Início

Questões de Concursos TRF 3a

Resolva questões de TRF 3a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q373314 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

As regras de concordância estão plenamente respeitadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q355662 | Contabilidade Geral, Analista Judiciário, TRF 3a, VUNESP

A Contabilidade Pública:

I. deve evidenciar em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.

II. é disciplina que aplica na administração pública, as técnicas de registros e apurações contábeis em harmonia com as normas gerais do direito financeiro.

III. é um conjunto de agentes econômicos que estabelece metas específicas para um determinado período, comanda recursos e traça planos e decisões com relação às ações econômicas.

IV. aplica normas de escrituração contábil, registra a previsão da receita, a fixação das despesas e as alterações introduzidas no orçamento. Pode-se afirmar que está correto apenas o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q815696 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Juiz Federal Substituto da 3a Região, TRF 3a, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito de ações previdenciárias no juizado especial federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q463452 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Sobre a aplicação da lei penal, considere:

I. A lei excepcional ou temporária não se aplica ao fato praticado durante sua vigência, se decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram.

II. Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.

III. A lei brasileira não se aplica aos crimes contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público, se praticados no estrangeiro.

IV. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

V. Aplica-se a lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, aos crimes contra a administração pública praticados por qualquer pessoa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q470369 | Direito Tributário, Obrigação tributária, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Quanto à obrigação tributária é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q261482 | Direito Civil, Direito das Coisas, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 3a, FCC

A posse

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q606590 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

O AACR2 especifica três níveis de descrição, que devem ser usados da seguinte maneira: I. escolhendo um determinado nível de descrição para todos os itens catalogados na biblioteca. II. estabelecendo diretrizes para o uso de todos os três níveis em um catálogo, dependendo do tipo do item que está sendo descrito. É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q534955 | Engenharia Civil, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Em relação à Lei de Parcelamento do Solo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q142267 | Engenharia Mecânica, Analista Judiciário Engenharia Mecânica, TRF 3a, FCC

Um tubo de Pitot industrial, cujo fator de adaptação é K = 0,82, é utilizado para medir a vazão do ar, a partir da velocidade média do escoamento em uma tubulação. Se a diferença de pressão apresentada pelo instrumento é de 65 Pa e a densidade do ar igual a 1,3 kg/m3, a velocidade média do escoamento é, em m/s, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q356549 | Contabilidade Geral, Créditos Orçamentários e Adicionais, Analista Judiciário, TRF 3a, VUNESP

Assinale a alternativa que melhor define créditos adicionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q134598 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRF 3a, FCC

Sobre o processo administrativo (Lei no 9.874/99), considere:

I. É direito do administrado fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

II. A competência é renunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

III. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta média, para efeitos disciplinares.

IV. Antes da tomada de decisão, a juízo da autoridade, diante da relevância da questão, poderá ser realizada audiência pública para debates sobre a matéria do processo.

V. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de dez dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q610002 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. As bibliotecas que participam do desenvolvimento coordenado de coleções reduzem a duplicação a fim de prover uma coleção coletiva mais forte e atingir maior satisfação do usuário.

II. Apesar de algumas poucas e isoladas iniciativas de desenvolvimento coordenado de coleções, as bibliotecas não possuem uma história notável de alterar o comportamento que tradicionalmente adotam no desenvolvimento de coleções.

Em relação ao desenvolvimento coordenado de coleções,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q153056 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TRF 3a, FCC

Segundo Tereza Mito, em um processo psicodiagnóstico há algumas formas de avaliação e, dentre elas, uma que é decorrente de um processo mais pessoal, pelo qual se avaliam alguns aspectos da relação psicólogo-cliente que não são passíveis de ser analisados no processo formal de psicodiagnóstico. A este processo chamamos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q862209 | Português, Interpretação de Texto, Policial Penal Agente Penitenciário, TRF 3a, VUNESP, 2023

Texto associado.

