Início

Questões de Concursos TRF 5 REGIÃO

Resolva questões de TRF 5 REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q996646 | Arquivologia, Lei n 815991, Especialidade Arquivologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A Lei nº 8.159/1991, conhecida como Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, estabelece uma base legal importante para a gestão de arquivos no Brasil. Esta lei abrange uma série de aspectos relacionados à gestão documental, com o objetivo de regular e orientar as práticas de preservação e acesso a arquivos em diferentes contextos. Considerando o escopo e os objetivos da Lei nº 8.159/1991, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo desta legislação no contexto da administração de arquivos no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q996659 | Engenharia Civil, Estruturas, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Um engenheiro está projetando um prédio com estrutura mista de aço e concreto, seguindo a NBR 8800 (ABNT, 2008) - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Um fornecedor oferece aço com resistência ao escoamento máximo de 500 MPa e uma relação entre resistência à ruptura e ao escoamento de 1,15. Assinale a alternativa que apresenta a decisão que deve ser tomada pelo engenheiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q1000258 | Direito Administrativo, Teoria das nulidades, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Acerca da diferença entre revogação e anulação do ato administrativo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q1000527 | Direito Administrativo, Conceito e classificação dos atos administrativos, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre a discricionariedade dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q996474 | Português, Significação Contextual de Palavras, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Texto associado.

Considere o texto seguinte para responder a questão.


Texto


Tem uma porção de maneiras estúpidas de uma criança morrer. Por exemplo descer uma escada segurando um pote de vidro em cada mão e escorregar e cortar os dois pulsos. De todo jeito a morte sempre foi uma coisa barulhenta, a criança com os pulsos rasgados vai gritar caída na escada e esse grito vai ficar ali meio vibrando até a mãe entrar dez minutos tarde demais, e a mãe vai viver pra sempre imaginando aquele grito que ela não ouviu. A morte é uma coisa que avisa, que arma um escândalo na rua, no bar, que apita no hospital, que telefona na casa de todos os parentes, e eles saem correndo como se agora adiantasse, a morte para mim era assim.

Mas daí esse ano eu descobri que a morte pode ser silenciosa, muito mesmo. E tóxica. É possível morrer velho e quieto dentro da própria casa deitado na cama sem tempo de gritar, e dessa morte não sai um aviso, um apito imediato, não, as coisas fora da morte continuam iguais, e essa morte quieta pode ficar três, quatro dias tomando liberdade, contaminando as coisas que vão morrendo junto, o colchão, a cama, o piso de madeira, começa a vazar um sangue que não é mais necessário, e vai crescendo um cheiro que nenhum humano vivo consegue suportar, só os mortos.

E quando enfim a família descobre eles fogem batendo a porta do apartamento e gritam o grito que o morto não deu, e tudo é muito pior porque elas descobrem que deixaram o morto sozinho três ou quatro dias, tão sozinho que não tinha nem ele mesmo. Uma solidão morta, tão horrorosa que vai tomando conta da casa inteira e quando finalmente alguém descobre você já está metade consumido de solidão.

[...]

Daí que de tempos em tempos eu me lembro disso, de que eu posso morrer a qualquer tempo e tudo acabar, então eu presto muita atenção na minha respiração, puxo o ar bem devagar e fundo, depois seguro um tempo, e observo o ar sair, e se isso está ocorrendo direito e dentro dos meus comandos, é porque a morte não está aqui, se ela estivesse eu puxaria o ar e ele não viria, ou sairia depressa antes que eu mandasse, ou não encheria direito o meu pulmão, ou não subiria até minha cabeça.


(CARRARA, Mariana Salomão. Se Deus me chamar não vou. São Paulo:

Editora Nós, 2019, p.71-73)

Entendendo que o texto possui caráter literário, pode-se afirmar, em relação ao nível de linguagem empregado, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q1000578 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Segundo a NBR 6118 (ABNT, 2023) - Projeto de estruturas de concreto - as barras tracionadas podem ser ancoradas ao longo de um comprimento retilíneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, de acordo com as condições a seguir:
I. Obrigatoriamente com gancho para barras lisas.
II. Com gancho nas que tenham alternância de solicitação, de tração e compressão.
III. As barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q996227 | Administração Pública, Administração Pública patrimonialista, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre modelos de administração pública, leia e analise as afirmativas abaixo.

I. No modelo patrimonialista a estratégia é topdown, em que o dirigente principal define e decide as estratégias, gerando assim um plano mais estático e lentamente mutável.
II. No modelo burocrático a estratégia é técnicoeconômica, em que as decisões são da autoridade legal, gerando um plano mais estático e lentamente mutável com ênfase no atendimento das regras e normas legais.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q1000580 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Segundo a NBR 6118 (ABNT, 2023) - Projeto de estruturas de concreto -, nas lajes maciças devem ser respeitados os limites mínimos para a espessura. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q1000589 | Engenharia Civil, AutoCAD, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Ao criar um desenho técnico de uma planta baixa no AutoCAD®, assinale a alternativa que apresenta a prática recomendada para garantir a conformidade com as normas de representação técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q996262 | Direito Tributário, Introdução e Características, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 apresentou na “Seção I – Dos Princípios Gerais” alguns dispositivos que versam sobre a competência legislativa para a instituição de determinados tributos. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q996530 | Engenharia de Software, Especialista em Governança de Tecnologia da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a principal regra que deve ser seguida pelo Time de Desenvolvimento em relação às prioridades do Backlog do Produto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q996541 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Especialidade Psicologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Com relação as Teorias da Personalidade, encontramos em Hall et al (2009) a seguinte afirmação: “Sabemos bem que a psicologia se desenvolveu no século XIX como fruto da filosofia e da fisiologia experimental.” (p. 28). Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. Os teóricos da personalidade nunca atribuem um papel crucial aos processos motivacionais.

