Questões de Concursos TRF 2a REGIÃO

Resolva questões de TRF 2a REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q961510 | Direito Penal, Homicídio, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

Sobre o crime de homicídio qualificado, é possível assinalar apenas como afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q961256 | Engenharia Mecânica, Ensaios Mecânicos e Tratamentos Térmicos, Engenharia Mecânica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Quando há uma têmpera excessiva, ou seja, quando a peça ficou mais tempo ao forno, em temperaturas e tempos de austenizações excessivos, alguns fenômenos metalúrgicos podem ocorrer, como a dissolução de carbonetos, mas outros também podem. Um destes é o crescimento de grãos, que pode acarretar em redução na tenacidade e ductibilidade. De acordo com a citação anterior, todas as propriedades são melhoradas nesta situação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q961273 | Engenharia Eletrônica, Microcontroladores, Telecomunicações e Eletricidade, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Dentre as famílias de circuitos integrados digitais, ou seja, que possuem componentes como portas lógicas, registradores, flip-flops etc, destacam-se as famílias TTL e CMOS. Com base nestas famílias, analise as afirmativas a seguir.

I. TTL é uma lógica que utiliza circuitos compostos de transistores.

II. CMOS utiliza MOSFETs em seus circuitos lógicos.

III. O CI da série CD 4000 é um exemplo de circuito integrado TTL.

IV. A série 74XX é um exemplo de circuitos integrados CMOS.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q961275 | Engenharia Elétrica, NBR 5410, Telecomunicações e Eletricidade, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

De acordo com a NBR 5410:2004, para os pontos de tomadas em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q961027 | Psiquiatria, Psicopatologia, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A demência é uma síndrome caracterizada por múltiplos comprometimentos nas funções cognitivas sem alteração da consciência, podendo haver várias causas para a mesma, algumas delas são reversíveis e, por isso, torna-se de suma importância uma investigação etiológica. Pacientes deprimidos podem apresentar esquecimentos, a chamada pseudodemência, sem haver doença orgânica de base. São parâmetros que orientam o diagnóstico diferencial entre demência e pseudodemência, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q960517 | Direito Administrativo, Noções gerais e desapropriação, Juiz Federal, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q960010 | Direito Administrativo, Provimento e vacância, Taquigrafia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Analise as assertivas a seguir:

I. A exoneração corresponde à forma de vacância do cargo público.

II. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á somente a pedido do servidor.

III. Quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido, não será exonerado, mas sim, demitido do cargo público.

IV. A exoneração de cargo em comissão dar-se-á a juízo da autoridade competente e a pedido do próprio servidor.

Nos termos da Lei no 8.112/1990, está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q961304 | Redes de Computadores, Informática Infraestrutura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Seis subsistemas, componentes de um sistema de cabeamento estruturado, são especificados no padrão ANSI/TIA/568-B. Um desses subsistemas é o Cabeamento Vertical, que conecta as salas de telecomunicações até as salas de equipamentos e a topologia utilizada é a estrela. Neste subsistema, quatro opções de mídia são definidas. Assinale a alternativa correta acerca dessas mídias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q960032 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Taquigrafia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A frase em que a concordância está correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q960545 | Português, Contadoria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Texto associado.

Medo e preconceito

O tema é espinhoso. Todos somos por ele atingidos de uma forma ou de outra, como autores ou como objetos dele. O preconceito nasce do medo, sua raiz cultural, psíquica, antropológica está nos tempos mais primitivos – por isso é uma postura primitiva –, em que todo diferente era um provável inimigo. Precisávamos atacar antes que ele nos destruísse. Assim, se de um lado aniquilava, de outro esse medo nos protegia – a perpetuação da espécie era o impulso primeiro. Hoje, quando de trogloditas passamos a ditos civilizados, o medo se revela no preconceito e continua atacando, mas não para nossa sobrevivência natural; para expressar nossa inferioridade assustada, vestida de arrogância. Que mata sob muitas formas, em guerras frequentes, por questões de raça, crença e outras, e na agressão a pessoas vitimadas pela calúnia, injustiça, isolamento e desonra. Às vezes, por um gesto fatal.

Que medo é esse que nos mostra tão destrutivos? Talvez a ideia de que “ele é diferente, pode me ameaçar”, estimulada pela inata maldade do nosso lado de sombra (ele existe, sim).

Nossa agressividade de animais predadores se oculta sob uma camada de civilização, mas está à espreita – e explode num insulto, na perseguição a um adversário que enxovalhamos porque não podemos vencê-lo com honra, ou numa bala nada perdida. Nessa guerra ou guerrilha usamos muitas armas: uma delas, poderosa e sutil, é a palavra. Paradoxais são as palavras, que podem ser carícias ou punhais. Minha profissão lida com elas, que desde sempre me encantam e me assombram: houve um tempo, recente, em que não podíamos usar a palavra “negro”. Tinha de ser “afrodescendente”, ou cometíamos um crime. Ora, ao mesmo tempo havia uma banda Raça Negra, congressos de Negritude... e afinal descobrimos que, em lugar de evitar a palavra, podíamos honrá-la. Lembremos que termos usados para agredir também podem ser expressões de afeto. “Meu nego”, “minha neguinha”, podem chamar uma pessoa amada, ainda que loura. “Gordo”, tanto usado para bullying, frequentemente é o apelido carinhoso de um amigo, que assim vai assinar bilhetes a pessoas queridas. Ao mesmo tempo, palavras como “judeu, turco, alemão” carregam, mais do que ignorância, um odioso preconceito.

