Início

Questões de Concursos TRF 2a

Resolva questões de TRF 2a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q252406 | Matemática, Razão e proporção, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 2a, FCC

Dos 343 funcionários de uma Unidade do Tribunal Regional Federal, sabe-se que o número de homens está para o de mulheres assim como 5 está para 2. Assim sendo, nessa Unidade, a diferença entre o número de homens e o de mulheres é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q142100 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

A comissão interdisciplinar de uma instituição de saúde está normatizando os cateteres venosos que diferem em características, como biocompatibilidade, tempo de permanência, preço e segurança para o usuário. Por meio de uma avaliação rigorosa, poderá ser determinada a indicação do cateter, analisando-se o benefício para o paciente, o risco ocupacional, o impacto ambiental e a disponibilidade de recursos financeiros. No processo de gerenciamento de recursos materiais em organizações de saúde, esta situação é um exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q362264 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

No atendimento às urgências, na avaliação primária, em situações de trauma, os profissionais de saúde devem avaliar a:

A. permeabilidade de via aérea e proteção da coluna cervical;

B. ventilação e respiração;

C. circulação e controle de hemorragias;

D. avaliação neurológica;

E. exposição e prevenção da hipotermia.

A sequência correta de atendimento a uma vítima por queimadura é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q182634 | Engenharia Civil, Orçamento, Engenheiro Civil, TRF 2a, FCC

É etapa do planejamento das obras a elaboração de um orçamento prévio, antes do fim do detalhamento do projeto, a fim de verificar a viabilidade do empreendimento. Uma forma de estimar o custo é considerar elementos provenientes de uma obra semelhante, com quantidades de materiais e serviços e respectivos custos conhecidos, cujo método é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q142945 | Medicina, Neurologia, Analista Judiciário Clínica Médica, TRF 2a, FCC

Numa prova oral, quatro acadêmicos de Medicina fizeram as seguintes afirmações sobre a doença de Alzheimer:

I. Histórico familiar de quadros demenciais é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

II. Nos pacientes com Alzheimer e depressão preferir os antidepressivos tricíclicos, já que não exacerbam a confusão mental.

III. Surtos psicóticos nas fases iniciais de demência sugerem o diagnóstico de Alzheimer.

IV. Perda da independência para atividades cotidianas é forte preditor da doença de Alzheimer.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q169114 | Matemática, Razão e proporção, Auxiliar Judiciário Área Administrativa, TRF 2a, FCC

Certo dia, em uma Unidade do Tribunal Regional Federal, um auxiliar judiciário observou que o número de pessoas atendidas no período da tarde excedera o das atendidas pela manhã em 30 unidades. Se a razão entre a quantidade de pessoas atendidas no período da manhã e a quantidade de pessoas atendida no período da tarde era 3/5, então é correto afirmar que, nesse dia, foram atendidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q154944 | Psicologia, Saúde no trabalho, Analista Judiciário Psicologia, TRF 2a, FCC

Christophe Dejours ocupa-se de questões relativas à relação entre saúde mental e o trabalho e aponta patologias decorrentes das novas formas de trabalho, dentre elas, as que fazem com que, em situações relativas à organização do trabalho, o adulto não consiga mais distinguir aquilo que é bom do que é ruim, o que é justo do que é injusto, e mesmo aquilo que é verdade daquilo que é falso na própria natureza do trabalho. Tal descrição corresponde aos transtornos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q252879 | Matemática, Razão e proporção, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 2a, FCC

Duas empresas X e Y têm, respectivamente, 60 e 90 funcionários. Sabe-se que, certo dia, em virtude de uma greve dos motoristas de ônibus, apenas 42 funcionários de X compareceram ao trabalho e que, em Y, a frequência dos funcionários ocorreu na mesma razão. Nessas condições, quantos funcionários de Y faltaram ao trabalho nesse dia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q44490 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto para responder à questão.

* Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:  


  Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinhá Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.
  Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinhá Vitória encantavam-no.
   Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinhá Vitória, as palavras que Sinhá Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer?
  Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitoria e os dois meninos.

(Vidas Secas, Graciliano Ramos.)
“O romance ‘Vidas Secas’ publicado em 1938 retrata a história de Fabiano, Sinhá Vitória e seus filhos, que, acompanhados da cachorra Baleia, mudam de região de tempos em tempos para fugir da seca. Os problemas sociais, a fome, a miséria e a desigualdade entre segmentos da sociedade são explorados no romance que mostra a realidade brasileira, como a injustiça social. Do ponto de vista jurídico, a obra traz uma reflexão sobre a desigualdade de direitos entre os diversos segmentos da sociedade, além de mostrar como a privação da palavra por parte dos personagens se contrapõe ao excesso das autoridades e da lei.”

(Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se-encontram-b2yn714yocf2hz62cladr6p1q. Acesso em: janeiro de 2017 – Fragmento.)

Considerando o texto e o comentário anterior, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q154133 | Português, Sintaxe, Analista Judiciário Taquigrafia, TRF 2a, FCC

A frase em que a concordância está correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q44494 | Português, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto I para responder à questão.
Onde o Direito e a Literatura se encontram 


  “Porque esse é o meu nome! Porque não posso ter outro em minha vida! Porque estaria mentindo e assinando mentiras. Porque não valho a poeira dos pés daqueles que mandou enforcar! Eu já dei a minha alma ao Senhor, deixe-me ficar com meu nome!”. A citação acima foi retirada da obra As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, que também foi tema de filme, lançado em 1996. O trecho em questão, porém, também foi utilizado como argumentação em uma decisão judicial a favor da autora que reclamava de atentado à honra. 
  A argumentação não só mostra como a Literatura ajuda a fundamentar a realidade, mas como o próprio Direito se utiliza dessa ferramenta para interpretar a sociedade. Essa relação entre Direito e Literatura pode ser analisada de três formas: o Direito na Literatura; o Direito da Literatura, que trata dos direitos do autor ou de uma obra e de temas relacionados, como a liberdade de expressão; e, ainda, a utilização de práticas da crítica literária para compreender e avaliar os direitos, as instituições e procedimentos judiciais, o que seria o Direito como Literatura. 
  Esta última relação do Direito com a Literatura, como explica Vera Karam, professora da disciplina de Direito e Literatura da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o estudo de temas jurídicos – e da própria realidade em que estão inseridos – com a ajuda das obras literárias. “A Literatura surge como uma metáfora que o direito usa para tentar articular uma boa solução para aquilo que é chamado a responder”, explica. [...]
  “O aplicador do direito é constantemente demandado a dar respostas a conflitos concretos e diversos, e a Literatura justamente abre um espaço de reflexão e de ação mais crítico, porque é mais sensível às especificidades do humano”, aponta Vera.
  “A Literatura amplia os horizontes, já que possibilita ao leitor experimentar, de um modo seguro, situações que ele provavelmente jamais viveria. A boa literatura estimula a reflexão e desperta o senso crítico”, complementa Lenio Streck, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Pós-Graduação em Direito na Unisinos-RS. 
  Para Vera, além de trazer novas perspectivas aos operadores do Direito, a Literatura antecipa temas relacionados ao universo jurídico. “A ficção literária tem essa riqueza, essa sutileza, essa sensibilidade que permite que o Direito às vezes fique até mais bem preparado para o enfrentamento de conflitos que seriam inimagináveis fora da ficção”, diz.
  A linguagem, que no Direito encontra suas especificidades e na Literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras. “Olhando a operacionalidade, a realidade não nos toca, as ficções, sim. Com isso, confundimos as ficções da realidade com a realidade das ficções. Ficamos endurecidos. A Literatura pode ser mais do que isso. Faltam grandes narrativas no Direito, e a Literatura pode humanizá-lo”, finaliza Streck.

(Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se-encontramb2yn714yocf2hz62cladr6p1q>Acesso em janeiro de 2017. Adaptado.) 
Considerando as ideias e informações trazidas ao texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas para o que se afirma a seguir:

( ) O caráter metalinguístico do texto configura-se mediante estratégia utilizada no primeiro parágrafo cuja análise literária antecipa o assunto a ser tratado.
( ) Dentre os elementos que contribuem para a interpretação jurídica através da Literatura, a linguagem se apresenta como protagonista no processo de interação entre tais matérias.
( ) A Literatura possui um papel fundamental na sociedade contemporânea, não apenas no que diz respeito à arte da palavra, mas também como base argumentativa para a aplicação do Direito.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q366296 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Visando a segurança do trabalhador de enfermagem, a higiene no trabalho compreende fases como a de reconhecimento de riscos, na qual é necessário conhecer, dentre outros:

I. as condições de saúde dos trabalhadores e suas queixas.

II. as fontes potenciais de contaminantes, possibilidade de se criarem condições perigosas, disposição de equipamentos.

III. a toxicologia dos produtos em uso e as atividades dos profissionais de enfermagem.

IV. as áreas de armazenamento de produtos químicos, que devem ser fechadas, sem ventilação e sinalizadas.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q341089 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Auxiliar Judiciário, TRF 2a, FCC

Certo dia, três auxiliares judiciários - Alcebíades, Benevides e Corifeu - executaram, num dado período, um único tipo de tarefa cada um. Considere que:

  • as tarefas por eles executadas foram: expedição de correspondências, arquivamento de documentos e digitação de textos; 
  • os períodos em que as tarefas foram executadas foram: das 8 às 10 horas, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas; 
  • Corifeu efetuou a expedição de correspondências; 
  • o auxiliar que arquivou documentos o fez das 8 às 10 horas; 
  • Alcebíades executou sua tarefa 14 às 16 horas.

