Início

Questões de Concursos TRF 4a

Resolva questões de TRF 4a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q688032 | Legislação Federal, Analista Judiciário Sistemas de Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC, 2019

Suponha que um Analista do Tribunal Regional Federal da 4a Região – TRF4 se depare com uma situação em que deve implantar mecanismos de proteção interna voltados à segurança física e lógica das informações no ambiente do Tribunal. Para isso, ele levantou os seguintes requisitos: 
  I. Não instalar em áreas de acesso público equipamentos que permitam o acesso à rede interna do Tribunal. 
 II. Os usuários não podem executar transações de TI incompatíveis com sua função. 
 III. Apenas usuários autorizados devem ter acesso de uso dos sistemas e aplicativos. 
 IV. Proteger o local de armazenamento das unidades de backup e restringir o acesso a computadores e impressoras que possam conter dados confidenciais.   
O Analista classificou correta e respectivamente os requisitos de I a IV como segurança 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q148133 | Informática, Data Mining, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre data mining, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q686071 | Português, Analista Judiciário Sistemas de Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC, 2019

Texto associado.
Português 
 
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 7. 
 
  O poeta, quanto mais individual, mais universal, pois o homem, qualquer que seja o meio e a época, só vem a compreender e amar o que é essencialmente humano. Embora, eu que o diga, seja tão difícil ser assim autêntico. Às vezes assalta-me o terror de que todos os meus poemas sejam apócrifos.             
  Se estas linhas estão te aborrecendo é porque és poeta mesmo. Modéstia à parte, as digressões sobre poesia sempre me causaram tédio e perplexidade. A culpa é tua, que me pediste conselho e me colocas na insustentável situação em que me vejo quando alunos dos colégios vêm (por inocência ou maldade dos professores) fazer pesquisas com perguntas assim: “O que é poesia? Por que se tornou poeta?”. A poesia é destas coisas que a gente faz mas não diz. 
  Não sei como vem um poema. Às vezes uma palavra, uma frase ouvida, uma repentina imagem que me ocorre nas ocasiões mais insólitas. A esta imagem respondem outras (em vez de associações de ideias, associações de imagens; creio ter sido esta a verdadeira conquista da poesia moderna). Não lhes oponho trancas nem barreiras. Vai tudo para o papel. Guardo o papel, até que um dia o releio, já esquecido de tudo. Vem logo o trabalho de corte, pois noto o que estava demais. Coisas que pareciam bonitinhas, mas que eram puro enfeite, coisas que eram puro desenvolvimento lógico (um poema não é um teorema), tudo isso eu deito abaixo, até ficar o essencial, isto é, o poema.  
  Um poema tanto mais belo é quanto mais parecido for com um cavalo. Por não ter nada de mais nem nada de menos é que o cavalo é o mais belo ser da criação. Como vês, para isso é preciso uma luta constante. A minha está durando a vida inteira. O desfecho é sempre incerto. Sinto-me capaz de fazer um poema tão bom ou tão ruinzinho como aos dezessete anos.  
        (Adaptado de: QUINTANA, Mario. “Carta”. Melhores poemas. São Paulo: Global Editora, 2005, edição digital) 

Às vezes assalta-me o terror de que todos os meus poemas sejam apócrifos. (1o parágrafo) 
A frase acima está corretamente transposta para o discurso indireto do seguinte modo:  
Disse que, às vezes,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q151402 | Redes de Computadores, VPN, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre as Virtual Private Networks (VPNs), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q146913 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

De acordo com as atuais diretrizes da American Heart Association ? AHA, as recomendações no atendimento a um indivíduo em parada cardiorrespiratória incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q682266 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC, 2019

Texto associado.
Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. Por incrível que pareça, a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores à década de 1960 e havia maiores possibilidades de intercâmbio, não só com os outros estados, como também com os países vizinhos, a Argentina e o Uruguai. Tal fato, evidentemente, não é isolado. Que sabemos nós do que está se passando em matéria de arte no Ceará, no Pará? E isso em plena era das comunicações via satélite... Seria o caso de se examinar o fenômeno por outro ângulo: a morte da arte como fator de comunicação. 
(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Arte Brasil Hoje: Rio Grande do Sul” [1970], In: Arte-dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá, 2016, p. 59) 
Considere as afirmações abaixo.
 I. O autor assinala que, paradoxalmente, apesar de se observarem avanços significativos na tecnologia da comunicação, as possibilidades de trocas no meio artístico foram reduzidas.
 II. Depreende-se do texto que alguns estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, possuem maior trânsito artístico com países vizinhos, como Argentina e Uruguai, do que com os da própria nação.
 III. A arte perdeu a função de elemento propulsor da comunicação, embora tenham se ampliado as possibilidades de intercâmbio cultural internacional.
 Está correto o que consta APENAS de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q683425 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 4a, FCC, 2019

Texto associado.
 A era das compras
     A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente, se quiser sobreviver, como um tubarão que deve nadar para não morrer por asfixia. Mas a maioria das pessoas, ao longo da história, viveu em condições de escassez. A fragilidade era, portanto, sua palavra de ordem. A ética austera dos puritanos e a dos espartanos são apenas dois exemplos famosos. Uma pessoa boa evitava luxos e nunca desperdiçava comida. Somente reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e ostentar suas riquezas.
       O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. A frugalidade é uma doença a ser curada. Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”. 
         Durante a maior parte da história, as pessoas teriam sido repelidas, e não atraídas, por esse texto. Elas o teriam considerado egoísta, indecente e moralmente corrupto. O consumismo trabalhou duro, com a ajuda da psicologia e da vontade popular, para convencer as pessoas de que a indulgência com os excessos é algo bom, ao passo que a frugalidade significa auto-opressão.

