver completado seu trabalho. Nessa técnica, o processador não é responsável por obter dados da memória principal, em uma operação de saída, nem por armazenar dados na memória principal, em uma operação de entrada.

III A técnica de acesso direto à memória envolve um módulo adicional no barramento do sistema. Esse módulo ou controlador de DMA (direct memory access) é capaz de imitar o processador e, de fato, controlar o sistema do processador.

IV A interface SCSI, geralmente, é referenciada como um barramento. Cada dispositivo SCSI possui dois conectores: um para entrada e outro para saída. Eles funcionam de maneira independente na troca de dados, por exemplo, o conteúdo de um disco rígido pode ser copiado diretamente para uma fita sem envolver o processador.

<P align=j
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q657317 | Não definido, Tecnico Judiciario, TRE PA, IBFC, 2020

Sobre as definições estabelecidas pelo Decreto Legislativo nº 186/2008, que aprovou o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q673196 | Redes de Computadores, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TRE PA, IBFC, 2020

Relacione as duas colunas quanto as características dos seguintes tipos de RAID:
(1) RAID 0
(2) RAID 1
(A) Mirroring
(B) Striping
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

620Q444594 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

As normas gerais e os princípios constitucionais relativos aos direitos políticos encontram-se disciplinados de forma expressa na Constituição Federal de 1988, sobretudo no Capítulo IV do Título I da Carta Magna. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.