Início

Questões de Concursos TRF 2a REGIÃO

Resolva questões de TRF 2a REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q960188 | Contabilidade Pública, Despesa Pública Orçamentária e Extraorçamentária, Contabilidade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

No âmbito da contabilidade das entidades do setor público, para assegurar o adequado registro orçamentário, é necessário classificar as despesas orçamentárias de acordo com sua natureza. Dessa forma, o Grupo de Natureza da Despesa (GND) destinado para o pagamento de subvenções deve ser classificado pelo GND como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q961472 | Direito Administrativo, Demais aspectos da lei 9784/99, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Analise as assertivas e, ao final, marque a opção correta:
I - No recurso administrativo, a reformatio in pejus é inconstitucional, por violar o princípio da especialidade e da segregação das funções;
II - Das decisões administrativas cabe recurso, em regra, apenas nos aspectos que se referem à legalidade do decidido, e a admissibilidade de que o recurso reveja o mérito (conveniência e oportunidade) depende de explícita previsão legal, pena de afronta à competência dos agentes públicos, previamente definida em lei;
III - É inconstitucional a exigência de depósito em dinheiro, ou arrolamento de bem, para admissibilidade de recurso administrativo; é admissível, porém, a exigência de fiança ou outra caução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

563Q960453 | Direito Constitucional, Controle Repressivo Judiciário, Juiz Federal, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Em relação ao controle incidental de constitucionalidade é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q960198 | Auditoria Governamental, Tribunal de Contas da União, Contabilidade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Em relação ao Controle Externo da União, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma competência do Tribunal de Contas da União (TCU) de acordo com as normas constitucionais e infraconstitucionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q960456 | Direito Constitucional, Repartição de Competências Constitucionais, Juiz Federal, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Concessionária de serviço público federal insurge-se contra série de obrigações previstas na legislação municipal, quer as tributárias, quer as que limitam a área de construção e freiam seus investimentos. Assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q961490 | Direito Internacional Público, Tratados Internacionais assinatura e ratificação, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Quanto à internalização de tratados ao ordenamento nacional, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q961510 | Direito Penal, Homicídio, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

Sobre o crime de homicídio qualificado, é possível assinalar apenas como afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q961255 | Engenharia Mecânica, Fundamentos e Análise da Cinemática de Escoamentos, Engenharia Mecânica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Em um determinado motor de propulsão temos na sua saída uma velocidade dos gases de Vs = 2.500 km/h e a área do bocal na saída As = 36 x 10–4 m2 . Considerando que a saída dos gases é igual à pressão atmosférica do ambiente, determine a força de propulsão Fp em N no bocal de escape. Assinale a alternativa correta com o valor de Fp (Força de Propulsão) em N.

(Considere: ρgases = 0,45 kg/m3 .)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

569Q960751 | Psicologia, Grupos nas Organizações, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

O estudo da comunicação nas organizações é estreitamente vinculado ao estudo dos grupos nas organizações. Um dos usos mais comuns de grupos no trabalho envolve a tomada de decisão; como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. A tomada de decisão em grupo pode assumir várias formas, dependendo da tarefa e do grupo. Para isso, a única afirmativa INCORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

570Q961521 | Direito Civil, Corretagem, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

O Superior Tribunal de Justiça consagrou a orientação de que é incabível a ação do terceiro prejudicado direta e exclusivamente em face da seguradora do suposto causador do dano (Súmula n. 529). Contudo, em casos excepcionais nos quais a obrigação de indenizar a vítima se revele incontroversa, o mesmo Tribunal Superior tem admitido a ação direta e exclusiva da vítima em face da seguradora. Assinale a alternativa que indica uma de tais hipóteses excepcionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q960506 | Direito Empresarial e Comercial, Direito Societário, Juiz Federal, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q961538 | Direito Empresarial e Comercial, Bens tutelados, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

Um empresário manifestou interesse em depositar no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, um pedido de marca para uma bicicleta híbrida (elétrica e com força muscular). Conhecedor da concorrência no seguimento explorado, procurou proteger algumas peculiaridades do produto através da proteção da marca. Analise as proposições abaixo, que estejam em conformidade com o ordenamento jurídico brasileiro e marque a opção correta:
I- A bicicleta faz um som característico, que individualiza o produto, de modo que o empresário incluiu na proteção da marca o sinal sonoro; II- A bicicleta emprega material de fibra de carbono, onde foi acrescentado uma substância olfativa capaz de individualizar o produto, e consta no pedido da marca a proteção olfativa da bicicleta; III- A bicicleta com características de sustentabilidade ambiental, levou o empresário a utilizar no depósito da sua marca, um elemento figurativo de uma folha verde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q960265 | Direito Constitucional, Direito à Liberdade, Agente da Polícia Judicial, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Sobre os direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q961559 | Direito Ambiental, Responsabilidade administrativa ambiental, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2018

Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q960032 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Taquigrafia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A frase em que a concordância está correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q961058 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Um indivíduo de 65 anos, proveniente do estado de Rondônia, apresenta quadro de febre diária, com calafrios e tremedeira há 3 meses. Recentemente evoluiu com prostração, dispneia e chegou a apresentar um episódio de convulsão. Optou-se pela internação do paciente e, no exame de gota espessa, constatou-se alta parasitemia por Plasmodium falciparum.” Considerando o caso anterior, assinale as drogas de primeira escolha segundo o Ministério da Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

577Q961062 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Em pacientes portadores de neoplasias em estágio avançado, sem possibilidade de cura, é importante a avaliação do Performance status para a tomada de decisão quanto a realização de quimioterapia paliativa. Utilizando a escala de Zubrod/WHO/ECOG, qual o Performance status de um paciente que se encontra sintomático, capaz de realizar atividades de autocuidado e que permanece cerca de 30% das horas em que está acordado acamado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

578Q959792 | Direito Tributário, Suspensão do Crédito Tributário, TRF 2a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Suspenderá a exigibilidade do crédito tributário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q961077 | Medicina, Clínica Médica Humana, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Um homem de 75 anos apresenta queixa de fadiga há dois anos e aparecimentos de grandes equimoses com pequenos traumas. Foi solicitado hemograma: Hb: 8,5 g/dL; Ht: 27%; Leucócitos: 60.000 (segmentados = 15%, linfócitos = 78%, eosinófilos = 1% e monócitos = 6%); Plaquetas: 55.000/mm³. Ao exame físico: linfadenopatia cervical. Exame abdominal sem alterações. Na investigação diagnóstica posterior, constatou-se leucemia linfocítica crônica.” Qual é o estadiamento de RAI deste paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

580Q961101 | Engenharia Elétrica, Conservação da Energia, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Em relação à tensão de fornecimento de energia elétrica pela concessionária, existem critérios estabelecidos que determinam o nível de tensão de fornecimento para a unidade consumidora. Em relação aos critérios, analise as afirmativas a seguir.

I. Tensão secundária (baixa tensão) em rede aérea: quando a carga instalada na unidade consumidora for igual ou inferior a 75 kW.

II. Tensão secundária (alta tensão) em sistema subterrâneo: até o limite de carga conforme padrão de atendimento da distribuidora.

III. Tensão primária de distribuição superior a 69 kV: quando a carga instalada na unidade consumidora for superior a 75 kW e a demanda a ser contratada pelo interessado, para fornecimento, for igual ou inferior a 2.500 kW.

IV. Tensão primária de distribuição igual ou superior a 69 kV: quando a demanda a ser contratada pelo interessado, para fornecimento, for superior a 2.500 Kw.

Estão corretas apenas as afirmativas


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.