De momento está em evidência a agressão racial em campos esportivos: “negro”, “macaco” e outros termos, usados como chibata para massacrar alguém, revelam nosso lado pior, que em outras circunstâncias gostaríamos de disfarçar – a grosseria, e a nossa própria inferioridade. Nesses casos, como em agressões devidas à orientação sexual, a atitude é crime, e precisamos da lei. No país da impunidade, necessitamos de punição imediata, severa e radical. Me perdoem os seguidores da ideia de que até na escola devemos eliminar punições do “sem limites”. Não vale a desculpa habitual de “não foi com má intenção, foi no calor da hora, não deem importância”. Temos de nos importar, sim, e de cuidar da nossa turma, grupo, comunidade, equipe ou país. Algumas doenças precisam de remédios fortes: preconceito é uma delas.

“Isso não tem jeito mesmo”, me dizem também. Acho que tem. É possível conviver de forma honrada com o diferente: minha família, de imigrantes alemães aqui chegados há quase 200 anos, hoje inclui italianos, negros, libaneses, portugueses. Não nos ocorreria amar ou respeitar a uns menos do que a outros: somos todos da velha raça humana. Isso ocorre em incontáveis famílias, grupos, povos. Porque são especiais? Não. Simplesmente entenderam que as diferenças podem enriquecer.

Num país que sofre de tamanhas carências em coisas essenciais, não devíamos ter energia e tempo para perseguir o outro, causando-lhe sofrimento e vexame, por suas ideias, pela cor de sua pele, formato dos olhos, deuses que venera ou pessoa que ama. Nossa energia precisa se devotar a mudanças importantes que o povo reclama. Nestes tempos de perseguição, calúnia, impunidade e desculpas tolas, só o rigor da lei pode nos impedir de recair rapidamente na velha selvageria. Mudar é preciso.

(LUFT, Lya. 10 de setembro, 2014 – Revista Veja.)

Assinale a opção em que o “a” sublinhado nas duas frases deve receber o acento grave indicativo de crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q960295 | Direito Processual Penal, Procedimento comum sumaríssimo, Agente da Polícia Judicial, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Considerando as disposições acerca dos Juizados Especiais Criminais (Lei nº 9.099/1995) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q960807 | Serviço Social, Estudo Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Acerca do estudo socioeconômico com os usuários que demandam o Serviço Social, segundo a perspectiva histórico-crítica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O estudo socioeconômico pressupõe a manipulação de variáveis empíricas. ( ) O estudo socioeconômico articula conhecimentos da dimensão teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política da profissão. ( ) O estudo socioeconômico vincula-se ao estudo de caso e circunscreve-se ao conhecimento de uma determinada situação vivida por um sujeito no contexto de sua relação familiar. ( ) Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades é uma atribuição privativa do assistente social. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q959787 | Direito Constitucional, Sem Especialidade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

A lei orçamentária anual pode ser considerada a mais importante das leis orçamentárias, pois é ela quem detalha as projeções de despesas e receitas para o ano subsequente. Nesse sentido, à luz da Constituição Federal, no âmbito da União, é correto afirmar que a lei orçamentária anual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q960560 | Contabilidade Geral, Patrimônio Líquido, Contadoria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre o Patrimônio Líquido das entidades, segundo a Lei nº 6.404/76 e alterações posteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.

( ) Devem ser classificadas como reservas de lucros, entre outras, as contas que registrarem a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias.

( ) Também será ainda registrado como reserva de capital o resultado da correção monetária do capital realizado, enquanto não capitalizado.

( ) Serão classificadas como reservas de lucros as contas constituídas pela apropriação de lucros da companhia.

( ) As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q959796 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Segundo a Portaria nº 3.252/2009, a vigilância em saúde constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde. A vigilância em saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde é definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q961339 | Administração Geral, Conceitos e Métodos do Processo Decisório, Área Administrativa, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Processo decisório é o caminho mental para chegar a uma decisão. Em todas as decisões existem certos ingredientes que sempre estão presentes. Pode-se adotar um modelo genérico e prescritivo que pode ser aplicável aos problemas dentro da organização.” (CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. – 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Adaptado.)
São etapas do processo decisório, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q959813 | Biblioteconomia, Tipos de Biblioteca, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Uma biblioteca especializada que adota a departamentalização mista para configurar sua estrutura organizacional conta com alguns departamentos. Assinale a alternativa que apresenta esses departamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q961362 | Direito Constitucional, Remédios e Garantias Constitucionais, Área Judiciária, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“João e Pedro, estudantes de direito, travaram intenso debate a respeito do alcance e da essência dos denominados direitos sociais e de sua distinção em relação aos clássicos direitos de defesa. Para João, os direitos sociais são aqueles analisados sob a perspectiva da sociedade como um todo, não dos indivíduos em particular. Além disso, exigem, como regra geral, a realização de despesas para que se tornem efetivos. Pedro, por sua vez, afirmou que os clássicos direitos de defesa estão previstos, regra geral, em normas programáticas.” À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q961121 | Direito Penal, Lei de Armas Estatuto, Segurança e Transporte, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em relação ao registro de arma de fogo, previsto na Lei nº 10.826, de 22 de dezembro 2003, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q961379 | Direito Tributário, Conceito legal de tributo, Área Judiciária, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“No Estado Beta da Federação foi editada lei que dispõe em seu Artigo 4º que 2% do valor dos emolumentos relativos aos atos praticados pelos cartórios de notas serão destinados à Caixa de Assistência dos Advogados do Estado e 2% à Associação dos Magistrados do Estado. Há dúvida, do tabelião de notas, sobre a constitucionalidade deste dispositivo.” Consultado a respeito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.