Questões de Concursos TRF 2a REGIÃO

Resolva questões de TRF 2a REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q961232 | Engenharia Civil, Estruturas Metálicas, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Para o dimensionamento da base de um pilar metálico, a verificação da barra de cisalhamento se dará em função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q961246 | Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

De acordo com o código de ética profissional do engenheiro, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) No exercício de sua profissão, deve harmonizar os interesses pessoais aos coletivos. ( ) Manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão. ( ) É conduta vedada pelo código de ética a imposição, por parte do profissional, de ritmo de trabalho excessivo sobre os colaboradores. ( ) O cancelamento do registro profissional é uma penalidade aplicável prevista em lei. ( ) É atribuição do Conselho Federal estipular os valores de referência das multas aplicadas. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q960746 | Enfermagem, Doenças Ocupacionais, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Quando se discute doenças relacionadas ao trabalho, o enfermeiro deve ficar atento às doenças que não são consideradas de trabalho. Assinale a alternativa que descreve doença proveniente do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q961531 | Direito Processual Civil, Processos de Competência Originária dos Tribunais, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

O Código de Processo Civil de 2015 instituiu o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), sendo correta a afirmativa, em relação a este novo instituto processual, de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q960764 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Referente à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q960514 | Direito Tributário, Função da Lei Complementar em Direito Tributário, Juiz Federal, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Atenção. O acerto da presente questão consiste em IDENTIFICAR A ASSERTIVA FALSA. Sobre o papel da Lei Complementar em matéria tributária é ERRADO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q960770 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Gestante chega ao pronto-socorro com sangramento intenso associado à dor em baixo ventre. Trata-se de uma primigesta com 35 semanas de gestação. Relata que a dor iniciou de maneira abrupta.” Dentre as situações apresentadas, assinale a mais compatível com este quadro clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q961538 | Direito Empresarial e Comercial, Bens tutelados, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

Um empresário manifestou interesse em depositar no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, um pedido de marca para uma bicicleta híbrida (elétrica e com força muscular). Conhecedor da concorrência no seguimento explorado, procurou proteger algumas peculiaridades do produto através da proteção da marca. Analise as proposições abaixo, que estejam em conformidade com o ordenamento jurídico brasileiro e marque a opção correta:
I- A bicicleta faz um som característico, que individualiza o produto, de modo que o empresário incluiu na proteção da marca o sinal sonoro; II- A bicicleta emprega material de fibra de carbono, onde foi acrescentado uma substância olfativa capaz de individualizar o produto, e consta no pedido da marca a proteção olfativa da bicicleta; III- A bicicleta com características de sustentabilidade ambiental, levou o empresário a utilizar no depósito da sua marca, um elemento figurativo de uma folha verde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q960006 | Direito Administrativo, Acumulação de cargos e funções, Taquigrafia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Júlia, vinculada ao regime da Lei no 8.112/1990, acumula licitamente dois cargos efetivos. Todavia, Júlia foi investida em cargo de provimento em comissão. Nessa hipótese,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q961035 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em 1944, o pediatra vienense Hans Asperger descreveu pela primeira vez na história um conjunto de padrões comportamentais apresentados por alguns de seus pacientes, que hoje denominam a Síndrome de Asperger. Sobre a Síndrome de Asperger, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q960268 | Direito Penal, Lei do Abuso de Autoridade, Agente da Polícia Judicial, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Sobre as disposições contidas na Lei nº 13.869/2019, que dispõe sobre o crime de abuso de autoridade, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q961550 | Direito Administrativo, Aquisição e alienação dos bens públicos, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

Com relação ao regime jurídico dos bens públicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q961552 | Direito Administrativo, Sistema constitucional de remuneração, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

A remuneração do servidor público é a soma dos vencimentos do cargo e de vantagens pecuniárias. Com relação ao regime remuneratório dos servidores públicos é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q961041 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre o transtorno distímico, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q960786 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A seguridade social nos países capitalistas da Europa Ocidental e da América Latina estrutura-se tendo como referência a organização social do trabalho. Em decorrência do grau de desenvolvimento do capitalismo e da organização da classe trabalhadora, dentre outros aspectos, a seguridade social constitui-se de forma diferenciada em cada país. Acerca das diferentes formas como a Seguridade Social se estrutura, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q961298 | Legislação dos TRFs, Resoluções do CNJ, Informática Infraestrutura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A Resolução nº 182, de 17 de outubro de 2013, do Conselho Nacional de Justiça, dispõe sobre diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seu Art. 2º alguns termos são definidos para fins específicos da referida resolução. Acerca de algumas dessas definições, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q960531 | Direito Ambiental, Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável, Juiz Federal, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Em relação às áreas de proteção ambiental – APAS, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q961044 | Medicina, Hipovitaminoses, Medicina do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As vitaminas são micronutrientes essenciais da dieta, necessárias em pequenas quantidades, com grande atividade biológica, participando na mobilização e no metabolismo da matéria e da energia. Qual das seguintes vitaminas, quando em déficit no organismo, está mais relacionada ao surgimento de nictalopia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q960022 | Direito Constitucional, Taquigrafia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Manuel, português, com residência permanente no Brasil, havendo reciprocidade em favor de brasileiros em Portugal, poderá ocupar o cargo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.