Início

Questões de Concursos TRF 5 REGIÃO

Resolva questões de TRF 5 REGIÃO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1008898 | Direito Constitucional, Organização PolíticoAdministrativa do Estado, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

Após ampla mobilização da sociedade civil organizada, a Comissão de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado Alfa, em atendimento a requerimento recebido, apresentou proposição legislativa, no âmbito da referida Casa Legislativa, dispondo sobre o procedimento a ser adotado para a retirada de animais mortos e a destinação a ser dada aos respectivos despojos. Após o processo legislativo regular, sendo inclusive derrubado o veto do chefe do Poder Executivo, que vetara a proposição sob o argumento de ser inconstitucional, foi publicado o diploma normativo nº X.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que o diploma normativo nº X:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1008899 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

A Lei Federal nº X, ao dispor sobre as características da propriedade produtiva, o que obstaria a sua desapropriação para fins de reforma agrária, exigiu que tal propriedade fosse explorada de maneira eficiente, conforme índices fixados pelo órgão federal competente. Além disso, essa exploração "deve ser realizada, simultaneamente, de maneira racional, de modo a caracterizar o cumprimento de sua função social". Esta última expressão veio a ser impugnada, em sede de controle difuso de constitucionalidade, o que frustraria a desapropriação para fins de reforma agrária, promovida pela União no caso concreto.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a Lei Federal nº X é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1000481 | Administração Geral, Análise SWOT, Especialista em Governança de Tecnologia da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

De acordo com a análise SWOT e o controle dos ambientes interno e externo das organizações, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1000502 | Segurança da Informação, ICPBrasil, Especialidade Segurança da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o que a ICP-Brasil possibilita em relação à criptografia de chave pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q996664 | Engenharia Civil, Fundação, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre as manifestações patológicas em fundações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Recalque é o deslocamento vertical ou inclinação que uma edificação sofre devido aos deslocamentos ocorridos no maciço de apoio de suas fundações.
( ) Os recalques são analisados sob duas óticas: a da estrutura (causa) e a do solo (efeito).
( ) Recalques admissíveis são aqueles cujas magnitudes só produzem recalques distorcionais que a estrutura pode suportar sem danos.
( ) Com relação ao solo os principais recalques são: imediato, por adensamento, por colapso, secundário (creep) e por subsistência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q996642 | Arquivologia, Digitalização de Documentos, Especialidade Arquivologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma das principais vantagens da digitalização de documentos arquivísticos em relação à microfilmagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q996649 | Arquivologia, Normas dos Poderes Legislativo e Judiciário, Especialidade Arquivologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A Resolução nº 469/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece diretrizes detalhadas para a gestão de documentos e processos no Poder Judiciário, com foco na modernização e eficiência dos sistemas de arquivamento. Considerando as diretrizes estabelecidas por essa resolução, assinale a alternativa que apresenta uma das principais responsabilidades dos gestores de documentos no Poder Judiciário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q996681 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Em relação aos motores de indução, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O conjunto estator-rotor constitui um circuito elétrico com impedância capacitiva que possibilita um caminho fechado de alta relutância.
( ) O vão livre entre o estator e o rotor é chamado de entreferro, sendo o mesmo necessário para o desenvolvimento da rotação.
( ) As bobinas localizadas nas ranhuras do estator recebem potência elétrica diretamente de uma rede, à semelhança do primário de um transformador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q997484 | Biblioteconomia, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O documento pode ser definido como um objeto que suporta a informação, que serve para comunicar. Quanto ao objetivo da documentação, em sua prática, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1000311 | Direito Previdenciário, Organização e Custeio da Seguridade Social, Área Judiciária, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

De acordo com a Lei nº 8.212/1991, a contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade Social, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1000592 | Direito Administrativo, Licitações e Lei n 14133 de 2021, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Uma construtora foi contratada para realizar a pavimentação de uma via pública, com um contrato firmado sob as diretrizes da Lei n. 14.133/2021. Durante uma auditoria, o engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra identificou que as medições e quantidades realizadas pela construtora eram superiores às efetivamente executadas. Além disso, foram encontradas deficiências na execução da obra, resultando em diminuição da sua qualidade, vida útil e segurança. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o dano provocado ao patrimônio da Administração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q996501 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Na comunicação em geral, mais especificamente em publicidade e propaganda e relações públicas, dois aspectos estão intimamente relacionados com o processo de construção de imagem. Nem sempre os discursos das organizações e pessoas são condizentes com suas práticas. Muitas vezes o que é mostrado nem sempre traz a verdade como objeto central.

Hoje a ______ está intimamente ligada ao ato retórico de transmitir informações para convencer mediante argumentação da realidade, o qual conduz o público à análise do fato. Já a ______ remete à criação de um fato, de um argumento ficcional e amplia o foco de pensamento das massas de modo que abstraiam o fato real e partam para um processo de assimilação por meio de um jogo cênico fantasioso na busca de elementos afetivos que suplantem ou atenuem o racional.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q996502 | Comunicação Social, Identidade Organizacional, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A definição dos princípios organizacionais de uma empresa (missão, visão, valores, filosofia, objetivo e propósito) é entendida como fundamental para direcionar a atuação empresarial moderna e sustentável. Assim afirmamos o seguinte conceito. Com base nisso, analise a citação:

[...]

“convicção profunda sobre o modo de ver, fazer e entender a atuação da empresa, expõe seus diferencias para fortalecer seu objetivo principal, explica o que qualifica a organização” (Barbosa, 2011).

A citação acima se refere a um dos princípios organizacionais, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q996587 | Direito Civil, Modalidades de Obrigações, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

“A” e “B” contrataram com “C”. Não tendo “A” e “B” cumprido com a obrigação, “C” procura orientação jurídica para saber o que poderá fazer, sendo que a primeira dúvida é saber contra quem ele deve mover a ação. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q998910 | Direito Constitucional, Ministério Público, Residência Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A respeito do que dispõe a Constituição Federal de 1988 acerca do Ministério Público, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q998911 | Direito Constitucional, Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica, Residência Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A respeito das ações diretas de inconstitucionalidade ou declaratórias de constitucionalidade na Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As ações de inconstitucionalidade prescindem de oitiva do Procurador-Geral da República.
( ) As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
( ) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em um ano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q996643 | Arquivologia, Gestão de Documentos Eletrônicos GDE, Especialidade Arquivologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Na gestão de documentos digitais, existem desafios distintos em comparação com a administração de documentos físicos. Um dos principais desafios enfrentados na preservação e manutenção de documentos digitais refere-se à garantia de sua integridade e autenticidade ao longo do tempo. Diferentemente dos documentos físicos, que podem ser protegidos através de condições ambientais controladas e técnicas de conservação física, os documentos digitais precisam enfrentar desafios relacionados à tecnologia em constante evolução e à segurança da informação. Assinale a alternativa que apresenta um dos principais desafios na gestão de documentos digitais em comparação com documentos físicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1000521 | Direito Constitucional, Disposições Gerais na Administração Pública, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Municípios deve respeitar os cinco princípios da Administração previstos explicitamente na Constituição e a alguns requisitos. Assinale a alternativa que contém expressamente requisitos constitucionais que devem ser observados pela Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q997480 | Biblioteconomia, Definições dos Conceitos Fundamentais da Biblioteconomia, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Em relação ao modelo conceitual FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records), utilizado como base para o RDA (Resource Description and Access), assinale a alternativa que apresenta a entidade “obra”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q997491 | Biblioteconomia, Formação e Desenvolvimento de Acervos e Coleções, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Em relação à política de desbastamento de coleções, uma prática recomendada para assegurar a relevância e a atualização do acervo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.