II. O primeiro uso do termo personalidade iguala o termo à habilidade ou à perícia social.

III. O segundo uso considera a personalidade do indivíduo como consistindo-se na impressão mais destacada ou saliente que ele cria nos outros.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q996306 | Português, Termos Integrantes da Oração, Área Judiciária, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Texto associado.
Francês 'de verdade'?
‘Egalité’, ou a igualdade, continua sendo um conceito lindo, mas precisa ser posto em prática

(Luana Génot)


O que é ser francês “de verdade”? A pergunta ressoa com intensidade especial em 2024, enquanto Paris sedia os Jogos Olímpicos. A Cerimônia de Abertura foi memorável, marcada pela presença feminina equivalente à masculina e elementos simbólicos que reforçaram a imagem de uma França diversa.

Um dos momentos mais icônicos foi quando Axelle Saint-Cirel, uma cantora lírica negra, entoou “La Marseillaise”, o hino francês no alto do Grand Palais. A luta pela inclusão parece mais uma maratona do que uma prova de 100 metros. No entanto, há vitórias, ao longo do caminho, que precisamos celebrar, como a performance da Aya Nakamura. A escolha da cantora francesa foi política e acertada.

Ela, que nasceu na França, foi atacada por não ser considerada “francesa de verdade”, devido a cor de pele e a origem maliana (sic). É questionada até mesmo pela linguagem das suas letras, incluindo a do hit “Djadja”, que usaria palavras que não seriam “francesas de verdade”. Isso evidencia a necessidade urgente de políticas públicas para ajudar a evitar a categorização de pessoas. Lembrando que, na França atual, sequer existe a possibilidade de declarar raça e etnia nos levantamentos demográficos, apenas gênero.

Logo, os números e políticas públicas sobre inclusão ficam fragilizados. “Egalité”, ou a igualdade, continua sendo um conceito lindo, mas precisa ser posto em prática. Durante a Olimpíada, também vimos a reação do público a comportamentos racistas e transfóbicos. Os argentinos foram vaiados em diversas partidas, reflexo do comportamento observado na Copa América. O grito de deboche dos argentinos naquele contexto fazia referência à ascendência dos jogadores franceses, muitos deles, filhos de imigrantes. Além disso, atacavam o suposto relacionamento do jogador Kylian Mbappé com uma mulher trans.

Outro ponto alto da Cerimônia foi ver outros que não nasceram na França e tiveram uma recepção calorosa, como Rafael Nadal e Céline Dion. A cantora canadense brilhou cantando o hino do amor de Edith Piaf e o tenista espanhol carregou a tocha, bem como outra lenda do tênis, a estadunidense Serena Williams. Isso mostra que é possível ser acolhedor; só precisamos expandir nossos limites sobre quem é considerado como parte da comunidade. É comum deduzir “franceses de verdade” com base no nome, sobrenome ou cor da pele. Se um motorista de aplicativo, por exemplo, não é visto como branco, é classificado como “árabe” ou “africano”, e, portanto, “menos francês”.
A Olimpíada 2024 é uma oportunidade para refletirmos sobre conceitos como nação, cidadania, pertencimento e como construir um futuro mais acolhedor. A reflexão cabe também para o Brasil. No caso da França, para que realmente se torne um exemplo de inclusão, é essencial que elementos que simbolizem a diversidade não sejam apenas exibidos, mas que novas políticas públicas sejam implementadas para apoiar práticas de igualdade, liberdade e fraternidade. Somente assim poderemos garantir, de algum modo, que todos, independentemente de sua origem, cor da pele, religião ou identidade de gênero sejam reconhecidos e respeitados como franceses “de verdade”.


(Disponível em: https://oglobo.globo.com/ela/luanagenot/coluna/2024/08/frances-de-verdade.ghtml. Acesso em 04 de agosto de 2024)
No final do segundo parágrafo, a enunciadora caracteriza a escolha por Aya Nakamura como “política” e “acertada”. No contexto em que se encontram, tais vocábulos devem ser classificados, sintaticamente, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q996568 | Redes de Computadores, Especialidade Segurança da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

As camadas são partes fundamentais dos modelos OSI, cada uma com funções específicas para garantir a comunicação eficaz entre dispositivos. Assinale a alternativa que apresenta qual é o papel principal dos protocolos da camada de aplicação na interação com a rede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q1001179 | Biblioteconomia, Conservação e Preservação de Documentos, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Um livro antigo apresenta manchas de mofo e um odor característico. Assinale a alternativa correta referente a ação que deverá ser tomada inicialmente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q1032426 | Direito Previdenciário, Benefícios em Espécie, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

Mário, juiz federal lotado na 5ª Região, sofre acidente automobilístico que o deixa temporiamente afastado de suas funções, haja vista a comprovada incapacidade temporária, mediante perícia médica.
Nesse contexto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q1032434 | Direito Empresarial Comercial, Direito da Propriedade Industrial, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

Em ação pelo procedimento comum intentada em face do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, discute-se, no mérito, o cabimento do direito de prioridade ao pedido posterior de patente de modelo de utilidade depositado originalmente no Brasil, sem reivindicação de prioridade e não publicado.
Segundo a legislação patentária, nesse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q1000445 | Segurança e Transporte, Técnicas Operacionais de Segurança, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

No tocante a fontes de coleta assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q996617 | Programação, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que melhor reflete a representação de dados em JSON.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q998940 | Raciocínio Lógico, Especialidade Desenvolvimento de Sistemas da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Hoje é segunda-feira e Maria vai à escola às segundas e terças-feiras. Assinale a alternativa com a conclusão correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.