Início

Questões de Concursos TRF 2a

Resolva questões de TRF 2a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q809785 | Legislação Federal, Lei 8137 1990, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Ana falsificou nota fiscal para reduzir o valor da operação a ela correspondente e reduzir o tributo devido. Maria prestou declaração falsa às autoridades fazendárias, para suprimir o tributo devido em operação comercial. Ana e Maria responderão por crimes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1482Q606032 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Segundo a NBR 14724, de 30/12/2005, "Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação", são considerados elementos pós-textuais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1484Q153196 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 2a, FCC

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que a formação técnico-profissional do adolescente obedecerá ao princípio

I. da garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.

II. da atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.

III. do horário especial para o exercício das atividades.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1485Q789887 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Uma impedância de 20? + ? / 3 [?] é aproximadamente equivalente a uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1486Q734346 | Direito Processual Penal, Competência, Juiz Federal Substituto, TRF 2a

Sobre a figura do foro por prerrogativa de função, leia as proposições e, ao final, assinale a opção correta:

I- Os juizes federais de Io grau possuem foro por prerrogativa de função junto aos Tribunais (TRFs) em que exercem jurisdição, foro que abrange também os juizes do trabalho de Io grau.

II- Na eventualidade de Procurador da República cometer crime comum durante o exercício funcional, prevalecerá a competência originária por prerrogativa de função ainda que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados após a sua aposentação.

III-A jurisprudência do STF admite que a competência especial por prerrogativa de função, em relação a crimes comuns, seja aplicável tanto na fase de inquérito quanto na de instauração da ação penal, estendendo-se aos demais investigados originalmente sem prerrogativa de foro, quando seus atos sejam indivisíveis em relação aos atos praticados pelos detentores de foro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1487Q253328 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 2a, FCC

Sob o aspecto da inexecução e da rescisão dos contratos, NÃO constitui motivo, dentre outros, para a rescisão contratual:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1489Q542354 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Para resolver as questões de números 31 a 33, utilize, dentre as informações dadas a seguir, as que julgar apropriadas.

Se Z tem distribuição normal padrão, então:

P (Z > 2) = 0,023, P (Z < 1,64) = 0,945,

P (0 < Z < 1,5) = 0,433, P (Z < 1,34) = 0,91

O padrão de qualidade recomenda que os pontos impressos por uma impressora estejam entre 3,6 e 4,4 mm. Uma impressora imprime pontos com diâmetro X, onde X é aproximadamente normal com média 4 mm e desvio padrão ?. Se a probabilidade do diâmetro de um ponto da impressora estar dentro do padrão de qualidade é de 95,4%, o valor de ? em mm é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1490Q369044 | Enfermagem, Analista Judiciário, TRF 2a, FEC

Em 1997 foram hospitalizadas no Sistema Único de Saúde mais de 1.600.000 crianças menores de cinco anos, com um custo de mais de 400 milhões de reais. Destaca-se o fato de que cerca de 60% das causas que levaram estas crianças à hospitalização foram decorrentes de problemas respiratórios e de doenças infecciosas e parasitárias. Diante desta situação, uma das ações concretas encaminhadas pelo Ministério da Saúde foi a incorporação, dentro de todas as políticas de atenção à saúde da criança, da estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância - AIDPI. Esta estratégia é preconizada pela Organização Mundial de Saúde e pelo UNICEF e direcionada para o atendimento em nível primário, destacando-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1491Q216474 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

Sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1492Q394929 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1493Q349882 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Considera-se fechado o fundo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1494Q215514 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

O diagnóstico do transtorno depressivo maior é definido pela Associação Americana de Psiquiatria por meio de critérios estabelecidos pelo DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th Ed). Dentre os sintomas que podem estar presentes para o diagnóstico, constam: humor deprimido, perda do interesse ou prazer nas atividades, perda ou ganho ponderal, insônia ou hipersonia, agitação ou atraso psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimentos de culpa excessiva ou inapropriada, diminuição da capacidade de concentração e pensamentos recorrentes de morte. Os dois critérios maiores para este diagnóstico, cuja presença de pelo menos um é obrigatória, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1495Q619738 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Em relação às formas de relacionamentos em herança, considere:

I. A classe derivada acrescenta atributos e funcionalidades ao que já fora definido na superclasse.

II. A classe derivada oferece implementação a funcionalidades declaradas na superclasse.

III. A classe derivada implementa especificação e reaproveita funcionalidades da superclasse.

Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1496Q137446 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 2a, FCC

Considere os seguintes cargos:

I. Presidente da Câmara dos Deputados.

II. Presidente do Senado Federal.

III. Membro de Tribunal Regional Federal.

IV. Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

São, dentre outros, cargos privativos de brasileiro nato os indicados APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1497Q457707 | Direito Empresarial e Comercial, Título de Crédito, Juíz Federal, TRF 2a, CESPE CEBRASPE

                    Antônio emitiu, em 13/10/2009, cheque no valor nominal de R$ 3.000,00 para pagar móveis encomendados ao seu marceneiro Luís, fabricados com a ajuda de Marcos.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1498Q138233 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 2a, FCC

Em relação às linguagens de indexação, considere:

I. O processo global de análise documentária defronta-se com dois objetos: o texto, como a sua unidade de análise, e a linguagem documentária, como instrumento comutador.

II. O tesauro é uma lista de termos autorizados relacionados semântica e logicamente, que se aplica a um determinado ramo do conhecimento e que se destina a representar o conteúdo dos documentos e das questões realizadas pelos usuários.

III. Os princípios que norteiam o controle de vocabulário são a eliminação da ambiguidade, o controle de sinônimos e homônimos e o estabelecimento de relações entre os termos.

IV. Na elaboração de vocabulários controlados, a forma verbal dos termos deve prevalecer em relação a outras formas gramaticais como substantivos e adjetivos.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1499Q644379 | Informática, Linguagens, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Atenção: Na questão abaixo não foram usados acentos, símbolos ou espaços nos nomes das entidades e atributos, pois isto pode causar problemas em muitos dos softwares utilizados para implementar o modelo.

No Java, é uma interface que não permite elementos duplicados e modela a abstração matemática de conjunto. Contém apenas métodos herdados da interface Collection e adiciona a restrição de que elementos duplicados são proibidos.

A interface citada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1500Q142137 | Engenharia Mecânica, Analista Judiciário Engenharia Mecânica, TRF 2a, FCC

Goniômetro é um instrumento utilizado para determinar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.