Questões de Concursos: TRF 5 REGIÃO

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: TRF 5 REGIÃO. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q996516 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Analise a afirmativa abaixo: De modo geral, a agência de publicidade e propaganda oferece todo o suporte para a construção das ______ e da imagem do negócio, além de criar e fomentar ______ que são um conjunto de ações publicitárias de produtos, serviços e institucionais da organização, e planejar ______ que atraiam o público de interesse do cliente.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

12 Q996306 | Português, Termos integrantes da oração predicativo do sujeito e predicativo do objeto, Área Judiciária, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Texto associado.
Francês 'de verdade'?
‘Egalité’, ou a igualdade, continua sendo um conceito lindo, mas precisa ser posto em prática

(Luana Génot)


O que é ser francês “de verdade”? A pergunta ressoa com intensidade especial em 2024, enquanto Paris sedia os Jogos Olímpicos. A Cerimônia de Abertura foi memorável, marcada pela presença feminina equivalente à masculina e elementos simbólicos que reforçaram a imagem de uma França diversa.

Um dos momentos mais icônicos foi quando Axelle Saint-Cirel, uma cantora lírica negra, entoou “La Marseillaise”, o hino francês no alto do Grand Palais. A luta pela inclusão parece mais uma maratona do que uma prova de 100 metros. No entanto, há vitórias, ao longo do caminho, que precisamos celebrar, como a performance da Aya Nakamura. A escolha da cantora francesa foi política e acertada.

Ela, que nasceu na França, foi atacada por não ser considerada “francesa de verdade”, devido a cor de pele e a origem maliana (sic). É questionada até mesmo pela linguagem das suas letras, incluindo a do hit “Djadja”, que usaria palavras que não seriam “francesas de verdade”. Isso evidencia a necessidade urgente de políticas públicas para ajudar a evitar a categorização de pessoas. Lembrando que, na França atual, sequer existe a possibilidade de declarar raça e etnia nos levantamentos demográficos, apenas gênero.

Logo, os números e políticas públicas sobre inclusão ficam fragilizados. “Egalité”, ou a igualdade, continua sendo um conceito lindo, mas precisa ser posto em prática. Durante a Olimpíada, também vimos a reação do público a comportamentos racistas e transfóbicos. Os argentinos foram vaiados em diversas partidas, reflexo do comportamento observado na Copa América. O grito de deboche dos argentinos naquele contexto fazia referência à ascendência dos jogadores franceses, muitos deles, filhos de imigrantes. Além disso, atacavam o suposto relacionamento do jogador Kylian Mbappé com uma mulher trans.

Outro ponto alto da Cerimônia foi ver outros que não nasceram na França e tiveram uma recepção calorosa, como Rafael Nadal e Céline Dion. A cantora canadense brilhou cantando o hino do amor de Edith Piaf e o tenista espanhol carregou a tocha, bem como outra lenda do tênis, a estadunidense Serena Williams. Isso mostra que é possível ser acolhedor; só precisamos expandir nossos limites sobre quem é considerado como parte da comunidade. É comum deduzir “franceses de verdade” com base no nome, sobrenome ou cor da pele. Se um motorista de aplicativo, por exemplo, não é visto como branco, é classificado como “árabe” ou “africano”, e, portanto, “menos francês”.
A Olimpíada 2024 é uma oportunidade para refletirmos sobre conceitos como nação, cidadania, pertencimento e como construir um futuro mais acolhedor. A reflexão cabe também para o Brasil. No caso da França, para que realmente se torne um exemplo de inclusão, é essencial que elementos que simbolizem a diversidade não sejam apenas exibidos, mas que novas políticas públicas sejam implementadas para apoiar práticas de igualdade, liberdade e fraternidade. Somente assim poderemos garantir, de algum modo, que todos, independentemente de sua origem, cor da pele, religião ou identidade de gênero sejam reconhecidos e respeitados como franceses “de verdade”.


(Disponível em: https://oglobo.globo.com/ela/luanagenot/coluna/2024/08/frances-de-verdade.ghtml. Acesso em 04 de agosto de 2024)
No final do segundo parágrafo, a enunciadora caracteriza a escolha por Aya Nakamura como “política” e “acertada”. No contexto em que se encontram, tais vocábulos devem ser classificados, sintaticamente, como:

13 Q996566 | Segurança da Informação, Especialidade Segurança da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A variedade de antivírus no mercado reflete a constante evolução das ameaças cibernéticas. Desde os tradicionais baseados em assinaturas até os mais modernos que utilizam inteligência artificial, cada tipo de antivírus oferece diferentes abordagens para proteger os sistemas contra malwares. Assinale a alternativa que apresenta qual a principal vantagem dos antivírus baseados em heurística em relação aos baseados em assinaturas.

14 Q996570 | Segurança da Informação, Especialidade Segurança da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Ao digitar uma URL na barra de endereço de um navegador, iniciamos uma jornada pela internet. Essa sequência de caracteres, como https://www.exemplo.com, serve como um guia para que o computador encontre o servidor onde o site está hospedado e, então, exiba o conteúdo na tela. Assinale a alternativa que apresenta o que permite o uso de "https://" em vez de "http://" em URLs, conforme descrito no texto.

15 Q996600 | Direito Processual Civil, Amicus Curiae, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Na intervenção de terceiros, é correto afirmar que:

16 Q996610 | Banco de Dados, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Algumas linguagens são utilizadas na composição da linguagem SQL. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a linguagem utilizada na modelagem e no desenvolvimento de bancos de dados para a definição de estruturas de dados, como colunas, tabelas, linhas e índices.

17 Q996611 | Banco de Dados, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A normalização de dados permite um melhor relacionamento e performance de dados dentro do próprio Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Diante do exposto, analise a citação a seguir:
“[...] todo atributo da tabela deve depender única e exclusivamente da própria chave primária.” (BARBOZA et al. 2018, p.92).
Assinale a alternativa que apresenta a forma normal na citação proposta.

18 Q996614 | Programação, Linguagens de programação, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Considerando o sistema de entrada/saída (do inglês I/O - Input/Output) do Java, assinale a alternativa correta sobre a abstração de fluxos e sua aplicação a diferentes dispositivos.

19 Q996615 | Arquitetura de Software, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre a arquitetura de microsserviços, assinale a alternativa que apresenta a ideia desta arquitetura.

20 Q996617 | Programação, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que melhor reflete a representação de dados em JSON.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.