Inteligência artificial: a era do “deus” máquina

     No teatro grego antigo, quando não havia solução para um impasse, um ator interpretando uma divindade descia ao palco pendurado num guindaste, resolvia o problema e, assim, acabava a peça. Era o Deus ex-machina – o deus surgido da máquina. Com o avanço sem precedentes da inteligência artificial (IA), é justo pensar que, no mundo contemporâneo, a máquina é a própria deidade.

      Para ela, nada parece impossível. Da confecção de discursos em segundos à criação de obras de arte; da identificação de medicamentos promissores ao diagnóstico preciso de doenças, tudo é resolvido pelo “deus algoritmo”. E, ao observar sua invenção “surgindo do guindaste”, o homem pode se perguntar qual lugar ocupará neste enredo. Segundo especialistas, porém, o perigo não está na criatura e, sim, no uso que o criador faz dela.

       A inteligência artificial faz parte da rotina, ainda que não se perceba. O GPS que indica o percurso, a atendente virtual, o internet banking são exemplos de seu uso no dia a dia. Só que, até agora, ninguém temia os mecanismos de busca dos navegadores, os sistemas de reconhecimento facial dos condomínios ou a sugestão de filmes apresentadas pelos aplicativos de streaming.

    Então, as máquinas começaram a gerar imagens perfeitas de pessoas inexistentes, escrever reportagens com acurácia, resolver enigmas matemáticos em frações de segundos, dirigir e voar sozinhas, elaborar defesas jurídicas e até “ler” pensamentos em experimentos científicos. A ponto de, em um editorial da revista Science, um grupo de cientistas pedir a moratória de pesquisas até alguma regulamentação ética da IA.

       A discussão sobre riscos e avanços da IA ultrapassa o campo da ciência da computação; é também filosófica. Já na Grécia Antiga, filósofos questionavam a essência da inteligência e se ela era um atributo somente humano.

      Hoje, esse é um dos centros da discussão sobre IA: sistemas programados e alimentados por seres humanos poderão ultrapassar em astúcia seus criadores? Não, garante um dos maiores especialistas no tema, o cientista da computação francês Jean-Gabriel Ganascia, da Universidade de Sorbonne que, já em 1980, obteve mestrado em inteligência artificial em Paris.

(Paloma Oliveto, Inteligência artificial: a era do ‘deus’ máquina. https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude. Adaptado)

No desenvolvimento atual da inteligência artificial, o autor pondera que ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q437262 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

Determinada matéria constitucional, objeto de proposta de emenda rejeitada pelo Congresso Nacional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q215826 | Medicina, Médico ortopedista e traumatologista, TRF 3a, FCC

No espaço triangular passa a artéria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

897Q421675 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

Considere as seguintes situações hipotéticas:

I. Mario, dezessete anos de idade, escondido de seu pai, Golias, pegou a chave do carro da família e atropelou Xisto.

II. Fabiana, dezesseis anos de idade, com a permissão de sua mãe, Maria, que lhe entregou as chaves do veículo da família, dirigiu alcoolizada e colidiu o referido veículo com a moto de Fabrício.

III. Carlos é dono do restaurante “CC”. Seu empregado, Matias, derrubou um prato na cliente, Fátima, ferindo-a. IV. Diogo é dono do hotel “AA”. Nesta madrugada um hóspede enfurecido atirou pela janela do quarto, no qual estava hospedado, vasos, um abajur e um lustre, ferindo Simone, uma transeunte.

De acordo com o Código Civil brasileiro, responderão pelos atos praticados pelos terceiros mencionados nas situações hipotéticas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q255281 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 3a, FCC

Texto associado.


Há no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q526181 | Direito Processual Civil, Execução em geral, Analista Judiciário, TRF 3a, VUNESP

No processo civil, a alienação ou oneração de bens em fraude à execução é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q429194 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

A Constituição Federal de 1988, no que é pertinente ao orçamento público, estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.