Nessas condições, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q785923 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Sobre o DPS - dispositivo de proteção contra surtos - considere as afirmações abaixo:

I. O DPS pode ser construído pela tecnologia de centelhadores, diodos ou varistores;

II. O DPS, em função da categoria de suportabilidade a impulsos, é dividido nas classes I, II, III e IV;

III. São parâmetros do DPS: tensão máxima de operação contínua (Vc) e nível de proteção de tensão (Vp).

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q362516 | Enfermagem, Analista Judiciário, TRF 2a, FEC

O processo de enfermagem é uma abordagem de solução de problemas para satisfazer as necessidades de enfermagem e de cuidados de saúde de uma pessoa. Embora as etapas deste processo tenham sido descritas de várias formas por diferentes estudiosos, são componentes comuns e tradicionais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q352534 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

A análise vertical do Balanço Patrimonial em 31-12-2011 da Cia. Cafelândia mostrou que suas disponibilidades representavam 20% do total de seu Ativo Circulante. O índice de liquidez corrente da companhia para o mesmo exercício era de 1,5. O índice de liquidez imediata da companhia nesse exercício foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q169392 | Direito Constitucional, Forma, Auxiliar Judiciário Área Administrativa, TRF 2a, FCC

NÃO é considerado um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, de acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q540195 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

É bastante extensa a faixa de propriedades das cerâmicas, dependendo da constituição, cozimento, processo de moldagem etc. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das propriedades das cerâmicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q146286 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

No decorrer do envelhecimento o idoso pode apresentar alterações benignas na pele, do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q44495 | Português, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto I para responder à questão.
Onde o Direito e a Literatura se encontram 


  “Porque esse é o meu nome! Porque não posso ter outro em minha vida! Porque estaria mentindo e assinando mentiras. Porque não valho a poeira dos pés daqueles que mandou enforcar! Eu já dei a minha alma ao Senhor, deixe-me ficar com meu nome!”. A citação acima foi retirada da obra As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, que também foi tema de filme, lançado em 1996. O trecho em questão, porém, também foi utilizado como argumentação em uma decisão judicial a favor da autora que reclamava de atentado à honra. 
  A argumentação não só mostra como a Literatura ajuda a fundamentar a realidade, mas como o próprio Direito se utiliza dessa ferramenta para interpretar a sociedade. Essa relação entre Direito e Literatura pode ser analisada de três formas: o Direito na Literatura; o Direito da Literatura, que trata dos direitos do autor ou de uma obra e de temas relacionados, como a liberdade de expressão; e, ainda, a utilização de práticas da crítica literária para compreender e avaliar os direitos, as instituições e procedimentos judiciais, o que seria o Direito como Literatura. 
  Esta última relação do Direito com a Literatura, como explica Vera Karam, professora da disciplina de Direito e Literatura da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o estudo de temas jurídicos – e da própria realidade em que estão inseridos – com a ajuda das obras literárias. “A Literatura surge como uma metáfora que o direito usa para tentar articular uma boa solução para aquilo que é chamado a responder”, explica. [...]
  “O aplicador do direito é constantemente demandado a dar respostas a conflitos concretos e diversos, e a Literatura justamente abre um espaço de reflexão e de ação mais crítico, porque é mais sensível às especificidades do humano”, aponta Vera.
  “A Literatura amplia os horizontes, já que possibilita ao leitor experimentar, de um modo seguro, situações que ele provavelmente jamais viveria. A boa literatura estimula a reflexão e desperta o senso crítico”, complementa Lenio Streck, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Pós-Graduação em Direito na Unisinos-RS. 
  Para Vera, além de trazer novas perspectivas aos operadores do Direito, a Literatura antecipa temas relacionados ao universo jurídico. “A ficção literária tem essa riqueza, essa sutileza, essa sensibilidade que permite que o Direito às vezes fique até mais bem preparado para o enfrentamento de conflitos que seriam inimagináveis fora da ficção”, diz.
  A linguagem, que no Direito encontra suas especificidades e na Literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras. “Olhando a operacionalidade, a realidade não nos toca, as ficções, sim. Com isso, confundimos as ficções da realidade com a realidade das ficções. Ficamos endurecidos. A Literatura pode ser mais do que isso. Faltam grandes narrativas no Direito, e a Literatura pode humanizá-lo”, finaliza Streck.

(Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se-encontramb2yn714yocf2hz62cladr6p1q>Acesso em janeiro de 2017. Adaptado.) 
Acerca do vocábulo “onde” no título “Onde o Direito e a Literatura se encontram”, de acordo com a aplicação e relação estabelecida, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.