Início

Questões de Concursos TRF 4a

Resolva questões de TRF 4a comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q260959 | Informática, HD, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRF 4a, FCC

Sobre o Disco Rígido (HD) é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q151401 | Informática, Processadores, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre os processadores, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q44670 | Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 4a, FCC

O primeiro múltiplo de 7 que é maior que 1000 é também múltiplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q44658 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRF 4a, FCC

Texto associado.
Atenção: Para responder a questão considere o texto abaixo.

     No campo da técnica e da ciência, nossa época produz milagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza.
     A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanidades humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tanos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, cenros de investigação por meio dos quais se transmitem as humanidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade teve a cultura quando chegou a barbárie?”
     Numerosos trabalhos procuraram definir as características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cultura global - a cultura-mundo - que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias.
     Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes sociais e a universalização da internet.
     Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um individualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes.
     O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford.
     A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passa- do e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é diversão, e o que não é divertido não é cultura.

(Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook)
Sem que nenhuma outra modificação seja feita, mantêm-se a correção e as relações de sentido estabelecidas no texto, substituindo-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q154930 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

Na forma participativa de formulação de objetivos, subordinado e chefe formulam juntos os objetivos a serem cumpridos pelo subordinado, cuja forma está dentro da abordagem intitulada Administração por Objetivos (APO) e gera maior motivação por parte dos indivíduos. Os objetivos, no entanto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q148825 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

A abordagem reichiana aponta que o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q141040 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

Durante um atendimento de primeiros socorros pode ser necessário o uso de cânula orofaríngea ? COF. Um dos conhecimentos que o enfermeiro deve ter sobre o assunto é que a COF

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q146704 | Contabilidade Geral, Teoria e classificação das contas, Analista Judiciário Contabilidade, TRF 4a, FCC

Na escrituração contábil, os saldos das contas do Ativo, do Passivo Exigível e do Patrimônio Líquido diminuem quando, respectivamente, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q262787 | Estatuto da Pessoa Idosa, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 4a, FCC

O Estatuto do Idoso sistematizou conjunto de regras que veio garantir, na especificidade, os direitos fundamentais da pessoa idosa, principalmente no que se refere às suas condições de saúde, dignidade e bem-estar. No tocante ao acesso à Justiça, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q259201 | Português, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 4a, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder a questão considere o texto abaixo.


                No campo da técnica e da ciência, nossa época produz mi-
lagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um
custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à nature-
za, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza.
                A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanida-
des humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tan-
os filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao al-
cance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de
oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por
exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, cen-
ros de investigação por meio dos quais se transmitem as huma-
nidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos
campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de
bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade
teve a cultura quando chegou a barbárie?”
                Numerosos trabalhos procuraram definir as características
da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revo-
lução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean
Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cul-
tura global - a cultura-mundo - que vem criando, pela primeira
vez na história, denominadores culturais dos quais participam
indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os
apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias.
                Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da ima-
gem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria
cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os
filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas
sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes
sociais e a universalização da internet.
                Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um in-
dividualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e
as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nos-
sos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes.
                O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em
sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente
diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de
Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford.
                A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passa-
do e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pre-
tendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas ge-
rações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados
para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é
diversão, e o que não é divertido não é cultura.
 


(Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo.
Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook)
Sem que nenhuma outra modificação seja feita, mantêm-se a correção e as relações de sentido estabelecidas no texto, substituindo-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q151772 | Segurança da Informação, Firewall, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre os firewalls, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q150125 | Psicologia, Jung teoria, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

Na abordagem junguiana, o ego é um dos maiores arquétipos da personalidade e é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q253191 | Matemática, Razão e proporção, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRF 4a, FCC

Após vender um imóvel, um senhor dividiu totalmente a quantia que recebeu em pagamento entre sua esposa, seus dois filhos e uma antiga empregada da família. A divisão foi feita do seguinte modo:

- a filha e o filho receberam a metade do total na razão de 4 para 3, respectivamente;
- sua esposa recebeu o dobro do valor recebido pelo filho;
- a empregada recebeu R$ 5 000,00.

Nessas condições, a quantia total recebida pela venda de tal imóvel foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q259869 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRF 4a, FCC

A proteção de atributos e operações das classes, fazendo com que estas se comuniquem com o meio externo por meio de suas interfaces, define o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q150948 | Psicologia, Testes, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

Segundo o Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa ? Árvore ? Pessoa) de John N. Buck, os desenhos coloridos feitos após os desenhos acromáticos e o inquérito posterior ao desenho evocam um nível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q154121 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia, TRF 4a, FCC

A epidemiologia utiliza como medida de frequência de doenças os dados de incidência acumulada, que é definida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q141352 | Engenharia Elétrica, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TRF 4a, FCC

Usado em subestação elétrica, tipo de relé de gás de proteção de transformadores imersos em óleo e que possui tanque de expansão. Trata-se de Relé

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q262040 | Matemática, Potenciação e radiciação, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 4a, FCC

Considere que:

1 milissegundo (ms) = 10?3 segundo

1 microssegundo (?s) = 10?6 segundo

1 nanossegundo (ns) = 10?9 segundo

1 picossegundo (ps) = 10?12 segundo

Nessas condições, a soma 1 ms + 10 ?s + 100 ns + 1 000 ps NÃO é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q150537 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Nas redes que utilizam o modelo Open Systems Interconnection (OSI), o controle do congestionamento na rede causado pelos pacotes na sub-rede que estão dividindo o mesmo caminho pertence à camada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.