Início

Questões de Concursos TRF 5 REGIÃO

Resolva questões de TRF 5 REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q1000473 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O manejo de elementos visuais, tais como a fotografia, o desenho, as ilustrações, as tipologias de letras, criando informações simbólicas e pragmáticas ao mesmo tempo, transformando palavras e imagens em comunicação, esse é o trabalho do design gráfico.
Analise atentamente a proposição a baixo.
I. A luz é a base para entendermos toda a estrutura do sistema de cores. II. No sistema RGB, a cores primarias são o vermelho, verde e azul.
III. Existem 3 sistemas de cores RGB, CMYK e PPT.
IV. Uma das cores do sistema CMYK é o laranja.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

622Q1008928 | Direito Administrativo, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

O Tribunal de Contas da União instaurou processo de tomada de contas especial, com o objetivo de quantificar o dano causado e apurar responsabilidades no âmbito de certo contrato celebrado entre sociedade de economia mista federal e consórcio formado por duas sociedades empresárias privadas, com o objetivo de construção de obra a ser utilizada na exploração de atividade econômica em sentido estrito. A partir de uma cognição sumária, o Tribunal decidiu adotar três medidas de natureza cautelar, diferindo as garantias do contraditório e da ampla defesa para momento posterior ao seu cumprimento. As medidas cautelares adotadas foram:

I. a decretação da indisponibilidade dos bens dos empregados da sociedade de economia mista diretamente envolvidos na celebração do contrato;

II. a desconsideração da personalidade jurídica das duas sociedades empresárias privadas que formavam o consórcio;

III. a decretação da indisponibilidade dos bens dos dirigentes das sociedades empresárias, representantes do consórcio, que firmaram o contrato.


Considerando as competências do Tribunal de Contas da União, é correto afirmar, em relação às referidas medidas cautelares, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q1000484 | Governança de TI, Especialista em Governança de Tecnologia da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa incorreta sobre as etapas do Ciclo PDCA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q1008937 | Direito Ambiental, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

No âmbito de suas atribuições legais, agentes de fiscalização ambiental receberam denúncia de desmatamento ilegal em uma área que, até recentemente, integrava uma Unidade de Conservação (UC). Ao investigar, constataram que a área foi desafetada por meio de um decreto estadual, resultando na redução dos limites originais da UC.
Diante da situação narrada, a ação correta da equipe de fiscalização é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q1008938 | Direito Ambiental, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

Durante uma fiscalização ambiental, a empresa Verde Limpo S/A foi autuada por operar sem as licenças ambientais necessárias, configurando atividade potencialmente poluidora. Para regularizar sua situação, a empresa propôs celebrar um termo de compromisso com o órgão ambiental competente.
Considerando as disposições da Lei nº 9.605/1998, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q1000507 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Especialidade Segurança da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

As camadas de firewall funcionam como múltiplas linhas de defesa em uma rede, controlando o tráfego em diferentes níveis do modelo OSI (Open Systems Interconnection). Assinale a alternativa que apresenta por que os roteadores de perímetro são considerados uma "primeira camada de firewall".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q1000519 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A Emenda Constitucional n° 45/2004, inserindo o art. 103-A na Constituição de 1988, criou a súmula vinculante, indicando quem pode aprová-la e quais são suas características. Com relação à súmula vinculante, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

628Q1000520 | Direito Constitucional, Princípios da Administração Pública, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Gilberto é um servidor público responsável pela contratação de serviços de limpeza para um órgão governamental. Durante o processo de licitação, Gilberto descobre que uma das empresas que participarão do procedimento é de propriedade de um amigo próximo, chamado Paulo. Para evitar problemas, Gilberto resolve não informar essa relação aos seus superiores e continua com o processo normalmente, sem considerar a possibilidade de conflito de interesses. Ao final do processo licitatório, Paulo consagrou-se vencedor da licitação. Diante do caso apresentado, assinale a alternativa que contém um princípio da Administração Pública, previsto na Constituição Federal, que foi violado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

629Q1000525 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A respeito de estágio probatório do servidor público, nos termos da Lei n° 8.112/1990, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

630Q1000272 | Direito Processual Penal, Recurso em sentido estrito, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre o sistema recursal do Código de Processo Penal, colocam-se como figuras centrais, e inclusive sendo os mais manejados no dia a dia forense, a apelação e o recurso em sentido estrito – RESE. Analisando esses institutos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

631Q1000537 | Arquitetura de Software, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o papel do Open Standard Benchmarking Collaborative (OSBC) na evolução do PCF (Process Classification Framework) e como isso impacta as organizações que utilizam essa arquitetura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

632Q1000539 | Arquitetura de Software, Especialidade Análise de Sistemas de Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Segundo Wiegers e Beatty (2013), assinale a alternativa correta que apresenta as categorias essenciais para o gerenciamento de requisitos durante o ciclo de vida de um projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

633Q1000555 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Especialidade Contabilidade, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A Lei nº 14.133/2021, que institui as normas gerais de licitação e contratos administrativos no Brasil, apresenta várias inovações em relação às legislações anteriores. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

634Q1028724 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

A organização internacional Alfa ajuizou ação de reparação de danos em face do Município Beta, tendo sustentado que os recursos que repassara a esse ente federativo, para a realização de determinada política pública de viés prestacional, teriam sido desviados. O pedido foi julgado procedente em primeira instância, tendo Beta considerado a sentença manifestamente contrária à Constituição da República. Além disso, após a interposição do recurso cabível, estando o processo em tramitação no âmbito do juízo ad quem, Beta constatou que sentenças similares foram proferidas em desfavor de outros municípios, o que o levou a cogitar a formulação de requerimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a edição de súmula vinculante sobre a matéria.
Na situação descrita, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q1000568 | Arquivologia, Classificação dos Arquivos, Especialidade Arquivologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Considerando a classificação e a gestão de documentos dentro de um sistema arquivístico, assinale a alternativa que apresenta uma característica distintiva dos documentos classificados como "documentos de arquivo" em relação a outros tipos de documentos, levando em conta sua função, valor e período de retenção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

636Q1000575 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A segurança das estruturas de concreto deve ser verificada em relação aos estados-limites últimos (ELU). Conforme a NBR 6118 (ABNT, 2023) - Projeto de estruturas de concreto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Estado-limite último provocado por solicitações dinâmicas.

( ) Estado-limite último de esgotamento da capacidade resistente da estrutura, no seu todo ou em parte, considerando os efeitos de primeira ordem.

( ) Estado-limite último de vibração excessiva.

( ) Estado-limite último da perda do equilíbrio da estrutura, admitida como corpo rígido.

( ) Estado-limite último de esgotamento da capacidade resistente da estrutura, no seu todo ou em parte, considerando exposição ao fogo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

637Q1000583 | Engenharia Civil, Fundação, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta sobre o conceito de cargas e solos conforme a NBR 6122 (ABNT, 2022) - Projeto e execução de fundações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

638Q996238 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A Lei Federal nº 13.146/2015 assegura às pessoas com deficiência o direito ao trabalho, estabelecendo uma série de garantias e medidas de inclusão. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma obrigação dos empregadores para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q996252 | Direito Processual Civil, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Com relação às provas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

640Q996511 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

De acordo com o conceito e o objetivo, o release produzido pela assessoria de imprensa, com formato específico, é um texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.