 (Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 357-358)
O que se lê na parte de trás de uma caixa de cereal deixa ver que a propaganda 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q341773 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Analista Judiciário, TRF 4a, ESAF

Pretende-se formar uma equipe de 5 analistas judiciários para que seja feita a avaliação de exames médicos laboratoriais. Se os membros da equipe devem ser escolhidos aleatoriamente entre 4 médicos e 6 médicas, o número de equipes distintas que podem ser compostas, contendo exatamente 2 médicos, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q143945 | Engenharia Elétrica, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TRF 4a, FCC

A resistividade do cobre a 20 °C é 1,7.10-8 &Omega.m e seu coeficiente de temperatura vale 0,004 °C-1. A 100 °C, a resistividade do cobre vale, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q257304 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei Orçamentária Anual, Técnico Judiciário Contabilidade, TRF 4a, FCC

Os créditos adicionais suplementares

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q258248 | Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 4a, FCC

Considere verdadeiras as afirmativas: Se não fui ao mercado, então não fiz compras. Comprei creme e sabonete. Ou comprei queijo ou comprei iogurte. Comprei cereal ou comprei pão. A partir dessas afirmações, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q691344 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC, 2019

Marcelo comprou ovos de Páscoa para cada idoso de uma casa de repouso. Sabe-se que há mais de 1 000 e menos de 1 200 idosos. Quando lhe perguntam quantos ovos comprou, ele diz apenas que o número de ovos comprados lido ao contrário é 9 vezes o número de ovos comprados. A soma dos algarismos do número de ovos de Páscoa comprados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q44690 | Direito Processual Penal, Técnico Judiciário, TRF 4a, FCC

No tocante à ação penal, de acordo com o Código de Processo Penal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q155187 | Matemática, Divisibilidade, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Ao conferir a elaboração dos cálculos em um processo, um Analista do Tribunal Regional Federal percebeu que o total apresentado era maior que o valor real. Ele comunicou ao responsável pela elaboração dos cálculos que a diferença encontrada, em reais, era igual ao menor número inteiro que, ao ser dividido por 2, 3, 4, 5 ou 6, resulta sempre no resto 1, enquanto que, quando dividido por 11, resulta no resto 0. Dessa forma, se o valor real era R$ 10 258,00, o total apresentado era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q253523 | Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Técnico Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

A patologia transmitida por meio de relação sexual sem preservativo caracterizada por vesículas, sobre base eritematosa, cujo aparecimento é precedido por aumento da sensibilidade, ardência, prurido, principalmente com história de recorrência da lesão, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q264946 | Teoria e Normas de Segurança, Combate a Incêndio, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 4a, FCC

Os veículos de passeio que compõem a frota de um tribunal, todos fabricados a partir do ano de 2005, devem possuir extintor de incêndio, equipamento obrigatório nos veículos automotores, segundo o CTB. Assim, o tipo de extintor e capacidade extintora mínima que poderão equipar os veículos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q257891 | Enfermagem, Esterilização, Técnico Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

Dentre os diferentes métodos de esterilização, os processos que utilizam óxido de etileno são caracterizados por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q147936 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

Chiavenato (1999) afirma que a cultura organizacional pode ser classificada de duas formas distintas: adaptativa e não adaptativa. As culturas adaptativas dizem respeito àquelas organizações que buscam a inovação, aceitando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q137267 | Português, Sintaxe, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRF 4a, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto
que segue.

Para que servem as ficções?

Cresci numa família em que ler romances e assistir a
filmes, ou seja, mergulhar em ficções, não era considerado uma
perda de tempo. Podia atrasar os deveres ou sacrificar o sono
para acabar um capítulo, e não era preciso me trancar no
banheiro nem ler à luz de uma lanterna. Meus pais, eventualmente,
pediam que organizasse melhor meu horário, mas deixavam
claro que meu interesse pelas ficções era uma parte
crucial (e aprovada) da minha "formação". Eles sequer exigiam
que as ditas ficções fossem edificantes ou tivessem um valor
cultural estabelecido. Um policial e um Dostoiévski eram tratados
com a mesma deferência. Quando foi a minha vez de ser
pai, agi da mesma forma. Por quê?

Existe a idéia (comum) segundo a qual a ficção é uma
"escola de vida": ela nos apresenta a diversidade do mundo e
constitui um repertório dopossível. Alguém dirá: o mesmo não
aconteceria com uma série de bons documentários ou ensaios
etnográficos? Certo, documentários e ensaios ampliam nossos
horizontes. Mas a ficção opera uma mágica suplementar.

Tome, por exemplo, "O Caçador de Pipas", de Khaled
Hosseini. A leitura nos faz conhecer a particularidade do Afeganistão,
mas o que torna o romance irresistível é a história singular
de Amir, o protagonista. Amir, afastado de nós pela particularidade
de seu grupo, revela-se igual a nós pela singularidade
de sua experiência. A vida dos afegãos pode ser objeto
de um documentário, que, sem dúvida, será instrutivo. Mas a
história fictícia "daquele" afegão o torna meu semelhante e meu
irmão.

Esta é a mágica da ficção: no meio das diferenças
particulares entre grupos, ela inventa experiências singulares
que revelam a humanidade que é comum a todos, protagonistas
e leitores. A ficção de uma vida diferente da minha me ajuda a
descobrir o que há de humanoem mim.

Enfim, se perpetuei e transmiti o respeito de meus pais
pelas ficções é porque elas me parecem ser a maior e melhor
fonte não de nossas normas morais, mas de nosso pensamento
moral.

(Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo, 18/01/2007)

Quanto à observância da necessidade do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.